O deputado Vivaldo Costa (PSD) protocolou no plenário da Assembleia Legislativa pedido para que seja realizado Audiência Pública, através do Centro de Estudos e Debates, para discutir a problemática do aumento da incidência de alguns tipos de câncer, na região Seridó.
O parlamentar foi recebido na manhã desta quinta-feira (7) pela professora Tirzah Braz, do Departamento de Biologia e Genética da UFRN, que desenvolveu uma pesquisa sobre “Polipose colônia hereditária na região do Seridó.
O estudo mostra que a incidência recorrente de determinadas síndromes ocorre devido à relação entre pessoas com certo grau de parentesco. Estas famílias são mais abertas a desenvolverem alguns tipos de câncer. A pesquisa atestou que a incidência de polipose colônia no mundo possui taxas de frequência bem superiores nas cidades seridoenses.
Com base neste diagnóstico o deputado Vivado Costa afirma que este assunto precisa ser debatido pelos vários órgãos e entidades seridoenses. E que o governo precisa potencializar mais pesquisas no setor com recursos e políticas de incentivo.
“Esta pesquisa precisa ser conhecida e a partir dela alternativas merecem ser pensadas. É alto o índice de pessoas do Seridó acometidas com câncer. Muitos já perderam a vida. É comum encontrarmos famílias que os primos se casaram e assim por diante. Aliás, se formos investigar iremos descobrir que quase todo seridoense tem um parente em comum”.
A pesquisa desenvolvida por Tirzah, sobre a “Polipose colônia hereditária” na Seridó, é um dos 15 estudos que serão premiados no próximo dia 30 de março em Atlanta (EUA) pela Associação Americana para Pesquisa do Câncer com a Global-Scholar-In-Training Award.
Nenhum comentário:
Postar um comentário