quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Papa pede 'renovação' da Igreja antes de renúncia histórica

O papa Bento XVI pediu nesta quinta-feira uma verdadeira renovação na Igreja Católica em uma cerimônia de despedida emocionada com padres de sua diocese em Roma e afirmou que ficará "escondido do mundo" depois de renunciar no fim deste mês.

"Precisamos trabalhar para a realização do verdadeiro Concílio e para uma verdadeira renovação da Igreja", afirmou o Papa em um raro discurso improvisado, se referindo ao Concílio Vaticano II da década de 1960. 

"Embora eu agora esteja me recolhendo para orações, estarei sempre perto de todos vocês e tenho certeza de que vocês permanecerão próximos a mim, ainda que eu esteja escondido do mundo". 

O pontífice de 85 anos falou sobre suas experiências pessoais como um jovem padre reformista e sobre o entusiasmo com o Concílio, que mudou a cara do catolicismo ao revisar rituais arcaicos, como a missa em latim. 
AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário