Um dos maiores sonhos da Catalunha, a sua independência da Espanha, pode custar muito caro para o Barcelona, militante forte nesta luta. De acordo com Javier Tebas, presidente da Liga de Fútbol Profesional (que comanda o Campeonato Espanhol), o Barça, assim como o Espanyol, terão que sair do torneio, caso vençam esta luta.
“A Lei do Esporte refere que há apenas um estado não espanhol que pode jogar na competição, que é Andorra. Se a Catalunha conseguir a sua independência, Barcelona e Espanyol não podem jogar na Liga” – disse Tebas à rádio Onda Cero.
A Catalunha é uma das regiões mais ricas da Espanha, e é separatista já há muito tempo. O movimento ganhou muita força nos últimos anos, com direito a passeatas e manifestações pelas ruas. Mas o governo espanhol quer manter o local e se opõe a um referendo.
No campo do futebol, Javier Tebas lembra que para deixar os clubes catalães, incluindo os de divisões inferiores, no futebol nacional, teria que existir um grande debate.
“Para que essa modificação aconteça teria que haver uma votação no parlamento e ver se o setor afetado estaria de acordo ou não” – esclareceu.
Lancenet
Nenhum comentário:
Postar um comentário