sábado, 14 de maio de 2011

Prefeito Alexandre Dantas visita stand do roteiro turístico do Seridó.

Logo após desembarcar no aeroporto Augusto Severo, vindo da capital federal onde participou da XIV Marcha dos Prefeitos, o prefeito de Carnaúba dos Dantas Alexandre Dantas (Boboca) fez questão de visitar o Centro de Convenções em Natal e prestigiar o stand do Roteiro Turístico do Seridó, do qual faz parte aquele município, dentro da XX Edição da Brazil National Tourism Mart (BNTM).

A comitiva do município, formada por João da Banda (secretário), Civanildo (coordenador) e Carlinhos Dantas (guia turístico bilingue) levou e expôs, através de dois bonitos banners, folders e vídeos as potencialidades turísticas da comunidade, que por sinal, foi bastante aplaudida.

Registramos, também, as representações das cidades de Parelhas (secretário Carlinhos Assis) e Acari (secretário Sergio Enilton), que levaram nos seus respectivos banners os igualmente ricos atrativos de suas comunas.

Bastante satisfeito, o prefeito Alexandre disse que a equipe organizadora Carnaubense, que realizou a divulgação do município na Feira Internacional estava de parabéns pelo sucesso alcançado, que só elevava o nome da comunidade para o estado, país e para o mundo, vez diversos países se faziam representar naquele importante evento.
A.I.-PMCD

Gilberto Brito confirmou o que o blog havia dito: Não será vice do prefeito Jocimar

Entrevistado pelo reporter da Rádio Cabugi do Seridó, Magno César, o advogado Gilberto Brito (PSB), filho do ministro, Manoel de Medeiros Brito, ratificou o que já havia dito a este blog que não será candidato a vice-prefeito, como foi especulado, se o atual gestor da prefeitura jardinense, Jocimar Dantas, for candidato a reeleição. Gilberto tem tendências de disputar o cargo de vereador no próximo pleito pela oposição. Complementando a sua narrativa disse também da tendência dele, do seu irmão, do seu pai e do seu grupo político de apoiarem o pré-candidato, José Amazan, à prefeitura Jardinense. Amazan conversou com o pai de Gilberto e com o próprio e contou que a conversa foi muito decisiva. Eles vão apoiá-lo.

Com relação ao partido que disputará "ele continua no PSB", ele tem até setembro para a decisão final.

Feira de Negócios do Seridó será lançada próxima semana.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RN confirmou a nova data de lançamento da Feira de Negócios do Seridó 2011. O secretário adjunto, Américo Maia, estará em Caicó na próxima quinta-feira, dia 19 de maio, representando o Governo do RN, no lançamento da Feira de Negócios que é realizada em parceria com a FCDL-RN e a Casa do Empresário.

O lançamento acontecerá às 19 horas, no auditório da Casa do Empresário. Além da diretoria das entidades empresariais de Caicó e do secretário adjunto, estarão presentes representantes da FCDL-RN e de outras instituições parceiras. Serão apresentados o layout do evento, a disponibilidade de estandes para venda e o esboço da programação.

A Feira de Negócios em Caicó chega a sua 8ª edição, consagrada como a maior do estado. Realizado de 16 a 18 de junho, no Complexo Ilha de Sant’Ana, o evento abrirá o circuito de Feiras de Negócios, que segue até outubro, encerrando em Currais Novos. A Governadora Rosalba Ciarlini confirmou que a partir deste ano o Seridó terá duas Feiras de Negócios.

Acusado de assédio sexual é preso em Jardim do Seridó

Hoje, dia 13 de maio, durante a Solenidade de Reabertura da Casa de Cultura Popular com a nova presidência,  cujo presidente é o jardinense, Diego Marinho, ocorreu um grande tumulto atrás do terreno, onde estava construída a Prefeitura Municipal.

Ao chegarmos ao local, encontramos o acusado de cometer assédio sexual, cujo consta no Boletim de Ocorrência nº 258/2011, do dia 10 de maio deste corrente ano. O mesmo estava entre os seguranças municipais, parado e acompanhando com a vista a formação de um grande número de pessoas aproximando-se. E não demorou muito para que a Viatura Policial de Jardim do Seridó, chegasse ao local.

O mesmo acusado (ainda não identificado) foi reconhecido por duas moças, uma menor de idade e outra já maior, as quais foram convidadas pelos PM's a comparecer a delegacia para "resolver lá", como disse um dos PM. A jovem maior de idade foi na viatura policial e a menor foi em busca dos pais para que apresente-se acompanhada na delegacia.





O assédio, segundo o blog da 2ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar, teve como vítima uma garota, que no dia 10 deste mês, passava  na rua da "usina" com o objetivo de ir pra o curso pré-vestibular, quando foi abordada e assediada por ele, que não teve controle e colocou as mãos nas partes genitais da garota.

Mais informações: http://www.2cpm6bpm.blogspot.com/

Por Matheus Araújo

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Claudio Richardson Participa do GP Internacional Caixa Unifor em Fortaleza.

O curraisnovense Claudio Richardson, heptacampeão Brasileiro de 50 km , participou do 7º GP Internacional Caixa Unifor em Fortaleza/Ce, nesta quarta-feira(11/05) na pista de atletismo da Unifor, na prova de 5.000 metros Marcha Atlética que reunirá os principais marchadores do Brasil e atletas do Equador e Colômbia.

O Brazilian Athletics Tour 2011, será realizado em 5 etapas (Fortaleza-11/05, Belém-15/05, Uberlândia-18/05, São Paulo-22/05 e Rio de Janeiro-26/05), o evento de Fortaleza será televisionado pela TV Diário.

Lembramos que o Atleta Claudio Richardson tem o patrocínio mensal da Prefeitura Municipal de Currais Novos.
A.I.

Vivaldo solicita construção de casas populares em Caicó.

Nesta quarta-feira (11), o deputado estadual Vivaldo Costa deu entrada com requerimento na Assembleia Legislativa, solicitando a governadora Rosalba Ciarlini e ao secretário de Estado, do Trabalho e da Assistência social, Luis Eduardo Carneiro, a construção de casas populares, principalmente no bairro Nova Caicó, no município de Caicó.

O deputado justificou que a carência habitacional no município de Caicó é um grande peso social e são muitas as pessoas que se encontram morando em locais sem as mínimas condições de dignidade gerando com isso os conflitos urbanos, como insegurança pública e altos índices de atendimento hospitalar, derivado de doenças advindas da falta de higiene dos locais de moradia.
A.I.

Fátima anuncia audiências públicas sobre pontos de cultura e Ecad.

Em reunião da Frente Parlamentar de Cultura hoje (11/5) de manhã, a presidenta da Comissão de Educação e Cultura, deputada Fátima Bezerra, anunciou que a CEC fará duas audiências públicas para debater o projeto de lei que trata dos pontos de cultura e a questão dos direitos autorais.

A audiência sobre o projeto de lei de autoria da deputada Jandira Feghali (PCdoB/RJ) que trata dos pontos de cultura será no próximo dia 26 de maio. Já a audiência sobre direitos autorais está marcada para o dia 7 de junho. As duas audiências foram pedidas por vários deputados, entre eles Jandira Feghali (PCdoB/RH) e Molon (PT/RJ).
A.I.

Dilma Roussef participa da Marcha e agrada a prefeitos do Seridó.

A presidente do Brasil foi a grande estrela da XIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, nesta segunda-feira (10). Mas antes de discursar para os participantes do evento, a chefe do executivo nacional teve que ouvir as reclamações dos prefeitos, através do Presidente da Confederação dos Municípios, Paulo Ziulkoski, que fez um discurso respeitoso, mas cheio de queixas para Dilma. Ele falou sobre problemas que os municípios têm enfrentado em questões como saúde e educação, por causa da escassez de recursos repassados pelo Governo Federal, citando alguns exemplos, como a dificuldade que as prefeituras têm tido para cumprir a lei do piso nacional do magistério e a precariedade dos hospitais do país.

Paulo Ziulkoski defendeu a aprovação da emenda 29 (que estabelece um percentual obrigatório da receita da União, para investimento em saúde), uma maior participação dos municípios do Brasil nos Royalties do Pré-Sal e cobrou o pagamento da dívida que o Governo Federal tem atualmente com as prefeituras para a conclusão de obras.

Dilma falou logo em seguida e se mostrou favorável aos pedidos feitos pelos prefeitos, fazendo apenas algumas ressalvas, como a de que a emenda 29 deveria ser muito estudada ainda, antes de ser aprovada. A presidente também fez promessas, como a da continuidade de programas federais, envolvendo investimentos ainda maiores. O discurso agradou os prefeitos, que a aplaudiram de pé.

Os prefeitos do Seridó Francisco Medeiros (Parelhas), Alexandre Dantas (Carnaúba dos Dantas) e Tom (Acarí), se disseram esperançosos com a fala de Dilma. “Ela foi incisiva em suas palavras. Demonstrou que está disposta a resolver os atuais problemas vividos por nós prefeitos”, relatou o prefeito de Acarí. “A presidente não fugiu dos temas apresentados e ainda trouxe boas notícias, que irei levar para Carnaúba dos Dantas”, comentou Alexandre Dantas. “Nossa esperança é que nossas reivindicações sejam ouvidas e possamos oferecer uma saúde e uma educação de qualidade ao nosso povo”, Concluiu o Prefeito de Parelhas.
Tv Seridó.

Sessão da Câmara de Vereadores de Currais Novos – 10/05/2011.

Marinaldo Francisco Gabriel Soares:

Requerimento- À governadora Rosalba Ciarline e ao DER para que seja feita a operação Tapa Buraco no prolongamento da RN-041, entre os municípios de Currais Novos e Lagoa Nova, na região do Seridó.

João Neto:

Requerimento- À governadora Rosalba Ciarline, extensivo a secretaria estadual de educação e cultura, para que seja viabilizada a restauração do centro de estudos supletivos professora Creuza Bezerra, CEJA, localizado na rua Piauí nº 122, no bairro Santa Maria Gorete, no município de Currais Novos.

Maria Aparecida:

Projeto de Lei: Dispõe sobre a inserção de textos referentes aos direitos da criança e do adolescente em impressos emitidos pela prefeitura municipal de Currais Novos. Consideram-se impressos e publicações para os efeitos desta lei todos os informativos emitidos pela prefeitura municipal, em tamanho tablóide e ofício.

Requerimentos- Ao prefeito municipal que seja oferecido um tratamento especial na rede pública municipal para as pessoas com problemas de hipertensão arteriais e cardiológicas; ao secretário de infra estrutura e serviços urbanos para que seja feita a reposição do poste ornamental, da avenida Cel. Jose Bezerra, na área externa do Forum Des. Tomaz Salustino, no bairro centro; a complementação da sinalização vertical da avenida Cel. Jose Bezerra, na conexão com a rua Dr. Walker Macedo, no bairro Antonio Rafael.

Francisco Moreira:

Requerimentos- Ao secretário de infra estrutura, Raimundo Marinho, melhoramento nas estradas de acesso ao Totoró, Umburana e adjacências; à direção da Caern, em regime de urgência, a solução do problema que se formou em parte da Av. Dr. Silvio Bezerra, na área externa do portão de entrada do Clube Caça e Pesca, no bairro Centro.

Izinho Brandão:

Requerimento- Ao prefeito municipal para que seja ativado o serviço da carrocinha nas ruas da cidade, com vistas a apreensão de animais para fins de controle a zooneses.

Odon Jr:

Projeto de Lei- Ementa que cria os selos empresa amiga da pessoa com deficiência e instituição amiga da pessoa com deficiência. No artigo terceiro, os selos empresa amiga da pessoa com deficiência e instituição amiga da pessoa com deficiência, serão geridos pelo conselho municipal dos direitos da pessoa com deficiência, que poderá certificar de acordo com o artigo segundo, a cada ano, até doze empresas ou instituições públicas de Currais Novos, que se enquadrem no perfil apresentado.

Requerimentos: Ao secretário de infra estrutura e serviços urbanos que seja feita pavimentação/calçamento da rua Rodolfo Pereira e rua Odete Ramalho, no bairro Parque Dourado, e a manutenção das ruas não pavimentadas dos bairros IPE, Walfredo Galvão, e do Parque Dourado; ao gabinete do prefeito solicitando que a prefeitura de Currais Novos firme parceria com a fundação Banco do Brasil e com a AABB, para a retomada do programa integração comunidade beneficiando crianças e jovens do município, e ao secretário de infra estrutura para que seja feita a construção do muro do cemitério público do povoado Cruz, na zona rural do município.

Silvano Araujo:

Requerimentos: Ao prefeito municipal, para que em regime de urgência, seja feito a atendimento médico para a comunidade Maxinaré; a disponibilidade do carro limpa fossas para atender a comunidade Cachoeira, notadamente a área próxima a Toca do Cocó, número 90, no município de Currais Novos; à direção da Caern, pedindo a solução do problema de vazamento na tubulação da rua Felipe Camarão, que á vários anos permanece nessa via pública do bairro Santa Maria Gorete, no município de Currais Novos; ao secretário de infra estrutura, solicitou a recuperação das ruas Serra Negra e do Rubí, ainda nãos servidas por calçamento, localizadas no bairro Walfredo Galvão, em nossa cidade. Solicitou a reposição de lâmpadas para as ruas Maonel Coró, Cipriano Gomes de Melo, Manoel Cícero de Macedo, Construtor Zacarias e adjacências, no bairro Jose Dantas, em Currais Novos.
A.I.-CMCN

Prefeitos do Seridó participam da XIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

O Distrito Federal está mais movimentado do que de costume. Mais de 4.500 pessoas estão participando da marcha em defesa dos municípios, realizada, todos os anos, em Brasília. No total, mais de 2.500 prefeitos estão acompanhando as discussões da décima quarta edição do evento, que vai até o próximo dia 12, no Hotel Golden Tulip.

Entre os participantes, prefeitos do Seridó, que lutam por melhorias no repasse de recursos do Governo Federal para os municípios. Esta é a principal reivindicação do encontro, promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Entre os temas debatidos estão as divisões dos Royalties do Pré-Sal e os restos a pagar do Governo Federal. São dívidas que a União tem hoje com os municípios, somando a ordem de mais de R$ 1,24 bilhão de reais.

Os prefeitos Francisco Medeiros (Parelhas), Alexandre Dantas (Carnaúba dos Dantas) e Tom (Acari) estão vivenciando a rotina de palestras e encontros com aliados. Na agenda dos seridoenses também estão marcadas visitas a deputados, para a liberação de recursos para projetos.
A.I.-PMP

terça-feira, 10 de maio de 2011

Fátima participa em debate, no Pará, sobre o PNE.

Dezenas de pessoas acompanharam na tarde de ontem (9/5), no auditório Setorial Básico da Universidade Federal do Pará, de palestra da presidenta da Comissão de Educação e Cultura, deputada federal Fátima Bezerra, sobre Plano Nacional de Educação. O evento faz parte do projeto Diálogos em Educação, promovido pela Universidade. Para o deputado Claudio Puty (PT/PA), que convidou a presidenta da CEC para participar do evento, o objetivo do debate foi alcançado, no sentido de contribuir para uma melhor discussão sobre o PNE (Plano Nacional de Educação).

Na sua fala, a deputada Fátima Bezerra ressaltou que “o PL [Projeto de Lei 8.035, do PNE] é bom, mas não expressa o conjunto da proposta feita pela Conferência Nacional de Educação, o Conae”. Por isso, ela defende a realização de um maior número possível de debates, para se chegar novamente a um consenso e a uma correlação de forças dentro da Câmara favorável à sua aprovação.

A deputada avalia que a meta 20 do PNE, que trata do financiamento, é uma das que mais vai provocar discussões acaloradas. “O governo já deu um passo importante, avançando de 5% para 7% do PIB destinados à educação. Mas acho que ainda não é suficiente, até porque vamos alterar algumas metas propostas. Vamos refazer esta conta e daí a importância do deputado Puty para nós, como presidente da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara”, indicou Fátima.
A.I.

CDL lança promoção para levar caicoenses a XV Convenção Lojista do RN

Empenhada em levar uma grande comitiva de caicoenses para a XV Convenção do Comercio e Serviços do RN, a Casa do Empresário lançou uma promoção inédita. A partir de hoje, o associado da CDL/Caicó poderá fazer a inscrição pelo menor preço do estado.

O preço normal da inscrição é R$ 300,00 para os não associados e R$ 250,00 para associados e estudantes. Os associados da CDL/Caicó ainda terão 20% de desconto sobre este valor, podendo efetuar a inscrição por R$ 200,00, até o dia 15 de maio, na Casa do Empresário.

O tema “A Arte do Sucesso” será abordado em palestras e debates com a presença de renomados profissionais e estudiosos das áreas de negócios e estratégia. A convenção acontecerá nos dias 02 e 03 de junho, no Teatro Riachuelo (Midway Mall), em Natal/RN.

Entre os 14 palestrantes, destacam-se nomes do cenário nacional, como: Hans Donner (designer de identidade visual da Globo), David Barione (ex-presidente da TAM), Mario Castelar (ex-diretor de marketing da Nestlé) e Julio Vasconcelos (criador do Peixe Urbano).

PROGRAMAÇÃO

02/06/2011 – Quinta-Feira:
10h: Abertura da Secretaria Executiva, credenciamento e retirada de material

10h30min: 1ª Palestra – “Como dinamizar marcas para que se mantenham vivas e impactantes”
Palestrante: Hans Donner (Designer de identidade visual da Rede Globo)

12h: Almoço – Livre

14h: 2ª Palestra – “Marketing da Nova Geração”
Palestrante: Mario Castelar (Ex-Marketing Nestlé)

15h15min: 3ª Palestra – “Reinvenção do papel profissional para o sucesso”
Palestrante: Artur Marinho (Especialista Capacitação RH)

16h15min: Coffee Break

16h30min: 4ª Palestra – “Painel Empreendedorismo na Internet”
Palestrante: Fabio Seixas (Camiseteria), Julio Vasconcelos (Peixe Urbano) e Fred Alecrim (UAUgo MAIS)

18h30min: 5ª Palestra – “O Brasil de Hoje visto pela lente da História”
Palestrante: Laurentino Gomes (Autor do Best Seller 1808)

03/06/2011 – Sexta-Feira:
10h: Abertura da Secretaria Executiva

10h15min: 1ª Palestra – “Enxergando no Escuro”
Palestrante: Marcos Malafaia (Presidente Instituto Superar)

11h15min: 2ª Palestra – “Conjuntura econômica e perspectivas para a Copa 2014”
Palestrante: Simão Silber (Economista da USP)

12h15min: Almoço – Livre

14h: 3ª Palestra – “Sucessão em empresas familiares – Case da Empresa Algar”
Palestrante: Eleusa M. Garcia Melgaço (Presidente do Grupo familiar Algar)

15h15min: Coffee Break

15h30min: 4ª Palestra – “Painel Case de Sucesso empresários do RN”
Palestrantes: Ricardo Abreu (Abreu Brasil Brokers), Daladier Pessoa Cunha Lima (FARN) e Durval José Dantas (A Maré Mansa)

17h30min: 5ª Palestra – “Estratégias sobre gestão de crises e gestão empresarial”
Palestrante: David Barionni (ex-presidente da TAM

Programação IV Acari Moto Fest.

Diocese está em festa dupla pela eleição da nova presidência do Regional

Dom Genival, Dom Delson e Dom Lucena
A Diocese de Caicó está em festa dupla por termos o vice-presidente do Regional Nordeste 2, bispo diocesano de Caicó e o secretário geral, bispo oriundo desta diocese, mais precisamente, da Paróquia de Jardim do Seridó-RN, são, respectivamente, Dom Delson e Dom Lucena.

A eleição da presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil Regional Nordeste 2, ocorreu na manhã desta segunda-feira, 09, no sexto dia da 49ª Assembleia Geral dos Bispos, em Aparecida-SP, tendo como eleitos: Dom Genival, bispo diocesano de Palmares-PE para o cargo de Presidente; Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, bispo diocesano de Caicó-RN para o cargo de Vice-Presidente; Dom Francisco de Assis Dantas Lucena, bispo diocesano de Guarabira-PB para o cargo de Secretário Geral. Assumirão o cargo no mandato de duração de quatro anos e se após este período estiverem em uma (arqui)diocese, como (arce)bispos ativos, poderão então serem reeleitos, o que já informa que Bispos Eméritos não podem serem eleitos.

Dom Delson assumirá a vice-presidência no lugar de Dom Jaime Vieira Rocha, bispo de Campina Grande e ex-bispo desta diocese de Caicó. Já Dom Lucena, como é mais conhecido, assumirá o cargo há oito anos assumido por Dom Genival.

Veja na íntegra a notícia completa e a biografia dos três bispos, clicando AQUI!

Por Matheus Araújo - http://www.paroquiajs.blogspot.com

MORREU "LACRAIA" A DANÇARINA DE FUNK.

Marco Aurélio Silva da Rosa, mais conhecido como a dançarina de funk Lacraia, morreu, aos 34 anos, na madrugada desta terça-feira, 10.

A dançarina estava internada no Hospital Universitário Gafrè Guinle, na Tijuca, na Zona Norte do Rio, com uma doença crônica.

Lacraia fez dupla com o MC Serginho e ganhou destaque em 2002 com os hits "Vai, Lacraia!" e "Eguinha Pocotó".
uol.

RONALDINHO, BOM OU NÃO PARA O FLAMENGO?

O começo não poderia ter sido melhor.

Ronaldinho fez o gol do título da Taça Guanabara e foi campeão estadual invicto na primeira competição que disputou com a camisa do Flamengo.

Mas o jogador ainda não desencantou e o desempenho está muito longe de agradar ao torcedor do Flamengo. As vaias na derrota para o Ceará na semana passada são o maior exemplo de que o ‘casamento’ está abalado. Cabe ao atleta, só a ele, tentar salvar esse relacionamento.

O problema é o Rio de Janeiro, cidade que Ronaldinho escolheu para viver.

Rio, Paris, Milão, Barcelona …

São cada vez mais fortes os rumores de que o craque rubro-negro está exagerando nas festas e na noite carioca, não importa o local.

Ronaldinho nunca escondeu de ninguém que adora um pagode e o astro tem comandado muitas baladas nas últimas semanas. Diferente de Adriano e Vagner Love, Ronaldinho tem sido ao menos discreto e poucas vezes flagrado.

Ronaldinho porém parece estar 100% fisicamente., outra grande diferença entre ele e seus antecessores. Até agora, se não tem mostrado um futebol digno dentro de campo, Ronaldinho não faltou nenhum treinamento e jamais chegou atrasado por mais que a balada não tenha hora para terminar.

Por isso, a comissão técnica do Flamengo não pode cobrar rigorosamente nada de Ronaldinho. Empenho não tem faltado ao jogador nos treinos. Mas Vanderei Luxemburgo vai alertar Ronaldinho para se ‘poupar’ enquanto o jogador não tiver um desempenho convincente.

O discurso de Patrícia Amorim pedindo apoio ao craque é apenas mais um indício de que a relação está estremecida.

Quando trouxe Ronaldinho, o Flamengo sabia dos riscos que estava correndo, da paixão do craque pela noite e as aventuras fora das 4 linhas.

O jogo de quarta-feira contra o Ceará será decisivo para Ronaldinho.

Se o Famengo vencer e se classificar, Ronaldinho poderá, até quando aguentar o ritmo, manter as festinhas e baladas paralelas. Agora em caso de eliminação, a história será diferente.

O crédito de Ronaldinho está perto do fim e uma outra atuação apagada como a da semana passada, pode abalar definitivamente a relação com o torcedor rubro-negro.
Uol

Rio Grande do Norte lidera oferta de energia em leilão

O Rio Grande do Norte é o estado com o maior número de parques eólicos inscritos nos Leilões de Reserva e A3, programados para julho deste ano no Brasil. Do total de 429 projetos inscritos nacionalmente pelo setor para participar da disputa, 116, ou 27%, são previstos para o estado. A oferta de energia do RN chega a 3.012 Megawatts (MW), representando 27,54% do total ofertado por todos os concorrentes. Em segundo lugar no ranking está o Ceará, com 103 projetos e 2.427 MW de energia.

A possibilidade de o Rio Grande do Norte liderar as inscrições já vinha sendo aventada por especialistas e empresários do setor de energia, reforçada pela dianteira que o estado assumiu nos últimos certames. Os números que confirmam a posição de liderança foram divulgados ontem pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), responsável por conduzir os leilões. Mas não são definitivos.

Os projetos inscritos ainda passarão pela fase de habilitação, quando é feita a conferência de documentos jurídicos, institucionais e técnicos, como licenças. Só após essa filtragem tem-se o número definitivo de participantes na disputa.

Nos últimos leilões realizados no país, o estado foi campeão em número de parques e energia contratados. Nos dois leilões previstos para julho há quem aposte que o sucesso irá se repetir. Os leilões serão realizados pelo governo federal com o objetivo de contratar energia elétrica para suprir o crescimento do mercado do Sistema Interligado Nacional no ano de 2014. O Leilão de Reserva será exclusivamente voltado para as fontes eólica e biomassa. O Leilão A3 será aberto a todas as fontes cadastradas – o que também inclui usinas hidrelétricas e termelétricas movidas a gás natural.

O prazo de inscrição só permanece aberto para termelétricas a gás, que têm até o dia 19 para fazer o cadastramento. Até ontem, os projetos inscritos – considerando todas as fontes de energia - somavam uma oferta de 23.332 Mw de capacidade instalada. Ao todo, 568 projetos haviam sido inscritos, dos quais 429 com o objetivo de gerar energia a partir do vento, a eólica. No caso do Rio Grande do Norte, também estão inscritas uma termelétrica a gás, com capacidade de gerar 113 MW e uma termelétrica a biomassa, com oferta de 40 MW.

Também inscreveram projetos eólicos Rio Grande do Sul (92), Bahia (90), Piauí (18), Pernambuco (9) e Rio de Janeiro (1).
Fonte: Tribuna do Norte
Por Matheus Araújo

Pastoral da Juventude celebrou dias das mães

A Pastoral da Juventude celebrou neste domingo, o dia das Mães dos Jovens que participam dos Grupos Jovens. Tendo como organizadores da comemoração os próprios jovens, que produziram mensagens, vídeos, apresentações e músicas em homenagem a todas as mães presentes.

O encontro-comemoração começou, aproximadamente, às 19h e teve como ponto de início o momento de oração, no qual os jovens em clima de oração interior agradeceram por suas mães e as mães no mesmo clima de oração agradeceram por seus filhos, começando a partir daí um momento de muita emoção, o momento das homenagens que deixou todas as mães muito emocionadas, encerrando com uma homenagem a mãe dos Grupos de Jovens, Irmã Helena Rodrigues, irmã das Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Senna. 

Logo após, houve um momento de presente comunitário a todas as mães, onde a Irmã Helena, chamou todos os jovens para a frente das mães e fazerem um compromisso com as mães: "As meninas ajudarão suas mães nas coisas de casa e os meninos arrumarão suas camas, seu quarto e não deixar nada no meio de casa" disse a mesma, que foi aprovada por todas as mães ali presentes. E como marca de compromisso, a irmã deu para cada jovem uma medalha da Beata Savina Petrilli, fundadora da Congregação da mesma, e cada um entregaria a suas mães. Terminando com sorteios e o momento de comes e bebes, servido pelos filhos.
Por Matheus Araújo

Padre Amaurilo foi ao Distrito Federal

O Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Jardim do Seridó, Padre Amaurilo José da Silva, viajou na noite deste domingo, dia 08, para a cidade de Brasília, onde o mesmo passará alguns dias ao lado de sua mãe, que reside no mesmo distrito federal e que já está na idade delicada em que deve-se dobrar os cuidados. "Mãe só temos uma" disse o Padre reforçando a necessidade do mesmo ir até a casa de sua mãe para prestar cuidados a ela.

Padre Amaurilo falou na Assembléia Paroquial que aproveitaria este tempo do mês mariano, que atualmente estamos vivendo celebrando, período no qual, devido as peregrinações, reduzem-se o número de atividades envolvendo o sacerdote, já que as "novenas", ou, celebração mariana são celebradas pela própria população em cada casa dos setores missionários.
Por Matheus Araújo

Nasceu Heitor Avelino Medeiros Dantas

Hugo e Larissa
Nasceu ontem, dia 9, no Hospital Padre João Maria de Currais Novos, o garoto Heitor Avelino Medeiros Dantas, filho  da professora Larissa Medeiros de Oliveira e do funcionário dos Correios, Hugo César Dantas, ambos de Jardim do Seridó. O garoto nasceu às 19h13 minutos, pesando 3 quilos e 10 gramas e tendo como tamanho 50 centímetros.

O parto cesariana, foi feito pelo ginecologista, Dr. Jodinaldo Lucena, tendo como anestesista, Dr. Ricardo, a enfermeira foi Luma Rafaely Dantas, tia do recém-nascido, natural de Jardim do Seridó. A mais nova mãe terá alta amanhã.

Prefeitura inicia construção da Quadra de Esportes da Lages

Assim como já concluiu na Comunidade São Roque, a Prefeitura de Ouro Branco através das Secretarias de Obras e de Infraestrutura iniciou a construção da Quadra de Esportes na Comunidade Lages, também uma das mais habitadas do município.

“Vamos fazer mais uma obra importante, onde incentivaremos o esporte com a construção da moderna estrutura para a prática esportiva-recreativa. A Quadra terá a mesma estrutura física da Comunidade São Roque”, disse o prefeito Nilton Medeiros.

Em convênio com o Ministério do Esporte, a Prefeitura de Ouro Branco receberá R$ 250 mil, sendo R$ 125 mil para cada Quadra de Esporte. A contrapartida da Prefeitura foi de R$ R$ 7.800,00 para as obras.
A.I-PMOB
Foto:Netinho.

PISO NACIONAL DO MAGISTÉRIO SERÁ PAGO EM CARNAÚBA DOS DANTAS.

Antes de viajar para Brasília, o prefeito Alexandre Dantas (Boboca) autorizou a Secretaria de Finanças a proceder o registro do impacto financeiro que terá a folha de pagamento dos professores municipais, com o cumprimento do piso nacional do magistério. "O piso nacional do magistério será cumprido em Carnaúba dos Dantas" adiantou o prefeito.

Com isso, o salário-base do professor do magistério Nível I -'A' 30 horas será de 890,98 (oitocentos e noventa reais e noventa oito centavos) e de R$ 1.162,52 (um mil cento e sessenta e dois reais cinquenta dois centavos) para o Nível I - 'J' isso sem levar em consideração os benefícios adicionais, como gratificações, quinquênios, etc.

A alteração na folha de pagamento dos professores do município representará um acréscimo financeiro de aproximadamente R$ 9,5 mil reais, obedecendo a decisão do Supremo Tribunal Federal que considerou que o salário-base do professor com 40 horas é de R$ 1.187,97.

O novo salário dos professores será pago já no mês de maio do corrente ano.
A.I.-PMCD

Arcebispo de Aparecida é eleito para a CNBB

O arcebispo de Aparecida (SP), cardeal Raymundo Damasceno Assis, foi eleito nesta segunda-feira (9) para o cargo de presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Dom Damasceno recebeu 196 votos, o equivalente a 71% dos votos válidos.

A eleição foi realizada durante a 49ª Assembléia Geral da CNBB, em Aparecida. Outro candidato à presidência era dom Odilo Pedro Scherer, cardeal-arcebispo de São Paulo. Os dois são os únicos cardeais brasileiros em atividade, e gozam de grande prestígio no episcopado.

Histórico

Raymundo Damasceno Assis nasceu em 1937 na cidade mineira de Capela Nova (MG). Estudou Filosofia no Seminário Maior de Mariana (MG) e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, na Itália. Foi bispo auxiliar de Brasília, professor do departamento de Filosofia da Universidade de Brasília (UnB).

Dom Damasceno foi secretário da CNBB por dois mandatos consecutivos (1995-1998; 1999-2003) e, mais recentemente, membro da Pontifícia Comissão para a América Latina – CAL e sínodo para a África, em 2009.


Fonte: Robson Pires


Por Matheus Araújo

Novo diretor do Hospital Regional do Seridó é recebido por Domício Arruda.

O novo diretor do Hospital Regional do Seridó (antigo SESP), Nildson Dantas, juntamente com o diretor administrativo, José da Noite, foram recebidos em audiência na manhã desta segunda-feira (9), pelo secretário estadual de Saúde, Domício Arruda.

Da reunião que contou com a presença ilustre do deputado Vivaldo Costa, também participaram os assessores de Nildson, a ex-diretora da 4ª Ursap de Caicó, Sandra Costa e o ex-secretário de Saúde de Caicó, Jalmir Simões.

Na oportunidade, foi discutida medidas para o setor de urgência e emergência do Hospital, bem como a estruturação dos leitos de UTI.
Foto: Marcos de Souza

Presidente da Câmara dos Deputados diz que Francisco é orgulho para o PT.

Bastou apenas o prefeito de Parelhas desembarcar em Brasília para começar seus compromissos oficiais no Distrito Federal. Já na noite desta segunda-feira (9) participou do encontro nacional de prefeitos do PT, realizado na sede nacional do partido.

Vários políticos participaram, inclusive o Ministro das Relações Institucionais, Luiz Sérgio e o Presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, que parou por alguns instantes para conversar com Francisco.

O deputado do Rio Grande do Sul disse que tem ouvido falar do trabalho que Francisco tem realizado em Parelhas e completou: “Chico tem demonstrado como é o jeito do Partido dos Trabalhadores governar. Ele tem real izado obras e desenvolvido programas, mesmo em tempos de crise. Esse jeito articulador dele e criativo tem feito toda a diferença. Por isso, acredito que ele é orgulho para o PT no RN”.

Mais de 100 prefeitos participaram do encontro, para discutir uma pauta para a "XIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios”, que começa nesta terça (10) e vai até quinta-feira (12).

O principal objetivo é cobrar do Governo Federal medidas para melhorar a situação financeira das prefeituras país. Francisco Medeiros foi o primeiro prefeito a discursar. Na sua fala, disse que a Marcha tem que servir para cobrar do Governo o andamento de obras que estão paradas por causa do atraso no repasse de recursos.
A.I.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Bombeiros do RN se preparam para a 17ª Corrida Soldados do Fogo.

No próximo sábado, dia 14 de maio, os bombeiros irão participar da segunda etapa do circuito UNIMED de Corrida de Rua, na cidade de Natal. Com percursos de 5 km e 10 km.

Um pelotão formado por 30 militares do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte (CBMRN) estará representando a corporação, na corrida. Este será a segunda corrida de rua do ano em que o Corpo de Bombeiros do RN se fará presente com uma representação. A primeira participação dos militares aconteceu no dia 1 de maio, na 2º Corrida do Comerciário, organizada pelo SESC.

Durante o percurso, os bombeiros prometem fazer a festa dos participantes com as canções tradicionalmente executadas durante os treinamentos no quartel. Canções de incentivo ao esporte e exaltando as qualidades dos “guarda vidas” serão entoadas durante todo o trajeto.
A.I.

Comissão de Educação vai debater problemas na distribuição da merenda escolar.

A presidenta da Comissão de Educação e Cultura, deputada federal Fátima Bezerra, apresentou requerimento para que a CEC realize audiência pública para debater as denúncias apresentadas ontem (8/5) no Fantástico sobre a má distribuição e má qualidade da merenda escolar nas escolas públicas brasileiras.

A equipe de reportagem visitou mais de 50 escolas públicas no país e além de problemas de estocagem, deparou-se com a falta de alimentos. Mais uma vez, a prefeitura de Natal é protagonista em escândalos, pois a reportagem denunciou a falta de merenda e água nas escolas do município.

A denúncia mostra a falta de compromisso da prefeitura com as crianças natalenses. Para as famílias mais pobres, das favelas da cidade, a merenda escolar é uma garantia de que parte das necessidades nutricionais das crianças será atendida. Ou melhor, era, pois agora a merenda escolar está em falta.

Segundo uma professora da Prefeitura de Natal, entrevistada pelo Fantástico, os alunos são liberados mais cedo, pois reclamam de dor na barriga e algumas chegam a desmaiar de fome. O professor Wallace Moura denunciou, pelo twitter, que semana passada faltou merenda três dias na escola onde ensina.

Além da falta de merenda, a equipe do Fantástico constatou comida estragada ou vencida e mau armazenamento dos alimentos, que estavam imprestáveis para consumo. Além disso, foram encontradas baratas, sapos e gatos nos depósitos de comida.

Nas escolas visitadas pelo Fantástico nos mais diversos municípios do País também não estavam sendo atendidas as normas básicas para que a alimentação oferecida às crianças correspondesse a 20% das necessidades nutricionais das crianças. Não é falta de dinheiro, pois a mesma reportagem mostrou denúncias de pagamentos de propinas em diversos dos municípios visitados pela equipe do Fantástico.
A.I.

Presidente da AMS visita Mercado Público de Caicó.

O prefeito de Timbaúba dos Batistas Ivanildo Filho e também Presidente da AMS (Associação dos Municípios do Seridó), esteve hoje pela manhã, visitando as instalações do Mercado Público da cidade de Caicó. Além de prestigiar o novo mercado, o prefeito aproveitou para ouvir sugestões dos comerciantes e lojistas, já que no próximo dia 10 de maio (terça-feira), estará inaugurando em Timbaúba dos Batistas, um Shopping Popular durante as festividades alusivas aos 49 anos de Emancipação Política daquele município.

PROGRAMAÇÃO:

05:00 HORAS – ALVORADA COM FOGOS COM A FILARMÔNICA ELINO JULIÃO, PERCORRENDO AS PRINCIPAIS RUAS DE TIMBAÚBA.

06:00 HORAS – HASTEAMENTO DAS BANDEIRAS DO BRASIL E DO MUNICÍPIO EM FRENTE A PREFEITURA MUNICIPAL DE TIMBAÚBA DOS BATISTAS.

07:00 HORAS – MISSA SOLENE EM HOMENAGEM AOS 49 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA.

08:00 HORAS – SOLENIDADE DE REABERTURA DA JUNTA DE SERVIÇO MILITAR NO PRÉDIO DA INCLUSÃO DIGITAL.

09:00 HORAS – AÇÃO DE CIDADANIA NA CASA DE CULTURA POPULAR PALÁCIO ELINO JULIÃO, COM ENCERRAMENTO ÁS 16:00 HORAS

18:00 HORAS – INAUGURAÇÃO DO SHOPPING POPULAR E DO CRAS.

21:00 HORAS – FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO NO JEGÓDROMO MUNICIPAL COM AS ATRAÇÕES: BANDA ARYAXÉ E SIRANO & SIRINO.

Missa marca festa de sangria da barragem Passagem das Traíras

Como acontece em anos de sangria, a barragem Passagem das Traíras teve um domingo de muita festa. Por volta das 10h20 desta manhã de domingo, uma missa celebrada pelo monsenhor Antenor Salvino reuniu centenas de pessoas. O padre justificou a importância da celebração, como forma de agradecimento pelas chuvas e a sangria de um dos principais reservatórios da região. A missa contou com a participação do deputado estadual Vivaldo Costa, responsável pela construção da barragem, na época em que foi governador do RN. "Um sonho de 100 anos em que eu consegui construir em apenas 100 dias. E padre Antenor foi um dos grandes incentivadores dessa obra", disse Vivaldo.

Depois da missa, a festa continuou com a participação de vários cantores, como o forrozeiro Amazan, dentre outros da região. A festa foi promovida pelo deputado Vivaldo Costa, e contou com uma estrutura de palco, som, banheiros e tendas para proteger as pessoas do forte sol. A barragem tem capacidade de quase 50 milhões de metros cúbicos dágua.
Fonte e foto: Marcos Dantas
Por Matheus Araújo

Faltam um metro e um centímetro para espetáculo das águas no Açude Gargalheiras

O técnico do Departamento de Obras contra as Secas (DNOCS) de Acari, informou ao Blog neste domingo (08) que continua caindo boas chuvas nas últimas horas no município seridoense. De acordo com as informações do DNOCS, neste sábado (07) choveu 15 milímetros de água.

E o principal reservatório da cidade, o Açude Gargalheiras vem recebendo muita água nos últimos dias. Neste domingo (08) falta apenas um metro e um centímetro para o reservatório alcançar sua capacidade máxima. Em janeiro, choveu em Acari 204 mm, fevereiro 245 mm, março 155 mm e abril 244 mm. Até agora em maio, o pluviômetro do DNOCS já mediu 85 mm de chuvas.
Por Matheus Araújo

Conheça a maquete do aeroporto de São Gonçalo do Amarante

O governo federal formalizou as regras para o leilão de concessão do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante (RN), que atenderá toda a região metropolitana de Natal, uma das cidades-sede da Copa do Mundo 2014.

Decisão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), publicada nesta segunda-feira (9/5) no Diário Oficial da União, aprovou os documentos pertinentes ao processo da licitação do aeroporto, como as minutas do edital, o contrato de concessão, além do relatório final dos estudos de viabilidade técnica econômica e ambiental.

A expectativa da Anac é que o edital de licitação seja publicado amanhã (10/5); já o leilão de concessão acontecerá no prazo de 60 dias após a publicação.

O lance mínimo, de acordo com a Anac, será de R$ 51,7 milhões.
Por Matheus Araújo

Francisco e Alexandre embarcam juntos para Brasília

Os prefeitos de Carnaúba dos Dantas e Parelhas embarcaram para Brasília na manhã desta segunda-feira(9), onde irão participar da Marcha nacional de prefeitos. Franciso Medeiros e Alexandre Dantas se encontraram no aeroporto Augusto Severo, em Natal, onde embarcaram juntos no mesmo avião. Além de participar do evento, os prefeitos devem visitar parlamentares para solicitar recursos para projetos.
Fonte: TV Seridó

MAIS UMA ESPECIALISTA PASSA A ATENDER NO CENTRO CLÍNICO DO HMRM EM JARDIM DO SERIDÓ

O centro clínico Prefeito Manoel Paulino dos Santos Filho, construído pela atual direção do HMRM (Hospital e Maternidade Dr. Ruy Mariz) em Jardim do Seridó, agora conta com mais um atendimento especializado, desta vez são oferecidas consultas com uma fonoaudióloga.

O atendimento é feito pela fonoaudióloga Jardinense, Drª Glaucione Espínola de Medeiros, todas as segundas-feiras a partir das 8:00hs, e nas quartas-feiras a partir das 13:00hs, evitando assim o transtorno do deslocamento de pacientes para outras cidade.

Assim como outros vários serviços médicos particulares que são oferecidos no centro clínico, os sócios “Amigos do Hospital” ganham descontos especiais nas consultas, que deveram ser agendadas no próprio centro clínico todas as segundas-feiras, ou através do celular número, 99086071 – Falar com Conceição.

Fonte e foto: Paulinho "Barra Pesada"
Por Matheus Araújo

domingo, 8 de maio de 2011

Prefeito Ivanildo Filho realiza dia das Mães com entrega de prêmios.

O prefeito de Timbaúba dos Batistas ivanildo Filho (PSB) acompanhado do seu Vice José nazareno (Deda), e a secretária de assistência social Salmira Torres comemoraram o Dia das Mães com a entrega de prêmios.

A festividade foi realizada com dois momentos: missa em ação de graças na Igreja de São Severino Mártir celebrada pelo padre Gerlúcio e em seguida entrega de brindes na casa de cultura popular "Elino Julião".

Segundo a Secretária de Assistência Social Salmira Torres, Quase todas as mães do município estiveram presentes.

A entrega de prêmios as mães é promovida pela administração "Timbaúba é de Todos" através da Secretaria de Assistência Social.

Desejando um excelente dia das mães, o prefeito Ivanildo Filho garante que esta é uma tradição que tem como objetivo maior elevar a auto-estima de cada mãe do município, comemorando sempre em grande estilo.

“É uma comemoração garantida em nosso calendário de eventos, na intenção de superar cada vez mais todas as expectativas” disse o prefeito.
A.I-PMTB

Governadora participa de comemoração pelo Dia das Mães na Governadoria.

Uma comemoração alusiva ao Dia das Mães reuniu servidoras da Governadoria na manhã desta sexta-feira (06). A festa contou com a presença da governadora Rosalba Ciarlini. "Esse é um amor que não podemos dimensionar e nos mostra o quanto temos valores, porque somos nós, mães, que temos o papel de educar, de encaminhar", disse.

Durante conversa com as servidoras, Rosalba falou sobre as mães que trabalham, lembrando que algumas são, inclusive, chefes de família, mas apesar da rotina atribulada não deixam de lado o cuidado e o carinho com os filhos. A governadora finalizou seu breve discurso lembrando o exemplo de Maria. "Com o manto sagrado de uma mãe, fica o exemplo para todas nós: Maria!"
A.I.