O Secretário Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Mairton França, participou, nesta manhã (01), representando o Governador Robinson Faria, da solenidade em que o Ministro da Integração, Helder Barbalho, assinou a ordem de serviço, que autoriza o início das obras de implantação da Adutora Emergencial de Caicó.
O evento aconteceu na Coordenação Estadual do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), no RN, e contou com a presença do Diretor Geral do Dnocs, Angelo Negreiros, do ex-ministro Henrique Alves e do Diretor de Gestão da Agência Nacional de Águas (ANA), Paulo Varela, representantes da Companhia de Abastecimento de Águas e Esgoto do RN (Caern), Instituto de Gestão de Águas do RN (Igarn), Defesa Civil Estadual, Secretaria de Agricultura (Sape), Deputados Federais, Deputados Estaduais, entre outras autoridades.
Na ocasião, Mairton França entregou o Plano Emergencial de Segurança Hídrica, elaborado pelo Governo do RN, em mãos, ao Ministro Helder Barbalho. Ao parabenizar o DNOCS pelo início das obras, o secretário salienta seu caráter emergencial:
"Precisamos que essa obra esteja disponível para operação, pela CAERN, no máximo até o início de março, quando não será mais possível abastecer Caicó com as águas do sistema mãe d'água/Coremas”.
O Secretário ressalta que o projeto já havia sido elaborado pela CAERN desde dezembro do ano passado e que foi repassado pelo governador Robinson Faria num ato de colaboração com os planos do Ministério da Integração Nacional. “Esse sistema foi o projeto prioritário, dentro do Plano Emergencial de Segurança Hídrica, e mesmo não sendo executado pela Caern, o Governo do Estado está à disposição do Dnocs para contribuir no que for preciso” disse ele.
A adutora emergencial foi projetada para atender Caicó, principalmente, por causa da previsão de colapso, a partir da crise que está acontecendo no sistema Mãe d’água/Coremas, na Paraíba, que é de onde vem a água que atende o município.
O Sistema vai beneficiar mais de 67 mil habitantes residentes em Caicó, na região Seridó. O projeto executivo apresenta 63 quilômetros de extensão, com derivação na adutora Serra de Santana, que capta água na barragem Armando Ribeiro Gonçalves.
Para execução da obra o Dnocs contratou, em caráter emergencial, a empresa Certa Engenharia e para fornecer o material a ser utilizado foi contratada a Saint-Gobain canalização LTDA. A Cargo do Dnocs ficou o acompanhamento e fiscalização das obras
Nenhum comentário:
Postar um comentário