segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Mesmo proibida, subida de pessoas nas dunas de Jenipabu, RN, é comum

Um exemplo de descumprimento de regra e desrespeito à natureza. O G1 flagrou, na manhã deste domingo (21/10), crianças e adultos subindo e descendo nas dunas de Jenipabu exatamente no trecho cuja prática foi proibida pelo Ministério Público Estadual (MPE), ainda no ano de 2005. 

A subida ou descida incontrolável de pessoas nos campos dunares altera o cenário das dunas móveis e fixas de Jenipabu, reconhecidas pela sua imponência e beleza naturais.Nenhum guarda ou policial ambiental foi visualizado pela equipe de reportagem enquanto permaneceu na orla da praia. 

As dunas são protegidas por lei e estão dentro da Zona de Proteção Ambiental de Jenipabu, regularizada através do decreto nº 16.620 de 17 de maio de 1995. 

A fiscalização das atividades desenvolvidas dentro do limite da APA Jenipabu é de responsabilidade do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema/RN), órgão subordinado ao Governo do Estado. 

Além da prática ilegal de subida e descida nas dunas, o fluxo de bugueiros na areia da praia realizando passeios turísticos é intenso. Nas marés altas, pedestres e buggys disputam espaço na areia para tráfego. 
G1-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário