sexta-feira, 19 de abril de 2013

Cooperativas participam de encontro regional em Currais Novos

Cooperativas da região do Seridó participam durante esta sexta-feira (19) no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Currais Novos, de encontro realizado pela OCB RN (Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Norte ) e SESCOOP RN (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Rio Grande do Norte), que tem como tema “Cooperativismo fortalecendo a economia potiguar”. 

Na abertura do evento, Sônia Rocha, presidente do SESCOOP RN, disse que “através do cooperativismo, cidades e regiões podem se desenvolver”. De acordo com dados apresentados por Sônia, o Rio Grande do Norte possui 215 cooperativas, e no total, 73.374 associados. 

“Mais de 1,5 milhão de pessoas em todo o Estado, consomem produtos oriundos de cooperativas, direta ou indiretamente”, finalizou. Convidado do evento, o prefeito de Currais Novos, Vilton Cunha, afirmou que o maior problema e desafio de sua gestão, é a geração de emprego no município. “Precisamos capacitar as pessoas e fazer com que elas desenvolvam atividades próprias, criando novos empreendedores no município”, disse Vilton. 

A nova cooperativa de resíduos sólidos de Currais Novos, que contará com 38 cooperados, é um dos exemplos que a gestão municipal apresentou como meio de gerar renda para as famílias que sobrevivem da reciclagem desses materiais. 

O prefeito lembrou que o pequeno produtor rural poderia ter outros meios de obter renda nesse período de estiagem, com a exploração de minérios. “O Totoró, por exemplo, tem uma grande potencialidade para a produção de paralelepípedos, e nós temos que estimular isso”, disse Vilton.

Nenhum comentário:

Postar um comentário