A Estação Primeira de Mangueira é a campeã do Carnaval carioca 2019. A agremiação levou para a Sapucaí, no segundo dia de desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, o enredo “Histórias para ninar gente grande”, que destacou heróis da resistência negros e índios. O samba também homenageou a vereadora Marielle Franco, assassinada no ano passado.
Comandado pelo carnavalesco Leandro Vieira, a escola contou com 24 alas e cinco alegorias luxuosas e chamativas.
Uma delas, inclusive, apresentou uma releitura do Monumento às Bandeiras, que fica em São Paulo, no Ibirapuera. Além das alegorias, a comissão de frente da Mangueira também foi destacada por desconstruir a imagem de figuras conhecidas nos livros de história do Brasil.
A vitória da Mangueira já era esperada pelos membros da escola e amantes do Carnaval.
Um dia após os desfiles do Rio de Janeiro, a escola ganhou o Estandarte de Ouro, organizado pelo Jornal O Globo, uma das premiações mais importantes do Carnaval carioca. A última vitória foi em 2016.
Na quadra da escola, o público comemorou e também criticou o presidente Jair Bolsonaro (PSL) enquanto festejam. “Ei, Bolsonaro, vai tomar no c*”, era o som entoado pelos carnavalescos.
Vila Isabel e Viradouro ocuparam respectivamente o segundo e terceiro lugar. Já a Imperatriz Leopoldinense e a Império Serrano foram rebaixadas.
Yahoo
Nenhum comentário:
Postar um comentário