Atendendo a convite da diretoria do Clube de Engenharia do Rio Grande do Norte, o diretor regional do Consórcio Inframérica, Ibernon Martins Gomes, falou sobre o projeto, execução e cronograma do Aeroporto de São Gonçalo, dando sequência ao “Ciclo de Palestras Técnicas”, na noite de terça-feira, 17, na sede do clube, para uma platéia formada principalmente por engenheiros.
“O Aeroporto Augusto Severo já superou sua capacidade. Quando ele foi ampliado tinha um fluxo de 890 mil pessoas e hoje, dez anos após, passou para 2,5 milhões.
O Aeroporto de São Gonçalo, em sua primeira fase, terá capacidade para receber seis milhões de passageiros”, revelou, acrescentando que o terminal do Aeroporto de São Gonçalo terá 40.000 metros, sendo três vezes maior do que o do Aeroporto Augusto Severo.
Demanda
“O aeroporto já nasce compatível com a demanda do Nordeste e será o sétimo do Mundo em tamanho. Essa é a nossa realidade: nascemos com uma imensa capacidade operacional”, enfatizou Ibernon Gomes, ressaltando que somente o estacionamento terá capacidade para 1.500 vagas.
O Aeroporto de São Gonçalo está instalado numa área de 1.500 hectares e operará 24 horas por dia, numa região totalmente agrícola, com pista de 3.000 metros quadrados por 60 de largura, que absorve totalmente a largura do maior avião em operação no mundo, o A380, que tem a envergadura de um campo oficial de futebol.
Prazo
“Nós tínhamos até julho de 2012 para a entrega dos projetos básicos, mas fizemos isso antecipadamente, em junho, com tudo entregue no dia 23, quando implantamos a primeira estaca do terminal de passageiros”, informou Ibernon, enquanto relatava detalhes técnicos e operacionais da obra, revelando, também, que o terminal de passageiros seria construído em dois níveis.
O diretor regional do Consórcio Inframérica também fez uma avaliação da queda de vôos internacionais para Natal, atribuindo a isso a questão da variação do preço do dólar. “Claro que também houve acomodações”, criticou, lembrando a vantagem do Rio Grande do Norte estar no que ele chamou de “esquina do Mundo”.
Voltando a falar das vantagens da localização do Aeroporto de São Gonçalo, lembrou que muitos vôos não precisariam de reabastecimento para chegar ao RN.
Vantagens
“O RN tem uma matriz de combustível aeronáutico em Guamaré, com capacidade competitiva, perto do Aeroporto de São Gonçalo, o porto de Natal está a apenas 30 quilômetros do equipamento e somos auto-suficientes em gás natural. Além disso, o RN é rico em energia eólica, portando 73% das concessões do Brasil e há apenas 20 quilômetros teremos uma Zona Proteção Exportação (ZPE)”, enumerou o engenheiro Ibernon Gomes, lembrando a vocação turística do estado que tem 400 quilômetros de litoral.
Sobre os possíveis entraves, que ele considera como desafio, frisou algumas questões básicas: O Plano Diretor da cidade de São Gonçalo, onde existe um compromisso que já é Lei e a questão dos acessos, que ele considera mais complicado, mas, que também tem projeto já licitado pela Caixa Econômica Federal, aguardando o início das obras.
“Tenho a expectativa que se resolva e hoje eu sofro particularmente com isso”, revelou Ibernon, enquanto mostrava o mapeamento das áreas que receberam as vias de mobilidade. “Soluções existem, basta botar para frente”, cobrou.