terça-feira, 12 de outubro de 2010

O resultado do Pleito ainda não é o “Referencial” para 2012, em Jardim.

Não resta dúvida que o resultado do pleito do dia 3 de outubro foi um “handicap”, mais não se constitui, ainda, o “referencial” final para as eleições municipal de 2012, em Jardim do Seridó.

O prefeito Jocimar Dantas (PMDB) logrou êxito na eleição de Rosalba Ciarlini (DEM) para o Governo do Estado, mais a fatia eleitoral tinha “recheio” de um grupo de “bicudos”, capitaneado pelo ex-deputado Manoel de Brito (DEM) e seu filho, o advogado Gilberto Brito (DEM), uma liderança emergente que Jardim conta para os futuros embates, e que votaram na "Rosa". No entanto, o exemplo mais comentado e discutido foi a votação para a deputação estadual, tendo sido o mais votado o médico Dr. Antônio Petronilo Dantas Filho (PMDB), que não era o candidato do prefeito Jocimar Dantas, nem do ex-prefeito Dr. Edimar Medeiros (PSB).

Antônio Petronilo teve os seguinte trunfos para conquistar a maior votação para deputado estadual em Jardim do Seridó:

11 -    A gratidão do povo por ser médico há mais de 30 anos em Jardim do Seridó, atendendo e operando à população.
22 -   O apoio do atual vice-prefeito Patrício Júnior (PDT) que se empenhou e até apostou que ele seria o mais votado no pleito.
33 -   A presença, votando nele de 3 vereadores, ligados ao prefeito Jocimar, que divergiram da orientação do prefeito, para deputado estaduais, ajudando o candidato a ter quase 3 mil votos – foram eles: Dudeca (PDT), Geralda Sampaio (PMDB) e Dedé do Consórcio (PDT).
44 -   O também voto de muitos bicudos, gratos pelo muitos favores médicos recebidos.

O deputado Nelter Queiroz (PMDB), candidato do Padre Jocimar foi o segundo mais votado no pleito, ficando Vivaldo Costa (PR) em 3° lugar na votação, tendo contado em Jardim com o apoio do ex-prefeito Edimar Dantas, do vereador Anchieta Júnior (PR), do ministro Manoel de Brito, do seu filho Gilberto Brito e tendo, também, o voto do seu “carisma” de longas datas, pois sempre teve votos, acima dos mil sufrágios, nos pleitos que participou. Na quarta colocação ficou Ricardo Motta (PMN), tendo o apoio dos vereadores José Dantas (PP), Iron Júnior (PP), e ainda de José Ailson Dantas, Chico dos Currais Novos, dentre outros.

Para deputado federal houve uma miscigenação de votos, para Henrique Eduardo (PMDB), Fatima Bezerra (PT), João Maia (PR) e Felipe Maia (DEM). O prefeito votou em Henrique, os petistas sufragaram Fátima, os “bicudos da gema”, ficaram com João Maia, e Gilberto Brito, optou por Felipe Maia.

Senador

Para o senado, deu na cabeça o candidato do prefeito, Garibaldi Filho (PMDB), vindo a seguir José Agripino (DEM) e em terceiro, Wilma de Faria (PSB), votados pelos outros integrantes dos demais sistemas políticos municipais.

Presidente da República

Para presidente não funcionou o voto do “cabresto”, nem do petismo, houve o voto supra partidário. A massificação da TV e o prestigio de Lula ajudaram na vitória de Dilma em Jardim do Seridó, vindo a seguir Serra e por último Marina.

Eleições de 2012

A eleição municipal de Jardim do Seridó, de 2012, segundo a ótica do analista, em termos de “agora”, deverá ter conotação política – administrativa, com dependência de futuros acordos, que começam a “brotar” sob as vistas complacentes das “bulandeiras”. É preciso ser “analisado” o fôlego que tomou Patrício Júnior; é preciso ser posto em prática a união do grupo da oposição e pesquisado o prestígio que terá Jocimar Dantas junto à governadora eleita e a influência desta junto a vida social - política – administrativa de Jardim.

Ninguém poderá subestimar “o poder de fogo”, dos edis jardinenses, Iron Junior, José Dantas, Anchieta Junior, Aninha Vilar, Geralda Sampaio, Joacir Dantas, Dudeca, Dedé do Consorcio e Gilberto Valdeger. Eles vão ajudar a ditar as regras do jogo.

Note bem

A vereadora Aninha, votou em Vivaldo Costa e Gilberto Valdeger, em Lauro Maia (PSB). Sabem que serão visto e lembrado nos prognósticos dos candidatáveis.

O Blogueiro Vaticina: quando janeiro chegar comentarei o novo quadro.

3 comentários:

  1. Prezado Blogueiro,
    Em visitas aos blogs da região, verifico que as grandes lideranças politicas de Jardim do Seridó são vistas como grandes ilustres. Vejo o desempenho dos candidatos e apoadores dos Srs Antonio Petronilo, Nelter Queiroz, Vivaldo Costa, Lauro Maia, Ricardo Mota e outros, porem, não consigo enchergar nenhum comentario de um candidato apoado pelo Grupo de PCdoB de Jardim do Seridõ e que teve uma votação expresiva mesmo sem recursos financeiro e sem estrutura com patrulha mecanizada. Porem Roberto Germano foi votado em 129 sufragios, dado pelo sue partido em Jardim. Porem o partido existe neste municpio e tem condições de votar em alguem. hoje e em 2012.

    Abraços. SALES.

    ResponderExcluir
  2. CARO AMIGO ELIEL, NA MINHA OPINIÃO A CAMPANHA DE 2012 SERÁ PRINCIPALMENTE DECIDIDA POR PATRÍCIO JUNIOR, A MATEMÁTICA NÃO MENTE! MENTE QUEM FAZ MAU USO DELA. PARABÉNS PELA IMPARCIALIDADE QUE VOCÊ SEMPRE VEM CONDUZINDO O SEU BLOG.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Eliel, pela publicação onde leva o nome da sigra do PCdoB de Jardim do Serido.

    Att Valdemir.

    ResponderExcluir