segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Proteja sua família da dengue

Com a chegada do verão chega também uma preocupação extra para a saúde das famílias: a dengue. Isso porque durante essa época o mosquito Aedes aegypiti se prolifera mais, segundo o infectologista Stefan Cunha Ujvari, autor dos livros A história e suas epidemias e A história da humanidade contada pelos vírus, entre outros.

“Os ovos eclodem na presença de água, portanto há mais mosquitos durante as chuvas típicas do verão”, explica. “Além disso, os mosquitos preferem o calor para reprodução.” 

Isso não quer dizer, claro, que eles não se proliferam em outras épocas do ano – mas em verões quentes e chuvosos é preciso tomar especial cuidado. 

Ao contrário do que acontece no caso de outros mosquitos, o mosquito da dengue é típico de áreas urbanas, e não de matas; mesmo assim, casas em áreas rurais, fora do perímetro urbano, também podem ser foco da proliferação da espécie. 

O cuidado essencial para evitar os criadouros de mosquitos da dengue é o que todo mundo já sabe: não deixar água parada, como reservatórios que possam coletar água da chuva. “Qualquer coleção de água pode ser depósito dos ovos, mesmo as mais inusitadas: pneus, jarros, potes, garrafas, copos, vasilhames, pratos de vaso de flor, ralos, caixa d’água destampada, piscinas abandonadas, latrinas não utilizadas em banheiros dos fundos das casas, lonas, calhas de telhados obstruídas, lajes com irregularidade da superfície, lixos, plásticos abandonados, reservatório destampado de água de descarga de latrina em banheiro não utilizado nos fundos da casa etc.”, diz Stefan. 

Vasculhe o quintal e o interior da casa para garantir que não haja reservatórios com potencial de armazenar essa água. 
Por Laura Folgueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário