segunda-feira, 19 de julho de 2010

FEIRINHA DE CURRAIS NOVOS.


Estive sábado, em companhia de minha esposa Verônica e do filho Nicolas em Currais Novos-RN para assistir realização da “Feirinha de Santana”, o que considero um dos “Points” dos festejos da Padroeira. As Outras atrações são: A vaquejada, a festa do Agricultor, o pavilhão de Santana e o Baile dos Coroas.

O CRIADOR

A existência da feirinha de Currais Novos-RN se deve ao ex-gerente do Banco do Brasil da época José Francisco da Silva. Ele teve a idéia de aumentar a renda da festa, do comércio, além dos “ferreiros” que colocassem barracas no evento. Teve apoio do Prefeito, dos comerciantes, da paróquia e da imprensa. Zé Francisco convidou este bloqueiro para dirigir o setor de comunicação da feirinha e o que se viu foi um sucesso, que era imprevisível e foi o primeiro passo para se tornar obrigatória até hoje, com 24 anos de existência isso deste 1986.

ENCONTRO

Em meio da multidão encontrei Zé Francisco e sua mulher Consuelo e revivemos na Praça Cristo Rei, onde a feirinha estava iniciando os “Primórdios” daquele fato inusitado.

A única mudança foi no horário de começar. No inicio, era iniciada às 8 Horas da manhã e encerrada as 7 da noite. Hoje, o seu início é às 12 horas indo até enquanto tiver gente. José Francisco esta aposentado no Banco do Brasil, mais continua advogando. Em Currais Novos-RN conquistou, por merecimento, os títulos de “Cidadão Curraisnovense”, “amigo da cidade” e “Mérido Monsenhor Paulo Herôncio de Melo”.

O QUE FIZ

Fui ao meio dia a Rádio Ouro Branco rever os amigos que lá deixei e cheguei na hora do programa “Analisando”, do vereador João Neto. Fui Sabatinado por Felipe Felix e haja “reminiscências”. Lá pude rever Evaldo Nogueira, Escobar Silva, Joel Max, Edimilson Sousa, Adeilton Silva e o pessoal de apoio. Na emissora encontrei, ainda o odontólogo e Bloqueiro André Gustavo, que também estava sendo entrevistado sobre a saúde, praticada no Hospital Regional curraisnovense.

TV A CABO E FM 95

Andando pela feirinha esse bloqueiro encontrou à TV a cabo, de José Siderley de Menezes, transmitindo, ao vivo, atraves do comunicador Issac Cavalcante e Raniere. Fui convidado a falar sobre minha vida radiofônica e o que eu estava vendo. Prometi, brevemente atender convite da emissora de televisão para ir aos estúdios falar sobre meus 50 anos de “rádio-jornalismo”, entre Natal-RN, Currais Novos-RN e Jardim do Seridó-RN. Revi Ana Paula e o Pastor João Batista, ícones da TV da terra da xelita.

O mesmo aconteceu com a rádio FM-95 que era comandado por F. Ramos e Silvinha, que transmitiam o que estava acontecendo na feirinha, por aquela emissora. Fui começando assim a entrevista que dei: “Ninguém se perde do caminho da volta”.

PÉRIPLO PELA FEIRA

Andando na feira fui encontrando os amigos e haja papo, abraços, cumprimentos, as lembranças do passado e o óbvio do presente. Estive com o Vlaudey Liberato, blogueiro e assessor de imprensa da prefeitura. Fiz fotos com a Família e lembramos do inesquecível José Liberato (Pai de Vlaudey) com quem trabalhei na Rádio Brejui e Currais Novos. Vi também Ferreirinha, secretário de Turismo da Prefeitura; o economista Henio Gomes Othon e sua Dada (Vereadora); Ilona de Sá Ximenes, que o tempo ainda não alcançou, e seu marido Ximenes (falamos muito na AVON); o otorrino Ítalo Jorge de Medeiros e sua Lolita; o advogado, inteligentíssimo, José Maria Rodrigues (irá a Jardim comer uma buxada); o jovem Henrique Sodré, amigo-irmão do meu filho Enzio; a jovem advogada Ana Lia Pereira, que sabe ganhar causas; o advogado Carlson Geraldo Correia Gomes, assessor, com muitos méritos, do deputado Felipe Maia; A Família do Saudoso ex-prefeito Mariano Guimarães - a frente a viúva dona Sinhá e os filhos; o bloqueiro Marcos Dantas estava muito ocupado, acompanhando o Deputado João Maia, mais tive tempo de cumprimentá-lo.

QUEM TAMBÉM ENCONTREI

Vi de perto os ex-vereadores Ivanaldo Trajano, Inácio de Colobita e Djalma Felix e os atuai edis, Marinaldo Francisco, João Neto, Silvano Araújo, Dada do Hospital e Moreira do fisco. Fui a casa da galega de Zalú, abraçá-la e suas irmãs Invonete e Arlete. Tive a felicidade de encontrar o famoso advogado ex-locutor e prosador José Edílson Bezerra (Bico Doce) que esta mais nutrido com a barriga igual a 20 “Jabulanis” (A bola da Copa da África 2010). Elaine, a sua sobrinha, deve ter tido muitos problemas com seus “destemperos”. Ele veio de Brasília e fica em Currais Novos-RN até o dia 27 deste, com seu anjo da Guarda que é sua mulher Maria.

POLÍTICOS

Como não poderia deixar de ser a feirinha de Santana de Currais Novos-RN esteve tomada por muito políticos de todas as matizes. Falei e abracei todos e todos me abraçaram. Foi um encontro como nos velhos tempos.

Lá estava com seus anfitriões, Geraldo Gomes (prefeito), ao lado de Rasalba Ciarlini, Garibaldi Filho, José Agripino, Fábio Faria, Felipe Maia, Robinson Faria. O deputado Ezequiel Ferreira de Souza, sua Irmã, a vice prefeita Milena Galvão e sua mãe Letícia Galvão, ciceroniavam o governador e candidato a reeleição, Iberê Ferreira de Sousa, na visita a feirinha.

João Maia, enquanto os três grupos políticos caminhavam, dava entrevista a TV a Cabo e a FM 95. Por sua vez o candidato a senador, do PC do B, Sávio Hackratd e sua Dodora, estavam na barraca de Ilona, Ximenes, Bazinho (Banco do Brasil) e Jurema. A governadora Wilma Faria Chegou ao evento às 15 horas, o mesmo acontecendo com os Deputados Henrique Eduardo Alves, Fátima Bezerra, e candidatáveis Carlos Eduardo Alves, Álvaro Dias e Hugo Manso.

STAR CONECT

Fiz uma visita a Star Conect, que tem crescido no Seridó e é dirigida por Márcio e Cleide. Em Jardim do Seridó o representante é Hugo Dantas, que tem dado conta do recado.

JORNAL A NOTÍCIA

O jornalista Raimundo Alves, inteligência e competência a serviço de Currais Novos estava cobrindo a feirinha para seu periódico “A Notícia”. Obrigado ao grande amigo e companheiro de jornada no rádio e na imprensa escrita pela matéria sobre o meu natalício.

COMÉRCIO

O comércio de Currais Novos-RN cresceu muito. Testemunhei o de eletrodoméstico, gás, supermercados e principalmente o de calçados que está entre os melhores do Estado. A saúde vai bem e o ramo de degustação está correspondendo.

A Banda Grafith, que tocou na feirinha, está muito boa e almoçou sábado no restaurante de “Aia”. Assistimos o almoço, pois estávamos presentes, também almoçando. De longe, vi o Padre Welson Rodrigues desfilando pelo largo da feirinha. Zé Lins, candidato a Deputado avistamos dando entrevista a Rádio de Currais Novos.
Nêga, nos disse, quando entremos na loja de tecidos de João Neto que sua filha Êmili, já esta com 13 anos. O nome dela (Êmili) foi sugestão minha, quando morava lá.

COMPLEMENTANDO

De Lagoa Nova-RN ouvi Digenilson que vai ser candidato a prefeito daquela cidade, e já se prepara pra grande luta.

Grato Currais Novos-RN fui muito bem acolhido quando estive aí pelo seu povo. Agradeço, Também ao blog “Sou do Seridó”, pelas fotos que tirou de nós. Agradeço ainda a André Gustavo, a foto que colocou no seu blog tirada, quando estávamos na Rádio Ouro Branco quando estávamos dando entrevista a João Neto. Abracei Marilene Gomes (estava sem Miguel), sua filha e seus convidados na churrascaria de Aia.

Na próxima semana volto ao assunto com mais nomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário