sábado, 16 de abril de 2011

Foi consagradora a missa em ação de graças pelo 3º aniversário do terço dos homens em Parelhas

Nesta sexta-feira, Parelhas viveu um instante de fé pelo 3º aniversário do Terço dos Homens daquela cidade. Houve passeata dos homens saindo do Santuário de Nossa Senhora de Fátima até a Matriz de São Sebastião, onde alguns portaram em mãos imagem de Nossa Senhora Peregrina e terços. 

Ao chegar à Igreja Matriz foi inicada a missa em ação de graças pelo aniversário do movimento, com a Igreja lotada dos participantes do movimento de Parelhas, Jardim do Seridó, Acari, Cruzeta, São Vicente, Currais Novos, Equador, Carnaúba dos Dantas, Santana do Seridó, São José do Seridó e das cidades da Paraíba: Picuí, São José do Sabugi e Santa Luzia. 

Foi Presidida pelo Bispo Diocesano de Caicó, Dom Frei Manuel Delson Pedreira da Cruz, e concelebrada por Padre Emanuel, Padre Rômulo, Padre Amaurilo, Padre Héliton Marconi, Padre Jocimar Domiciano, entre outros. Ao final da missa, houve a leitura, por um dos sacerdotes, de uma mensagem redigida por Padre Alcivan Tadeus, que está residindo em Roma, na Itália.

Logo após a missa, houve o jantar, no clube AABB, para todas as delegações, calculando cerca de 680 pessoas. O bispo e os padres estavam reunidos em uma mesa especial.

Flashes do Terço:

A maior presença foram dos homens de Parelhas e a menor de Acari, esta representada por Ornilo e sua família. Currais Novos enviou 31 pessoas pela Paróquia da Imaculada Conceição. As camisas azuis predominaram, mas existiam outras cidades com camisas de cores diferentes.

A população de Parelhas, cidade altamente católica, encheu as ruas, por onde passava a procissão, aplaudindo a fé e religiosidade dos homens do seridó, ali representados por dez cidades da região e três da Paraíba. Muitas mulheres, esposas e familiares dos partícipes do terço foram a Igreja que faltou espaço para todos.

Muitos rapazes e crianças aderiram ao evento religioso. Foi tudo muito organizado e o jantar com cardápio excelente segundo opinião dos que lá estavam.

Este blogueiro esteve com a delegação de Jardim do Seridó chefiada por José Ailson Dantas e Nicinho. Goreth Dantas e Laureana voltaram encantadas com o evento religioso. 

O blogueiro esteve com o pai de Dr. Flauber, com o craque do Centenário dos tempos áureos, Hermes Bartolomeu e com Ornilo Dias, relembrando a política de Acari. 

Ornilo tem convicção de quem perde e quem ganha no próximo pleito. Para ele os nomes fortes são: Isaías e Juarez. Um desses dois será o próximo prefeito, analisando em termos de hoje. Amanhã será outro dia segundo o vaticínio de Ornilo, amigo de muitas décadas.

Parelhas está com um tráfego imenso. A área da Rodoviária enche a vista. Não vi os “caciques” na Igreja. Podiam está lá, mas havia gente demais para identificá-los.

Agradeço a Chagas Nascimento pelas fotos que tirou para este blog.

3 comentários:

  1. É importante registrar a minha admiração pelo esforço comunitário para a concretização desta cerimônia que tanto nos diz das raízes do povo seridoense. Gente de fé, unida na devoção e abençoada pelo dom da criatividade e do empreendedorismo. Destaco isso porque não tem outra explicação para que uma professora e um comerciante (trocador de óleo como ele gosta de ser chamado), consigam criar e formar quatro filhos. Aqui vai uma homenagem ao meu pai Gilton do óleo e minha Mãe Maria Gisélia, Lélia. Quem não ouviu falar de Dr. Flaubert um dos maiores médicos do nosso estado. Criado em berço de terços, livros e, por que não, de óleo das mãos do meu pai. Um verdadeiro orgulho. Lembro também do meu irmão Promotor de Justiça, Cleiton Sena de Medeiros, que com uma mão na Lei e outra nos valores que nossos pais nos deram, resguarda a população do Estado do Ceará. Não satisfeitos, engendraram mais dois rebentos. Um que galgou as ciências jurídicas e o outro as ciência médicas, Glauter Medeiros e Sebastião Neto respectivamente. E a vida nos presenteia mais uma vez. Nasceu o terceiro neto, Bernardo Nóbrega de Medeiros, a estrelinha com sangue seridoense e natalense. Sem dúvida alguma, uma das explicações para a união de nossa família ganha razão no manto protetor de Nossa Senhora. E como forma de retribuir isso o meu pai foi um dos organizadores do 3º Ano do Terço dos Homens. Uma confraternização espetacular com mais de 1.000 fiés. Difícil imaginar tal magnitude se considerarmos que até pouco tempo o terço dos homens tinha umas 30 pessoas. Respeito o poder congregador que todos depositam em meu pai e entendo que essa virtude provém da sua humildade e no seu espírito vanguardista. Parabéns Pai e muito obrigado mãe!

    ResponderExcluir
  2. Quero deixar expresso, o prazer que tive em estar com Eliel Bezerra, pessoa que goza de respeito profundo de toda nossa familia pelo que ele representa ate hoje pelo seridó. E ao meu filho Glauter, , que fez esse comentário anterior, só tenho algo a dizer: Que deus lhe ilumine meu filho. Vc é oTerceiro dos quatros melhores filhos do mundo. Gilton Medeiros

    ResponderExcluir
  3. Quero agradecer a todos que participaram das nossa comemoração,obrigado a vc eliel que este aqui conosco, esperamos esta comemoraçõa sirva de exemplo e que a cada dia outras cidades de nossa região possa comemorar e fundar o terço dos homens.Edmar Jose da Silva

    ResponderExcluir