O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, apresentou ao ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, o novo projeto da adutora de Currais Novos. A obra será executada pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).
A Caern deu parecer técnico favorável ao projeto e assumiu o compromisso de fazer o tratamento e distribuição da água a partir da estação já existente no açude Dourados.
Henrique Alves mais uma vez alertou o ministro para o risco de colapso no abastecimento de Currais Novos e pediu urgência na apreciação do projeto.
O deputado disse ainda que há um clima de angústia e apreensão no município diante da iminência de faltar água no atual sistema do açude Gargalheiras, de Acarí. A nova adutora fará a captação de água bruta na barragem Armando Ribeiro Gonçalves e segue paralela a atual adutora da serra de Santana até Currais Novos.
O ministro disse que vai submeter a proposta para a análise final da Secretaria de Nacional de Defesa Civil ainda nesta quarta-feira (6) e que, na próxima semana discutirá com os ministros da Casa Civil e Ministério do Planejamento a fonte dos recursos para iniciar a obra no valor de R$ 31 milhões.
Ele admitiu o caráter emergencial da adutora de engate rápido e assegurou que é uma das prioridades para o ministério.
Nenhum comentário:
Postar um comentário