A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) está realizando um trabalho de levantamento documental sobre a história do parlamento e dos municípios do Rio Grande do Norte, desde 1901 até os dias atuais.
O trabalho de resgate e preservação é feito por meio de levantamento e catalogação de acervo textual, bibliográfico, audiovisual, sonoro, informático e cartográfico do parlamento realizado pela Gerência e Serviços Gerais de Arquivos, vinculada à Secretaria Administrativa.
Uma equipe de sete servidores fez um curso preparatório especialmente para cumprir essa missão, numa parceria da Assembleia Legislativa com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Além disso, quatro servidores da ALRN, sendo dois do Setor de Arquivo, um do Memorial e um da Biblioteca da Assembleia, participam da Pós-Graduação em Gestão Ambiental do Departamento de Ciência da Informação da UFRN e colaboram com a pesquisa, que analisa um volume de documentos correspondente a 581 metros lineares de arquivos.
O trabalho vem sendo realizado minuciosamente, por ordem cronológica decrescente, a partir de 2016, em direção aos anos iniciais. Até o ano 2010 os documentos já passaram pelo detalhado processo de limpeza para remoção de ácaros.
“Participamos de um curso oferecido em parceria com a UFRN e a partir daí começamos a organizar o arquivo”, afirma Voltaire Maia, que faz parte do projeto
Nenhum comentário:
Postar um comentário