A Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realizou nesta sexta-feira, 04 de julho, através do Projeto Trilhas Potiguares, uma palestra sobre Gestão Ambiental da Zona Urbana de Jardim do Seridó.
A palestra aconteceu na biblioteca do SESI e contou com a presença do Coordenador de Limpeza Urbana, Alexsandro Medeiros e da equipe de poda municipal.
Na oportunidade, foi explicado aos presentes a problemática da disseminação desenfreada da árvore Neen e seus malefícios, assim como foram dadas alternativas de espécies nativas para substituição.
“A palestra sobre gestão ambiental para melhoria do clima foi bem construtiva, iniciamos a palestra falando sobre a vegetação da região, a caatinga e abordamos a importância das plantas nativas” disse Luana.
Segundo a palestrante da UFRN Luana Lee, a planta Neen, nativa na Índia, foi bastante encontrada no município de Jardim do Seridó.
Uma planta exótica como ela quando está presente na vegetação da caatinga gera benefícios como a arborização e a utilização para produção de pesticidas naturais, no entanto, os malefícios são maiores: a utilização desregrada do Neen é uma invasão biológica do bioma caatinga que afeta a fauna do ambiente, desequilibrando o ecossistema de forma bastante competitiva.
O Neen causa, por exemplo, a extinção de plantas nativas, além de ser abortiva a alguns pássaros.
Ela contribui para a nova desertificação do Seridó que se agrava diariamente.
Segundo o Plano Nacional de Combate à Desertificação (PNCD) o município de Jardim do Seridó está classificado como área susceptível à desertificação em categoria muito grave.
Nenhum comentário:
Postar um comentário