terça-feira, 26 de outubro de 2010

RN já cumpriu todas as exigências do Ministério da Agricultura para se tornar área livre da febre aftosa.

A segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa termina no próximo dia 31. Essa medida é indispensável para assegurar ao Rio Grande do Norte as condições necessárias para a classificação de área livre da doença, com vacinação. O RN já atende às exigências do Ministério da Agricultura para a reclassificação, no entanto, isso ainda não vai acontecer porque é necessário que os outros estados do Nordeste também estejam aptos a receber a nova classificação, contemplando assim toda a região. De acordo com o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (IDIARN) não há nenhum caso de aftosa registrado nos últimos 12 anos no Estado.

"A gente está cumprindo o nosso cronograma, temos 80% das metas estipuladas pelo Ministério da Agricultura, alcançadas. Estamos intensificando as ações de vigilância e educação sanitária.

Mas para mudarmos para área livre, precisamos que os outros seis estados também cumpram suas obrigações. Por causa desse atraso, o Ministério decidiu mudar a classificação só no ano que vem", explicou a diretora de sanidade animal do IDIARN, Tereza Cristina.
A.I

Nenhum comentário:

Postar um comentário