A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) criou na manhã desta terça-feira, 12, a primeira incubadora de empresas no interior do estado.
A I9AGROTEC, Incubadora de Empresas da Escola Agrícola de Jundiaí, fica localizada no Campus Macaíba e se junta à Inova Metrópole, Bioinova, Tecnatus e a InPacta no rol das incubadoras oficiais dentro do âmbito administrativo da UFRN.
“Este é mais um importante momento para o empreendedorismo, sobretudo universitário, inserido que está dentro do sentido de estreitarmos relações com o setor produtivo e industrial”, destacou o relator da proposta, Valter José Fernandes Júnior.
Em um momento de contextualização, ele acrescentou que a Universidade já possui 136 pedidos de registro de patente, dos quais dois já se transformaram em concessões efetivas.
Segundo o também pró-reitor de Pesquisa, atualmente há 34 empresas incubadas.
“Apesar de este último dado aparentemente ser pequeno, possui um simbolismo pelo fato de estarmos à frente de todas as outras universidades nordestinas. Além disso, é de se ressaltar a curva ascendente do primeiro número, já que mais do que quadruplicamos os pedidos em um espaço de cinco anos”, colocou o vice-reitor José Daniel Diniz Melo, responsável pela condução da reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), momento em que a proposta de resolução para criação da incubadora foi aprovada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário