quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Natal sedia principal evento da cadeia produtiva de biodiesel

Biodiesel: 10 anos de pesquisa, desenvolvimento e inovação no Brasil é o tema do 6º Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel e do 9º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Gorduras e Biodiesel, que acontecem na capital potiguar até esta sexta-feira, 25, no Hotel Praiamar. 

O principal evento técnico-científico da cadeia produtiva de biodiesel é realizado por meio de parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a Universidade Federal de Lavras (UFLA), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel. 

A reitora da UFRN, Angela Maria Paiva Cruz, participou da solenidade oficial de abertura na tarde da terça-feira, 22, juntamente com outros representantes dos órgãos envolvidos, entre eles o secretário nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTIC, Álvaro Toubes Prata e o coordenador da Comissão Executiva Interministerial do Biodiesel, Rodrigo Augusto Rodrigues. 

De acordo com a reitora, o evento é um importante espaço para pesquisadores, professores e alunos compartilharem saberes cujos resultados são apresentados à sociedade. “Em um país com as dimensões do Brasil, torna-se imprescindível a contribuição do conhecimento acadêmico para potencializar o seu desenvolvimento com eficiência tecnológica e zelo pela sustentabilidade”, afirmou Angela Paiva, a qual destacou a feliz escolha para realização dos congressos em um estado destinado à utilização de energias alternativas. 

Por meio das discussões, serão oferecidas opções para inclusão do biodiesel na matriz energética do RN e criar, dessa forma, novas alternativas para o agricultor familiar. 

Durante a solenidade, a reitora da UFRN e o reitor da universidade israelense Ben Gurion do Neguev (BGU), Zvi Hacoen, assinaram o acordo de cooperação que estabelece o desenvolvimento de ações de interesse mútuo por meio de visitas e intercâmbio, grupos de trabalho, organização de eventos e cursos de diferentes níveis e categorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário