Prefeitos e representantes dos 25 municípios que integram a região do Seridó se reuniram nesta terça-feira (28), na sede da Associação dos Municípios do Seridó Oriental (AMSO), em Currais Novos, para discutirem o consórcio dos resíduos sólidos da região e a Conferência Regional do Meio Ambiente, que acontecerá no dia 05 de julho em Caicó.
Anna Paola Oliveira, geógrafa da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), e o engenheiro Sérgio Pinheiro, também participaram da reunião.
A regionalização dos aterros sanitários no Estado faz parte de uma política nacional de resíduos sólidos, para que o lixo dos municípios tenha uma destinação adequada.
O consórcio, que terá uma gestão integrada entre os municípios, contará com um aterro sanitário em Caicó e estações de transbordo em alguns municípios para facilitar o escoamento dos resíduos.
Em conversa com os representantes dos municípios, Paola apresentou um esboço de como deverão ser realizadas as conferências municipais e regionais do Meio Ambiente, que contarão com quatro eixos temáticos: produção e consumo sustentáveis, redução dos impactos ambientais, geração de emprego e renda e educação ambiental.
As propostas elaboradas pelos municípios serão entregues aos delegados regionais que participarão da Conferência Nacional, que acontecerá de 24 a 27 de outubro em Brasília.
Nenhum comentário:
Postar um comentário