Assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade é a principal meta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, que foi lançado nesta sexta-feira, 12, em Currais Novos, com a participação da coordenadora do Pacto no Rio Grande do Norte, a professora Dra. Denise M. de Carvalho Lopes.
O encontro também contou com a presença dos professores e coordenadores da rede municipal de ensino, da coordenação e direção da Secretaria Municipal de Educação, do diretor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN – Campus Currais Novos, professor Rady Dias, da 9ª Dired, e do prefeito municipal, Vilton Cunha.
“Assumimos o compromisso em ajudar a desenvolver a educação em nosso município”, disse Vilton, que destacou o avanço de diversos países do mundo através da educação. “A educação tem que ter lugar de destaque”, finalizou.
Durante o lançamento do Pacto, a SEMEC apresentou um novo programa de desenvolvimento dos índices educacionais do município, o “Você Ensinou, o Aluno Aprendeu”, prêmio que será entregue a dois professores do 4º, 5º e 9º da rede municipal de ensino, além de seus coordenadores pedagógicos, que desenvolvam as melhores práticas pedagógicas de leitura, escrita e raciocínio lógico-matemático, visando à promoção de impactos positivos na elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
A Meta até fevereiro de 2014, quando haverá a premiação dos professores e coordenadores durante a Semana Pedagógica, é elevar o IDEB do 5º ano de 4,5 para 4,7, e do 9º ano de 3,8 para 4,1.
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Professora Doutora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Denise M. de Carvalho Lopes nasceu em Currais Novos e estudou em diversas escolas públicas do município. “É uma grande alegria retornar a Currais Novos, e principalmente quando o assunto é educação”, disse.
Coordenadora do PNAIC no RN, Denise mostrou que o programa tem como principal objetivo alfabetizar todas as crianças brasileiras até os oito anos de idade, com foco nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. Segundo Denise, as questões que justificam um pacto pela alfabetização das crianças são: acesso à escola não assegurado a todos; fracasso histórico da escola brasileira na alfabetização de crianças e a não garantia de aprendizagem da leitura e da escrita a todos os alunos.
No Censo do IBGE de 2010, a taxa de crianças não alfabetizadas aos 8 anos no Rio Grande do Norte representava 27%, enquanto que no Brasil a média era de 15%.
O desafio do Pacto é garantir que todos que entrem na escola consigam aprender a ler e escrever no período a que é destinado, fazendo que com que haja a redução na distorção idade-série na Educação Básica.
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