quarta-feira, 6 de abril de 2016

Dose diária de vitamina D melhora coração com insuficiência, diz estudo.

Uma dose diária de vitamina D melhora o funcionamento do coração de pessoas com insuficiência cardíaca, revela uma pesquisa desenvolvida ao longo de cinco anos pela Universidade de Leeds, no Reino Unido, e apresentada ontem no encontro anual do Colégio Americano de Cardiologia, nesta segunda-feira. 

O estudo envolveu mais de 160 pacientes que se dividiram em dois grupos: um que ingeriu por um ano cápsulas de vitamina D, e outro que tomou comprimidos de placebo. As alterações na função cardíaca dos dois grupos foram medidas por ultrassom, permitindo acompanhar, entre outros aspectos, a quantidade de sangue bombeada a cada batimento, o que é conhecido como fração de ejeção. 

Esse índice, em uma pessoa saudável, fica geralmente entre 60% e 70%. Nos pacientes com insuficiência cardíaca incluídos no estudo publicado nesta segunda, a fração de ejeção média era de 26%. 

Nos 80 pacientes que tomaram vitamina D, a função de bombeamento melhorou de 26% para 34%. Já nos outros, que tomaram placebo, não houve mudança na função cardíaca. 
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário