segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Abastecimento de cidades do Seridó está temporariamente suspenso

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) informa que o abastecimento das cidades de Caicó, Jardim de Piranhas e São Fernando está temporariamente suspenso em função da baixa do rio Piancó/Piranhas/Açu. 

Para minimizar os efeitos da crise hídrica, o Governo do Estado está envidando esforços para restabelecer o abastecimento. 

Uma das alternativas é a perfuração de poços, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), já realizou mais trinta perfurações. Destes, conseguiu condições de exploração em 14 poços. 

Destes, sete poços já foram testados e outros sete terão vazão ainda nesta semana, como alternativa para a recuperação de parte do abastecimento. 

O Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn) também tem atuado permanentemente junto aos órgãos federais na tentativa de coibir o uso indevido da água, bem como, na gestão dos mananciais que se encontram em outro estado. 

Uma das alternativas para o abastecimento do Seridó era a construção da adutora de emergencial. Mas articulações políticas fizeram com que o Ministério da Integração Nacional retirasse a obra da Caern para o Departamento Nacional de Obras de Combate as Secas (DNOCS). 

Desde maio o projeto da adutora emergencial estava pronto, aguardando apenas o repasse da Defesa Civil Nacional para ser realizado. Com a mudança na gestão, o equipamento que iria contribuir para abastecer 100 mil potiguares voltou para a estaca zero. 
AGRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário