sexta-feira, 26 de agosto de 2016

UFRN capacita servidores para resgate da história da Assembleia

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) está realizando um trabalho de levantamento documental sobre a história do parlamento e dos municípios do Rio Grande do Norte, desde 1901 até os dias atuais. 

O trabalho de resgate e preservação é feito por meio de levantamento e catalogação de acervo textual, bibliográfico, audiovisual, sonoro, informático e cartográfico do parlamento realizado pela Gerência e Serviços Gerais de Arquivos, vinculada à Secretaria Administrativa. 

Uma equipe de sete servidores fez um curso preparatório especialmente para cumprir essa missão, numa parceria da Assembleia Legislativa com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

Além disso, quatro servidores da ALRN, sendo dois do Setor de Arquivo, um do Memorial e um da Biblioteca da Assembleia, participam da Pós-Graduação em Gestão Ambiental do Departamento de Ciência da Informação da UFRN e colaboram com a pesquisa, que analisa um volume de documentos correspondente a 581 metros lineares de arquivos. 

O trabalho vem sendo realizado minuciosamente, por ordem cronológica decrescente, a partir de 2016, em direção aos anos iniciais. Até o ano 2010 os documentos já passaram pelo detalhado processo de limpeza para remoção de ácaros. 

“Participamos de um curso oferecido em parceria com a UFRN e a partir daí começamos a organizar o arquivo”, afirma Voltaire Maia, que faz parte do projeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário