terça-feira, 8 de junho de 2021

Aras pode ter motivo pessoal para não investigar presidente do Ibama

No despacho em que determinou ontem a abertura de investigação a partir da notícia-crime do delegado Alexandre Saraiva, a ministra Cármen Lúcia alertou para a omissão da Procuradoria Geral da República em relação às acusações contra Eduardo Bim, presidente do Ibama afastado. 

“É de se anotar que, conquanto conste expressamente da notitia criminis fatos imputados a Eduardo Bin, quanto a ele nenhum requerimento foi apresentado pelo Ministério Público, tendo o parecer se omitido nesse ponto”, escreveu a ministra, cobrando manifestação urgente do PGR sobre sua “condição processual”.

É curioso que o vice-PGR, Humberto Jacques de Medeiros, braço-direito de Aras, só tenha pedido medidas contra Salles, poupando Bim, que também é investigado no âmbito da Operação Akuanduba e chegou a ser afastado do cargo por determinação de Alexandre de Moraes. 

Eduardo Bim tem como assessor o engenheiro civil Durval Olivieri, um dos fundadores da OAS e ex-marido da subprocuradora Maria das Mercês de Castro Gordilho Aras, esposa do PGR. 

Durval e Maria das Mercês têm três filhas, hoje enteadas de Aras. 

Na página institucional do Ibama, consta que Durval Olivieri usa o mesmo email (presidencia@ibama.gov.br) de Eduardo Bim e uma eventual quebra do sigilo telemático poderia trazer à tona comunicações do próprio assessor.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário