quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Fique atento ao câncer: diga não ao fumo e sim à vida!






Tem se tornado cada vez mais comum e corrente na sociedade dos últimos anos ouvir-se falar sobre o câncer. Esta doença que, muitas vezes, manifestada silenciosamente, sem deixar em explícito indícios de sua existência real no ser, tem maltratado milhões de pessoas no mundo todo e elevado os números de casos de óbito.

Foi pensando no sofrimento humano dos enfermos, especialmente no que toca aos referentes ao Estado do Rio Grande do Norte, e desejosos de alimentar em cada um o sentimento de humanidade, solidariedade e fraternidade, como um ato de amor ao próximo e de responsabilidade social, que uma escola de Jardim do Seridó, da rede municipal de ensino, a Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Medeiros Cunha, ao lançar um projeto junto aos alunos, orientado pela professora de Ciências, Jaqueline Oliveira, vem promovendo, desde o dia 02 de setembro, uma campanha contra o câncer de pulmão causado pelo fumo e o álcool.

A turma responsável pela campanha, o 8º Ano Único, tem-se empenhado em fazer valer os valores estipulados, utilizando-se, para tanto, da participação da população desta cidade, da qual, através da atividade de campo, pôde conseguir arrecadar alimentos e materiais de higiene pessoal para os enfermos, que foram entregues no dia 29 de outubro. Importante, além disso, foi o evento realizado pela Escola no sábado, 16 de outubro, que contou com uma caminhada pelas ruas da cidade até alcançar os limites do Mercado Público Municipal, onde os alunos da turma citada puderam expor seus trabalhos e levar um pouco mais de informação a respeito do câncer em questão.

É notável, sobretudo, o envolvimento de profissionais da saúde e educação, de autoridades de algumas Secretarias, do PROERD - Currais Novos, do CRAS – Casa da Família, da sociedade jardinense e dos apoios em geral para a ratificação do mesmo. Nele, foram também distribuídos panfletos e houve um pré-atendimento odontológico.

De imenso valor foi a palestra sobre o tema, proferida pela cirurgiã de boca da LIGA norte-rio-grandense, Dra. Maria de Lourdes, no dia 22 de outubro, na culminância do projeto aqui proposto, quando da realização do evento desta escola em comemoração pelos seus 11 anos de fundação e existência, uma data ímpar nas vivências de quem as faz, tendo em vista a sua luta em instigar e celebrar a cidadania, ligando o meio escolar à comunidade em geral.

E é nas palavras da atual diretora da instituição, Carmem Cilene, que podemos perceber tal empenho dedicado: “Dentre todos os projetos que já foram desenvolvidos pela nossa escola, o trabalho sobre o câncer foi um dos mais relevantes ao longo desses onze anos de história. Trabalhar a cidadania é uma ideologia, um objetivo dessa escola que busca incansavelmente diminuir a distância entre a teoria e a prática. Garças ao projeto de combate ao câncer, as atividades nele desencadeadas, como palestras, atendimento especializado na feira-livre (profissionais da saúde), pesquisas de campo, panfletagem, caminhada de conscientização e arrecadação de alimentos para o hospital da LIGA (Natal-RN), coroaram com júbilo todos os nossos eventos, levando o aluno até à população, trazendo a família para essa reflexão e adesão à causa, construindo saúde e praticando cidadania. Somos humildemente gratos à professora Jaqueline, a quem sempre reverenciamos pelo compromisso com as causas educacionais, constantemente colocando os alunos como sujeitos construtores, protagonistas de seus próprios conhecimentos e sempre levando a escola até a comunidade e sociedade em geral.”

É, sobretudo, Jardim do Seridó preocupada com um caso de saúde pública e, igualmente, esta escola, debruçada sobre uma maneira de se alcançar uma solução, ou reparo expressivo, para o mesmo. É a Escola Maria de Lourdes levantando a bandeira da saúde, da cidadania e da educação ao abraçar “movimentos escolares de repercussão local e regional” e de envolvimento social nos seus recém completados 11 anos de história à serviço da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário