domingo, 3 de maio de 2009

IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO (ANTIGA CAPELA DA FAZENDA CONCEIÇÃO)

A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Jardim do Seridó – RN, atualmente é considerada a Terceira Maravilha da cidade eleita ano passado por voto popular. É o principal templo católico de Jardim do Seridó, admirado pelos conterrâneos e visitantes que a ele acorrem. Sua suntuosidade e representatividade, a fazem um dos lugares mais visitados desta terra jardinense. A sua história floresce nos finais do séc. XVIII e está diretamente ligada a fundação desta cidade seridoense.

Consta no livro “Um passo a Mais na História de Jardim do Seridó” do saudoso historiador José Nilton, que em 10 de maio de 1790, o Sr. Antônio de Azevedo Maia Júnior recebeu a resposta de uma correspondência enviada a Sua Exª. Revmª. o então Bispo de Pernambuco Dom Frei Diogo de Jesus Jardim. O bispo concedeu a licença para a construção da Capela em honra de Nossa Senhora da Conceição. A seguir um trecho da referida carta:

“... por fim de sua... cometemos nossas vezes ao R. Pároco da dita Freguezia, para que possa benzer a primeira pedra, sendo affeissoada por oficial de pedreiro, com as cruzes necessarias, e lançar-se no lugar que lhe compete, segundo as disposições do Ritual Romano e, depois de erecta se requerá a bênção dela. Dada em Olinda sob o sello de nossa chancellaria, e nosso signal aos 10 de maio de 1790. Eu Clemente Fernandes de Moraes Escrivão da Câmara Episcopal, o subscrevi.”(AZEVEDO, 1988, p. 28).

Ainda segundo outros relatos em 06 de novembro do mesmo ano, Antônio de Azevedo doou o patrimônio para Nossa Senhora da Conceição. Foram 600 braças de terra que hoje equivalem a 1.320 m² (um mil trezentos e vinte metros quadrados). A construção da primitiva Capela de Nossa Senhora teve início nesse mesmo ano com um detalhe a observar: A Capela foi construída com sua fachada de frente para a casa da fazenda (atual Centro de Leitura), ou seja, olhando nos dias de hoje, poderíamos dizer que ela estava voltada para a praça Dr. José Augusto. Na lateral da Igreja, onde está situada a atual nave centra da matriz, existia um cemitério, daí a idéia de que existem várias pessoas enterradas dentro da Igreja. Sabe-se, a través de documento, que Antônio de Azevedo Júnior pediu autorização ao bispo para ser enterrado na Capela, porém, outras pessoas também estão enterradas lá, só que, em sua maioria, no antigo cemitério que está sob a nave central da Matriz com dissemos. O túmulo de Antônio de Azevedo está sinalizado por uma placa que foi fixada na parede próximo ao altar de Nossa Senhora do Rosário (antigo altar da primitiva capela) para recordar os 180 anos de seu falecimento no ano de 2002.

Assim, com o crescimento da população pela vizinhança, viu-se a necessidade de se aumentar o referido templo religioso, visto que, em 1856 a Capela foi elevada a categoria de Matriz. O Pe. Francisco Justino Pereira de Brito (primeiro vigário) iniciou a construção do atual templo, que foi concluído em 1860. Nesse período todo, diversas reformas e restaurações aconteceram no interior e exterior da Matriz com o intuito de proporcionar cada vez mais um ambiente de oração. Destaca-se por ser muito bem cuidada e zelada pelos sacerdotes que por aqui passam e que contam com a grande ajuda dos fiéis.

Assim, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Terceira Maravilha de Jardim do Seridó, fica localizada ao lado da praça Dr. José Augusto bem no centro da cidade. Este é um lugar amado por todos os jardinenses, pois nos faz nascer para a vida cristã, nos confirma na Eucaristia e na Fé e nos entrega a mãe terra, quando chegamos ao final de nossa jornada de vida e falecemos.


Por: Andrey Jonathon de Medeiros Moura (Colaborador) Foto: Júnior Flash

Nenhum comentário:

Postar um comentário