O Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), comemora nesta sexta-feira, 23, das 8h às 17h, no auditório Mariano Coelho, a marca expressiva de 500 transplantes renais realizados ao longo de 18 anos de serviço.
A celebração aproxima-se também do Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos, comemorado no dia 27 de setembro.
No evento comemorativo-científico, acontece uma solenidade de homenagem à equipe médica pioneira na realização dos transplantes, além de palestras com a doutora Tainá Freitas do Hospital Geral de Fortaleza, com a doutora Raíssa Medeiros da Central de Transplantes do RN (Sesap) e Álvaro Pacheco, médico do Hospital Albert Einstein, que participou no comando da equipe durante a realização do primeiro transplante renal no estado em 1998.
Participam ainda, o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), professor Kleber Moraes e a reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz.
O evento é aberto ao público e funciona como atividade de extensão para estudantes da área da saúde, com garantia de certificado.
Atualmente, há oito pacientes internados no HUOL em recuperação pós-transplante. O Programa de Transplantes Renais do HUOL é referência no estado e permanece na quinta colocação do ranking dos hospitais que mais realizam transplantes renais no Norte e Nordeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário