segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Universidades reivindicam Pibid como Política de Estado e entregam documento a Fátima

Diante de sérias ameaças a investimentos voltados para a Educação, coordenações institucionais do Pibid no RN entregaram à senadora Fátima Bezerra, nesta segunda-feira (22), minuta do Projeto de Lei que propõe tornar Política de Estado o Pibid (Política Nacional de Iniciação à Docência. 

O documento foi entregue durante abertura das atividades do Pibid-RN (UFRN, IFRN, UERN, UFERSA, UNIFACEX) no semestre 2016.2, na Escola de Música da UFRN. 

O programa tem atualmente 2569 bolsas no Rio Grande do Norte, informou o coordenador institucional do Pibid na UFRN, Lucrécio Araújo. 

Segundo o qual, 254 instituições de ensino superior são contempladas pelo programa de formação de professores em todo o Brasil. A PEC 241, proposta pelo governo interino, foi citada pela secretária de educação de Natal, Justina Iva, e pela presidente do FORUMDIR, professora Márcia Maria Gurgel, como medidas bastante ameaçadoras à educação e outras áreas sociais. 

"Não interessa hoje a esses que aí estão no poder um povo educado”, disse Justina Iva. Na ocasião, a senadora Fátima lembrou a pesquisa do Ipea que atesta: se a PEC 241 tivesse sido aplicada entre 2006 e 2015, teriam sido retirados R$ 321 bilhões do país. 

“Não haveria a expansão da educação e tantos programas que conhecemos hoje. O Pibid não teria nascido, em 2007. Mas ele nasceu e não vai morrer. O país não vai aceitar esse golpe na educação", disse a senadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário