sexta-feira, 3 de maio de 2013

Encontro em Natal reúne prefeitos e ministros. Problemas das cidades e pacto federativo são temas de debate

Prefeitos do Rio Grande do Norte se reuniram durante esta sexta-feira (03) na Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, no Centro Administrativo do Estado, em Natal, para discutirem problemas em comum entre os municípios, com ministros do Governo Federal. Participaram do encontro, os ministros Fernando Bezerra Coelho (Integração Nacional), Garibaldi Filho (Previdência), Ideli Salvati (Relações Institucionais), e Aguinaldo Ribeiro (Cidades). 

O “mutirão de audiências” conta com o auxílio de técnicos de diversos ministérios, como Educação, Saúde, Agricultura, Desenvolvimento Social, entre outros. 

O Prefeito Vilton Cunha, e os secretários Celso Cruz (Turismo e Desenvolvimento Econômico) e Tércia Leda (Saúde), estiveram presentes nas reuniões e visitaram os estandes dos ministérios. 

Em conversa com a Deputada Federal, Fátima Bezerra (PT), Vilton pediu apoio para a expansão do CERES da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no município, para que mais cursos se instalem na cidade. 

Também estiveram presentes no encontro, o Prefeito de Natal, Carlos Eduardo, o Presidente da Federação dos Municípios do RN, Benes Leocádio, a Governadora Rosalba Ciarlini, a Deputada Federal Sandra Rosado, deputados estaduais, e o Presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves. 

O Prefeito da capital pediu que os ministros e o governo federal busquem um novo pacto federativo, que irá contribuir com o fortalecimentos dos municípios brasileiros. 

“A realidade dos prefeitos do interior é triste, principalmente pela terrível seca”, disse Carlos. O presidente da FEMURN enumerou as diversas dificuldades enfrentadas pelos municípios, mas agradeceu o esforço do governo federal em proporcionar programas que beneficiam a maioria dos brasileiros, como o “Minha Casa, Minha Vida”, Caminho da Escola e a expansão dos Institutos Federais. 

“Estamos aqui como pacientes, e espero que a ministra Ideli seja como uma média cirurgiã, buscando solucionar o foco do problema”, afirmou. Durante a solenidade, 23 prefeitos receberam do Ministério do Desenvolvimento Agrário, máquinas retroescavadeira para auxiliar no enfrentamento da estiagem. 

Outros 154 municípios potiguares também serão contemplados com os equipamentos. O presidente da Câmara lembrou o bom momento político que o Estado vive. “A Presidenta Dilma, em breve, virá ao nosso Estado anunciar obras importantes, como a duplicação da BR 304, o programa Brasil Mais Seguro, as obras do Museu da Rampa, e a ordem de serviço da barragem de oiticica, sonhada há mais de 50 anos”, disse Henrique. 

O deputado também afirmou que nunca presenciou uma situação tão injusta com os municípios como esta, onde a seca está dizimando o rebanho do Estado. A Governadora Rosalba lembrou que a única candidatura em pauta é a do RN. 

“O mandato é finito, mas o Rio Grande do Norte fica”, disse. Rosalba mostrou as grandes obras estruturantes que estão sendo edificadas no Estado, como a Arena das Dunas e o Aeroporto de São Gonçalo. 

Último a falar no Encontro com os Prefeitos, o Ministro da Previdência, Garibaldi Filho, falou sobre o trabalho desenvolvido a frente do Ministério. “Prefeitos, pensem numa previdência própria para os seus municípios”, pediu Garibaldi, mostrado que dos mais de 5 mil municípios do país, quase dois possuem o regime. 

Entre os diversos projetos apresentados pela Prefeitura de Currais Novos aos técnicos dos ministérios, a ampliação, reforma e construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS), pavimentação de ruas, Cidades Digitais, Centro Cultural Pedra do Cruzeiro, barragens submersas, patrulha mecanizada, construção de cisternas e barreiros, instalação de dessalinizadores, esgotamento sanitário do Povoado Cruz, entre outros.




Nenhum comentário:

Postar um comentário