terça-feira, 7 de dezembro de 2010

A Tradição foi mantida: a Festa do Agricultor em Jardim do Seridó

Há doze anos que se realiza o Desfile do Agricultor dentro da programação da Festa da Padroeira de Jardim do Seridó, Nossa Senhora da Conceição, que acontece no período de 28 de novembro a 08 de dezembro.



O evento foi coordenado pelo Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, o Sr. Francisco Medeiros, que há nove anos preside o referido sindicato. O desfile aconteceu no domingo passado, dia 04 de dezembro, com a participação da EMATER, associações comunitárias, assentamentos agrícolas, vaqueiros, trabalhadores rurais, associação dos artesãos e os Negros do Rosário, acompanhado pelo som da Banda de Música Euterpe Jardinense, destacando-se a imagem de Nossa Senhora da Conceição, a homenageada, em seu carro-andor.

 

O cortejo saiu às 17 horas do IBAMA, percorrendo várias ruas de nossa cidade, finalizando no Largo da Matriz, onde foi celebrada a Missa do Agricultor, presidida pelo Pároco Amaurilo José da Silva.



Após a Missa, ao lado da igreja, houve apresentação de violeiros e do cantor Adelange e, simultaneamente, aconteceu o grande leilão com “prendas” ofertadas pelos agricultores em agradecimento a Deus pela colheita. Durante todo o evento, funcionou o bazar, destacando a famosa “Sopa do Agricultor”, que como sempre foi insuficiente tamanha a procura. As responsáveis pelo bazar foram Gorete Santiago, Aparecida de Homides e Odilma Medeiros entre outras colaboradoras.



ASSOCIAÇÃO DOS AGRICULTORES



Participaram do desfile as associações: Angicos, Retiro, Cabaceira, Brabo, Catururé de Cima, Passagem, Riacho do Meio, São Francisco, Tanquinhos, Malhada d’Areia, Cacimba Velha, São João, Traíras, São Paulo, Bananeiro; a União Belavistense, o assentamento do Catururé e a Associação dos Artesãos.

Dentre os vaqueiros, quem mais se destacou foi Dormiro que estava caracterizado, usando um gibão. Ele estava montando Cigano, cavalo pertencente a “Neto de Preta”, o qual já rejeitou uma proposta de venda de vinte mil reais no animal.
Outra grande atração foi a participação dos Negros do Rosário com suas danças típicas.



FESTA



A Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição em Jardim do Seridó, termina quarta feira, dia 08 de dezembro. Às dez horas, será celebrada a Missa Solene, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz. Na oportunidade, será descerrada a placa em homenagem aos 150 anos da Igreja Matriz. Às 17 horas ocorrerá a Procissão que percorrerá as principais ruas da cidade, encerrando todos os festejos com a descida da Bandeira da Festa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário