sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Lançada em Parelhas associação para cuidar de presos.

APAC. Este é o nome da associação fundada na noite desta quinta feira (13) na Câmara Municipal de Parelhas. A Associação de Proteção e Apoio aos Condenados é uma novidade no Rio Grande do Norte, mas já existe há mais de trinta anos em Minas Gerais. Várias cidades do Estado possuem o sistema que oferece estudo e trabalho aos presos. Segundo dados de APACs mineiras, o índice de reincidência de apenados que passam por este modelo é muito menor do que no sistema comum. Algumas chegam a menos de 10%.

No Rio Grande do Norte, a primeira APAC criada foi na cidade de Macau. Parelhas é a segunda do Estado a adotar o sistema, que é mantido pela própria associação. Em ambas as cidades, o juiz Marcus Vinícius Pereira Júnior, atual responsável pela comarca de Parelhas, foi o articulador para tornar o projeto realidade.

O lançamento aconteceu na presença de várias autoridades. Foram juízes, promotores, advogados, apenados e representantes de igrejas, além do prefeito de Parelhas Francisco Medeiros, que garantiu apoio a APAC. “O nosso desejo é que estas pessoas que um dia erraram, possam acertar e refazer suas vidas”, afirmou o prefeito.

Em Parelhas, mesmo antes do lançamento da APAC, alguns projetos já estavam funcionando. No Centro de Detenção do município há sala de aula e uma fábrica de vassouras para os apenados
A.I-PMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário