terça-feira, 12 de maio de 2009

ARQUIVOS DA REPRESSÃO.

A partir desta quarta-feira (13), documentos da extinta Delegacia de Ordem Política Social (Dops) – a força policial militar durante os anos de ditadura – poderão ser consultados via internet. Essa é uma iniciativa do Governo Federal, através do portal ‘Memórias Reveladas – Cento de Referências das Lutas Políticas No Brasil’. O lançamento do sítio será no palácio Itamarati, em Brasília. No Rio Grande do Norte, os documentos serão disponibilizados pelo arquivo público, cujo responsável é o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Administração e dos Recursos (Searh).

A Dops foi criada com a finalidade de manter sob controle as ações do cidadão em geral. A atividade comunista era um de seus alvos principais. Com o aumento da resistência à ditadura militar entre os anos de 1968 a 1974, a delegacia obteve maior autonomia e poder de ação.


Até o momento, o acesso a estes documentos era somente com autorização escrita dos envolvidos, ou de seus familiares em caso de falecimento ou doença. A delegacia foi responsável pelo desaparecimento de muitos brasileiros e norte-riograndeses. Dentre eles, Luiz Ignácio Maranhão Filho.
Fonte:Assecom

Um comentário:

  1. Quem disse que mudou??????
    Se olharmos fotos, imagens da era do lula ñ se mudou nada,
    hoje ñ se tem mais justiça e ficam todos impunes,

    PRINCIPALMENTE QUEM TIRA DOS MAIS POBRES!!!!!!!?????????


    MAIORIA CLASSE POLITICA,

    ESTOU MENTINDO??????

    ResponderExcluir