quinta-feira, 19 de julho de 2012

Saúde na Escola comemora um ano de ações em Caicó.

Mais de 3,7 mil alunos e professores atendidos e o projeto de saúde escolar da rede de ensino pública de Caicó chega a um ano de atuação, levando exames e consultas de saúde visual, vocal, bucal e auditiva para dentro das escolas. 

No contato semanal com os diferentes bairros e distritos do município, adaptações na operacionalização e adequação à realidade de cada local visitado contribuíram para uma maior eficácia e qualidade das ações desenvolvidas.

“Como se trata de uma ideia pioneira na região, a primeira etapa foi marcada por adaptações. É a primeira vez que o município recebe um projeto como esse, com ações de promoção e prevenção e também de tratamento e cura de doenças nas escolas. Mas a vivência só muniu de estratégias a vontade e preparação já existentes na equipe”, destaca o fonoaudiólogo Terciano Bezerra, coordenador operacional do projeto Saúde na Escola. 

Outro ponto visto como positivo por todos que compõem a organização do projeto é a parceria de sucesso entre a equipe da Secretaria Municipal de Saúde e o Instituto Pedro Cavalcanti (IPC), ONG executora das ações de saúde vocal e auditiva nas instituições.

“É um trabalho feito em conjunto e que se completa. Antes da visita dos especialistas do instituto, para a realização de consultas e exames, as escolas recebem a equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF), que promovem palestras e orientações, sensibilizando alunos e professores sobre a parte de prevenção de doenças”, destaca a coordenadora geral do Programa Nacional Saúde na Escola (PSE) na prefeitura de Caicó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário