Três professoras da Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ESUFRN) foram premiadas durante o 15º Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem(Senaden), que se encerrou nessa quarta-feira, 31, em Curitiba.
O Prêmio Izabel dos Santos foi concedido à professora Edilene Rodrigues, diretora da ESUFRN, com a apresentação do estudo Perfil Profissional Apreendido pelo Egresso do Curso Técnico em Enfermagem.
Também receberam a distinção as docentes Pétala Salvador e Cláudia Rodrigues, com o trabalho Percepções de Profissionais de Enfermagem Acerca da Integração do Técnico de Enfermagem na Sistematização.
O Prêmio Izabel dos Santos, instituído em 2007 pela Associação Brasileira de Enfermagem (Aben) e patrocinado pela Escola de Formação Técnica em Saúde Enfermeira Izabel dos Santos, destina-se a associados efetivos, especiais e temporários da Aben.
Izabel dos Santos lutou em defesa da qualificação do trabalhador de nível técnico em saúde no Brasil. Mulher negra e militante, contestava as desigualdades e injustiças diante da assistência em enfermagem.
Nasceu em Pirapora, município localizado ao norte de Minas Gerais, em 1927 e morreu aos 83 anos, em dezembro de 2010. Em 2002, foi homenageada com a publicação do livro Izabel dos Santos: a arte e a paixão de aprender fazendo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário