sexta-feira, 3 de maio de 2013

Bento 16 retorna ao Vaticano e é recebido por Francisco

O papa emérito, Bento 16, de 86 anos, retornou nesta quinta-feira, às 16h45 locais, de helicóptero, ao Vaticano, proveniente de Castel Gandolfo, onde residiu por dois meses, depois de tornar efetiva a sua renúncia, em 28 de fevereiro, anunciou o gabinete de imprensa do Vaticano. 

Bento 16 se instalará perto de seu sucessor, Francisco, em uma coabitação sem precedentes na história da Igreja.Uma delegação oficial formada, entre outros, pelo decano do colégio cardinalício, Angelo Sodano, e pelo secretário de Estado, Tarcisio Bertone, que foi seu braço direito, o recebeu no heliporto, indicou o gabinete de imprensa do vaticano, que esclareceu que não distribuirá fotos de sua chegada, levantando dúvidas na imprensa sobre seu estado de saúde. 

Sucessivamente, o papa Francisco recebeu pessoalmente Bento 16 na entrada do monastério "Mater Ecclesiae", onde o papa que renunciou por falta de forças residirá no Vaticano. 

"O papa Francisco o recebeu com grande fraternidade e cordialidade. Depois se dirigiram à capela do monastério para uma breve oração", disse em um comunicado a Santa Sé. 

O papa Emérito viverá no convento "Mater Ecclesiae", reformado para a ocasião e localizado nos jardins do menor Estado do mundo.

O porta-voz papal, padre Federico Lombardi, desmentiu novamente nesta quinta-feira que o Papa Emérito esteja gravemente doente, como afirmaram meios de comunicação espanhóis depois de aparecer muito cansado, com uma bengala, durante o histórico encontro no fim de março com Francisco. 
AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário