A interiorização da formação médica no Rio Grande do Norte contemplará os municípios de Currais Novos, Caicó e Santa Cruz a partir de 2014, através da implantação do curso de Medicina da Universidade Federal do Seridó (UFRN).
Com o objetivo de discutir sobre o tema, o prefeito Vilton Cunha e a secretária municipal de saúde, Tércia Leda, participaram de reunião na reitoria da UFRN nesta terça-feira (14), com a comissão de implementação do curso de medicina no interior, formada por Dr. George Dantas, Virgínia Dantas, e do pró-reitor de graduação da UFRN, Alexandre Menezes.
O curso traz uma nova proposta pedagógica no formato multicampi, onde os alunos terão aulas nas três cidades polo. “Currais Novos tem uma grande possibilidade de receber em 2014 a residência médica em cirurgia”, disse o professor Dr. George Dantas.
A Universidade irá realizar um diagnóstico do sistema de saúde das regiões Seridó e Trairi para conhecerem as principais dificuldades enfrentadas na área, e dessa forma, buscar a partir do curso, métodos que auxiliem numa melhor assistência médica nas regiões.
“Nossa preocupação é que os alunos estejam inseridos numa rede de saúde que funcione”, disse Virgínia.
O prefeito apresentou algumas ações desenvolvidas nesses primeiros quatro meses do ano como forma de ajudar na melhor assistência básica de saúde à população, como a expansão do Programa Saúde da Família (PSF), as novas equipes do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), além dos projetos de recuperação, expansão e construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS), da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e da implantação do SAMU.
“Queremos que os alunos de medicina encontrem uma boa estrutura na nossa rede de saúde, e para isso, iremos investir nessa área para beneficiar toda a população”, disse Vilton.
“Currais Novos é uma das referências na medicina de urgência e trauma, e a residência médica só trará benefícios”, finalizou George
Nenhum comentário:
Postar um comentário