terça-feira, 14 de dezembro de 2010

13º salário dos servidores municipais de Currais Novos será pago dia 18.

A Prefeitura Municipal de Currais Novos, através da Secretaria de Finanças anunciou nesta terça o pagamento do restante do 13º salário para os servidores municipais.

A Prefeitura já havia pago 40% no mês de julho. Os outros 60% restantes será pago no próximo sábado (18), injetando na economia da cidade R$ 668.000,00 e mais R$ 378.000,00 de encargos.
A.I-PMCN

Sessão da Câmara de Vereadores de Currais Novos- 14/12/2010.

Odon Junior:

Requerimento a mesa diretora da câmara, em regime de urgência, a realização de audiência pública, na câmara municipal, durante o período da semana pedagógica 2011, promovida pela secretaria municipal de educação, para debater a situação do piso salarial profissional nacional dos professores do magistério público da educação básica, no município de Currais Novos.

João Neto:

Requerimento, ao prefeito municipal, que viabilize calçamento para as ruas vereador Jose Sales Sobrinho, Tomaz Galvão, Major Felizardo, Dr. Einar Chacon e complementação da rua Jose Carlos Ferreira, no bairro Manoel Salustino; ao prefeito municipal, em regime de urgência, a colocação de luminárias em postes localizados no sítio Lagoa dos Santos.

Maria Aparecida:

Requerimento ao diretor do escritório da Caern, Marcos Antonio Assunção, extensivo ao secretário de infra estrutura, a manutenção da rede de esgoto geral na rua Aristides Gomes, presidente Kennedy, ver. Tomaz Pinheiro e professora Maria Jose Varela.

Votação dos vetos, pelo poder executivos, no orçamento para 2011.

O vereador Izinho Brandão havia colocado emenda, no orçamento municipal para 2011, solicitando a redução de 40 para 5 por cento, no crédito suplementar da prefeitura curraisnovense, o que foi vetado pelo prefeito da cidade. Houve a votação e o veto foi mantido por maioria. 05 votos sim, a favor do veto do prefeito e 04 não. Assim o prefeito terá direito a abrir crédito suplementar de 40 por cento, em cima do orçamento de 2011, que é estimado na casa dos 50 milhões de reais.

O vereador Odon Junior apresentou duas emendas que foram vetadas pelo prefeito, mas a câmara derrubou o veto , assegurando assim as emendas do vereador do PT, na câmara municipal. A emenda de número 003, que solicita aditivos para a recuperação da escola municipal Salustiano Medeiros, na zona urbana do municipio, foi colocada no orçamento por votação que obteve 7 votos a favor e 02 contra.

A outra emenda do vereador Odon Junior foi a de número 04 que pede aditivos para um melhor abastecimento de água, na comunidade Maniçoba, em nosso município. A votação foi de 06 votos a favor contra 03. O veto do prefeito de Currais Novos foi derrubado.

///////

A Câmara de vereadores de Currais Novos termina o ano legislativo nesta quarta feira, 15 de dezembro, com a reunião acontecendo às 11 horas no plenário da rua Vivaldo Pereira, no centro da cidade. O presidente da casa, João Neto, fez a convocação aos nobres pares para a última reunião do ano.
A.I-CMCN

ANCHIETA JÚNIOR TOMARÁ POSSE HOJE COMO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE JARDIM DO SERIDÓ.

Hoje ás 17 horas no prédio da Câmara Municipal de Jardim do Seridó haverá á última sessão ordinária do atual período legislativo.

A seguir ocorrerá a sessão onde será emposado a nova mesa diretora da Câmara Municipal jardinense para o biênio 2011/2012.

Será presidente o edil Anchieta Júnior. O vice, a vereadora Geralda Sampaio. O 1° secretário, Joaci Costa. O 2° secretário, Dedé do Consórcio.

Governo do Estado entrega três novos microônibus adaptados para alunos com deficiência física.

O Governo do Estado fará entrega na próxima semana de três novos microônibus adaptados para alunos da rede pública com deficiência física. Com os novos veículos, a Secretaria Estadual de Educação passará a ter seis microônibus adaptados.

Estão sendo investidos nos novos veículos a soma de R$ 504 mil, beneficiando a cerca de 150 estudantes com deficiências físicas de Natal e região metropolitana. Os microônibus são utilizados para conduzir os alunos com deficiências físicas no trajeto casa/escola e escola/casa.

Os veículos são também utilizados no transporte de alunos para o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Esse atendimento é feito no Centro Estadual de Educação Especial, localizado no Centro Administrativo, e ocorre sempre no turno em que o aluno não está em sala de aula.
A.I

PREFEITURA DE PARELHAS PAGA 13º E ENCERRA 2010 COM SALÁRIOS EM DIA.

Até á próxima sexta-feira (17) todos os servidores da Prefeitura Municipal de Parelhas terão recebido o 13º salário de 2010. O pagamento referente à Dezembro também será realizado até o último dia do mês, o que comprova o comprometimento da administração em manter os salários rigorosamente em dia. "Apesar das dificuldades, estamos encerrando mais um ano com os salários dos nossos servidores rigorosamente em dia. É muito bom poder dar essa notícia", disse o prefeito Francisco Medeiros.

Segundo o prefeito, além da folha de funcionários, a prefeitura realiza mensalmente o pagamento de precatórios, o que soma uma média de 20 mil todos os meses. “São dívidas de salários atrasados desde o final dos anos 90”, acrescentou.

A prefeitura injeta na economia do município, apenas no último mês do ano, aproximadamente um milhão e 400 mil reais. “Com essa injeção estamos ajudando a manter o comércio local aquecido e gerando indiretamente emprego e renda para nossos munícipes”, finalizou Francisco
A.I

Ao lado de Rosalba, José Agripino e Garibaldi, Felipe Maia participa de festa de encerramento de Santa Luzia em Mossoró.

Milhares de fiéis participaram na segunda-feira (13), do encerramento dos festejos da padroeira de Mossoró, Santa Luzia. O último dia de festa começou com procissão que percorreu vários bairros do município e que foi concluída com missa celebrada pelo bispo diocesano Dom Mariano e pelos padres Flávio Augusto e Walter Collini.

Na ocasião, a governadora eleita Rosalba Ciarlini, os senadores José Agripino e Garibaldi Alves, o deputado federal Felipe Maia, a prefeita do município Fafá Rosado, o deputado estadual Leonardo Nogueira e a vereadora Cláudia Regina acompanharam todo o percurso da procissão que terminou na Catedral de Santa Luzia.

O deputado Felipe Maia aproveitou a oportunidade para agradecer aos eleitores o reconhecimento pelo trabalho realizado e a santa pelas benções. “Recebo com alegria a manifestação de carinho da população e venho agradecer pelo o que já conquistei. Creio que é no exemplo de coragem de Santa Luzia que devemos nos espelhar”, afirmou o deputado.
A.I

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Festa de Sant’ana de Caicó é patrimônio cultural brasileiro.

A Festa de Sant’Ana no município de Caicó, no Rio Grande do Norte é o mais novo bem cultural brasileiro protegido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan. O Conselho Consultivo do órgão aprovou, em reunião na última sexta-feira (10), a proposta de tombamento da Festa, que há mais de 260 anos reúne milhares de fiéis de toda a região Seridó.

A Festa de Sant'Ana reúne diversos rituais religiosos, profanos e outras manifestações culturais. A festa está enraizada na história de Caicó, remontando a formação da sociedade brasileira no período da colonização. Ocorre todos os anos, entre a quinta-feira anterior ao dia 26 de julho, dia de Sant'Ana, até o domingo seguinte. Os dias da comemoração incorporam outras manifestações culturais, com destaque para a produção das comidas típicas e a confecção do artesanato sertanejo, como os bordados do Seridó, que chegaram à região pelas mulheres dos colonizadores portugueses.

De acordo com o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, os tombamentos e o registro aprovados pelos conselheiros reafirmam a proposta de ampliar a lista de bens protegidos e o novo conceito de patrimônio cultural, defendido pelo Iphan. “Cada vez mais a diversidade do patrimônio cultural está representada e protegida pelo governo federal”, afirmou
A.I

ATLETAS DO FUTURO EM CONFRATERNIZAÇÃO.

O Programa Atleta do Futuro, do SESI, realizou neste domingo (12) uma confraternização de final de ano que reuniu certa de 300 crianças e pais no SESICLUBE em Natal. Na ocasião as crianças participaram de várias atividades como jogos de salão, parquinho, com pipoca, algodão doce e muita animação.

A organização do evento é de Ana Paula, que ao lado de Tânia Padilha, coordenadora de atletismo e equipe realizou junto com o Papai e Mamãe Noel a distribuição cestinhas de Natal para toda a criançada, mães e pais presentes na festa.

O Programa Atleta do Futuro atende 300 mil jovens de sete a 17 anos em todo o país, que são dependentes de trabalhadores da indústria e membros da comunidade. Trata-se de um Programa sócio-educativo de cunho esportivo para atendimento de crianças. Compreende cursos de iniciação e aperfeiçoamento em diferentes modalidades esportivas.

A meta do Programa Atleta do Futuro é chegar a 500 mil crianças e adolescentes matriculados nas instalações esportivas do SESI até 2015. Metade deles deverá ser inserida por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

A lei beneficia empresários que investem na atividade física de seus trabalhadores e dependentes e, como contrapartida, têm descontos no imposto de renda e lucro social.
A.I-Fiern

AUTO DE NATAL EM LAGOA NOVA.

O Natal de Lagoa Nova esse ano vai ganhar um toque mais especial. Jovens do Programa PROJOVEM lagoanovense estão nos ensaios e na montagem do espetáculo de um auto natalino denominado: Um presente de Natal.

Com esta apresentação, o programa pretende fechar as suas atividades de 2010 com chave de ouro. A intenção da coordenação do PROJOVEM local é garantir uma maior integração dos jovens no meio cultural e social, promovendo paralelamemente uma homenagem a uma das datas de maior sensibilidade humana, o nascimento do menino jesus.

A encenação está prevista para acontecer dia 19 de Dezembro (Domingo), ás 20 horas após a missa dominical no pátio da casa paroquial. Segundo um dos Coordenadores da SEMAS, Ruxley Bernadino, pontos cruciais como os elementos culturais e da religiosidade que envolvem a data serão abordados na peça musical pelos alunos do Projovem.

Os ensaios do auto estão sendo coordenados pelo dançarino lagoanovense Jailton Rufino, artista de grande experiência em artes cênicas e shows musicais. A Prefeitura local vem oferecendo o apoio total necessário através da Secretaria Municipal de Assistência Social - SEMAS e Casa das Famílias - CRAS.
A.I-PMLN

FESTA DO ROSÁRIO DE JARDIM DO SERIDÓ PROMETE SER SUCESSO.

A casa do Rosário de Jardim do Seridó, patrimônio material da Irmandade de São Sebastião e Nossa Senhora do Rosário, está realmente digna de sua festa, o novo tesoureiro da irmandade, Cleso José da Silva reformou essa casa começando pela fachada onde ganhou uma nova pintura, dando um grande destaque para o ícone da irmandade, a coroa que representa os jardinenses ausentes e presentes, todas as gerações, que por aqui passaram, entrelaçada no rosário, símbolo de nossa festa.

A reforma contou ainda com a substituição das duas antigas portas da frente, reforma da calçada, asseio das paredes internas, substituição da velha instalação elétrica, colocação de piso no muro, pintura da parte interna da casa, entre outra pequenas ações. Segundo Cleso, essa será uma das maiores festas já realizadas em Jardim do Seridó, desde a parte religiosa, com missas, novenas e procissões, além da parte social, a começar das atrações que se apresentam desde o dia 31 deste mês até o dia 01 de janeiro, após a procissão.

30 de dezembro de 2010 (quinta-feira) - 21h00: Em frente à casa do Rosário, leilão e show ao vivo com os cantores Paulinho e Parcélio.

31 de dezembro de 2010 (sexta-feira) - Das 08h30 às 22h00: No Pavilhão ao lado da Igreja Matriz, Leilão e retreta com Banda de Música Euterpe Jardinense. A partir das 23h30: Reveillon com Canindé Moreno e Banda Som Real ao lado da Matriz. No Salão de Joaquim Baltazar, a volta do forró de Chico Gonzaga com Chico de Manoel de Rita.

01 de Janeiro de2011 (sábado) - 19h30: Em praça pública, show com o trio paradise. No salão de Joaquim Baltazar à volta do Forró de Chico Gonzaga com Chico de Manoel de Rita
Por Marcos Dantas

BALAIO CULTURAL

Em parceria com o IPHAN, a Coordenação do Museu Histórico de Acaria estará apresentando o Balaio Cultural, importante iniciativa para preservação e valorização da cultura seridoense.
Sérgio Enilton

MERCADINHO KLEJANE SORTEIA PRÊMIOS

O Mercadinho e Lanchonete Klejane, de Jânio Costa de Medeiros, que funciona na avenida Dr. Fernandes, em Jardim do Seridó, sorteará dia 31 de dezembro, com seus clientes, 10 prêmios através de cupom promocional.

Os prêmio são os seguintes: 1° - Uma panela de pressão Teflon, 2° - Uma panela de pressão Teflon, 3° Um ferro elétrico, 4° - Um Kit de Panela Teflon, com 5 peças, 5° - Um Kit de Panela Teflon, com 5 peças, 6° Um liquidificador, 7° - Um ventilador, 8° - Um aparelho de DVD, 9° Um tanquinho de Lavar Roupas, 10° Uma TV 14' polegadas.

ESTÁ CHEGANDO O DIA DO SORTEIO NO POSTO TALITHA.

Dia 25 de dezembro o Posto Talitha, funcionando na RN 088 em Jardim do Seridó completa 2 anos de funcionamento.

Os proprietários Evandro Cavalcanti Medeiros e Fabiana J. S. Medeiros decidiram para brindar os clientes um café da manhã, a partir das 7 horas. As 9 horas daquele 25 de dezembro haverá sorteio de vários prêmios.

Para cada R$ 10,00 de combustível colocado no posto por motocicletas e outros veículos, as pessoas receberão 1 cupom que dará direito ao sorteio de 25 de dezembro.

Os prêmios são os seguintes: 10 pneus de moto Levorim; 01 vale de 50 litros de gasolina; 01 vale de 50 litros de óleo diesel; 01 ventilador; 01 ferro elétrico; 02 liquidificadores; 01 sauduicheira grill e 01 batedeira de bolo.

O Posto Talitha funciona em Jardim do Seridó 24 horas com eficiência, atenção e produtos de qualidade além de loja de conveniência.

FESTIVAL DE FANFARRAS

Sempre presente as manifestações culturais do município de Carnaúba dos Dantas, o prefeito Alexandre Dantas (Boboca) prestigiou neste sábado (11) - na Praça de Eventos Caetano Dantas - o 1º Festival de Fanfarras do Seridó, que reuniu sete bandas: Cruzeta, Parelhas, Jardim do Seridó, além das quatro Carnaubenses.

Pelo que vimos, foi um verdadeiro sucesso a iniciativa desse evento, pelo qual queremos parabenizar a toda equipe organizadora das fanfarras do nosso município e das cidades participantes.

Para o prefeito Alexandre, o apoio as manifestações culturais é de grande valia para o povo, mas sem dúvida nenhuma, para a manutenção de uma tradição artístico-cultural como a fanfarra.

Estavam lá, além do chefe do executivo, a população em geral, vereadores, secretários municipais Maria do Desterro (educação) e João da Banda (cultura e turismo), coordenadores do PETI e do CRAS, comunidade escolar, alunos e pais de alunos.

Para quem ainda tem dúvida sobre a fanfarra, ela advém do francês fanfare, que nada mais é do que um tipo de banda musical, inicialmente composto por instrumentos de sopro de metal – ao qual foram sendo incorporados outros – com estilo marcial e para exibição pública.
A.I-PMCD

SENAI e Prefeitura de Currais Novos entregam mais de 500 certificados de cursos profissionalizantes.

Em solenidade que contou com o Prefeito Geraldo Gomes, Secretários Municipais, Vereadores, representantes do SENAI e participantes dos cursos profissionalizantes do programa PROGETAR (Projeto Gerando Trabalho e Renda), foram entregues pelo SENAI em parceria com a Prefeitura Municipal de Currais Novos, através a SEMTHAS (Secretaria Municipal de Trabalho Habitação e Assistência Social), mais de 500 certificados de diversos cursos.

Foram 16 cursos realizados, onde atingiram um total de 47 turmas com a finalidade de capacitar pessoas dos mais diversos âmbitos para que possam melhorar sua renda familiar através do seu próprio trabalho.

Fernando Antônio Bezerra, Superintendente Corporativo de Relações Institucionais e com Mercado da FIERN, que na ocasião estava representando o SENAI, parabenizou a todos os participantes, desejando-lhes que os mesmo fizessem uso do aprendizado para montarem seu próprio negócio.

O Prefeito Geraldo Gomes cumprimentou todos os participantes e adiantou que está em negociação com o SENAI para novos cursos em 2011.

Durante o evento que aconteceu na última sexta-feira (10), no ginásio Geraldão, foram sorteados 46 kits e um DVD entre os participantes.
A.I-PMCN

domingo, 12 de dezembro de 2010

Miss Seridó na capa da Revista Flash.

Num ensaio clicado por Joaquim Júnior e make up assinado pelo hair stylist caicoense Sinval de Souza, a Miss Seridó 2010, a caicoense Natália Clemente de Araújo estará na capa da primeira edição da revista Flash que será lançada dia 26 de dezembro, em Jardim do Seridó.

O mais novo rebento no mercado de revistas em nosso Estado, circulará com 44 páginas em policromia e 2 mil exemplares, voltado para os eventos sociais e culturais do Seridó, tendo como colunista social Carlos Magno Dantas.

VASTA PROGRAMAÇÃO NO DIA DA EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE CARNAÚBA DOS DANTAS.

No dia em que a cidade de Carnaúba dos Dantas comemora o seu 57ª Aniversário de sua Emancipação Política Administrativa da cidade de Acari, acontecerá na cidade uma vasta movimentação esportiva e cultural.

PROGRAMAÇÃO:

SÁBADO
Local: Horto Florestal
Horário: a partir das 9 horas
CORRIDA DE JEGUE
CORRIDA DE ARGOLINHA

A noite, a partir das 20 horas, acontecer a 1ª FANFEST - Encontro de Fanfarras do Seridó,com as fanfarras das cidades de Carnaúba dos Dantas, Cruzeta, Parelhas e Jardim do Seridó.

DOMINGO
Manhã
Local: por trás do CEJUC
Horário: a partir das 9 horas
CORRIDA DE MOTOS: 1º Desafio dos Tambores, Estilo Gincana, Categorais Diferenciadas: 100, 125, 150, Força Livre e Penélope.
Tarde
Local: Estádio Municipal
Horário: 15 horas
FUTEBOL: 2ª semifinal da Copa "Adriano Dantas de Medeiros", com o jogo: Grêmio x Viracopos.

A programação da emacipação conta com os apoios da prefeitura municipal, câmara municipal e fanfarras do município.

A organização é de Civanildo Filho, Toscano Neto e Preá.

Mais de mil pessoas participam de festa de deputado em Nova Natal.

Familiares, amigos, lideranças e a comunidade de Nova Natal, localizada na zona norte de Natal comemoraram na sexta-feira (10), o aniversário do deputado federal Felipe Maia transcorrido na última terça-feira (07). Desde que foi eleito, o parlamentar escolhe comunidades e instituições para celebrar a data.

A Rua dos Atabaques ficou pequena para as mais de mil pessoas que foram prestigiar a idade nova do deputado. Um palco foi montado para receber as atrações: a cantora mirim Lanny Melo e um grupo de jovens do bairro de Pajuçara que realizou uma apresentação de ballet.

Entre os presentes estiveram os senadores José Agripino, Garibaldi Alves, o vereador Ney Lopes Jr, o ex-vereador Salatiel de Souza, Dagô e lideranças de várias comunidades.

Para o senador e futuro Ministro da Previdência, Garibaldi Alves, a festa na comunidade é a melhor maneira de se comemorar um aniversário. “Felipe Maia merece nossa amizade, carinho e a votação que teve. Estar junto da comunidade neste momento mostra como devemos fazer”, comentou o senador
A.I

DECORAÇÃO NATALINA DE PARELHAS FOI INAUGURADA ONTEM.



Parelhas já está pronta para os festejos natalinos. A decoração ecológica foi inaugurada na noite de ontem (10), quando as luzes foram acesas. Anjos, bolas, estrelas, velas, papai noel, árvores, guirlandas, entre outras peças confeccionadas com garrafas pet, estão espalhadas nas ruas e praças da cidade. O trabalho faz parte do projeto “Minha cidade mais bonita neste Natal” desenvolvido pela Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Educação e da Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Naturais.

“é momento de natal em Parelhas. Um natal especial, que tem um pouco de cada um de nós. Um natal em defesa da cidade, da educação, do meio ambiente”, disse o prefeito Francisco Medeiros ao ressaltar a importância da mobilização da comunidade para a aquisição das garrafas e confecção dos enfeites.

O segundo ano do projeto permitiu a ampliação do trabalho por meio da intensificação da campanha ambiental nas escolas com os alunos. “É uma iniciativa que ganha mais brilho por envolver toda a comunidade, que contribui ao mesmo tempo com a decoração e a educação ambiental através da arrecadação desses materiais”, disse o prefeito Francisco Medeiros.
A.I-PMP

ANÁLISE DA ENQUETE DO BLOG.

Depois de enquete, sem fins cientifícos, o blog auferiu os resultados e tece comentários sobre o desempenho dos que foram mencionados. Há de se dizer que outros candidatos também podem surgir e postular uma vaga na corrida ao executivo jardinense.

O ex vice-prefeito José da Noite e o vereador Iron Júnior lograram as primeiras colocações na enquete do blog, mostrando sua força eleitoral na cidade. Um prenúncio de que deverão ser ouvidos na composição de forças políticas do pleito vindouro.

Mostrando simetria até na hora dos votos obtidos, o ex prefeito Edimar Dantas e o advogado Gilberto Brito praticamente empataram nos votos obtidos e deverão continuar juntos no processo eleitoral.

Pela situação, o atual prefeito Jocimar Dantas teve a votação mais expressiva e deve ser novamente candidato. Seu sucesso ou não dependerá de seu desempenho a frente da prefeitura.

Também foram lembrados o médico Anchieta Rodrigues, o atual vice prefeito Patrício Júnior, os vereadores Geralda Sampaio e Jônatas Azevedo, além do secretário Alécio Alves.

Amanhã o blog colocará nova enquete, sempre sem finalidade científica, apenas para consumo dos internautas. Perguntaremos aos leitores qual o vereador jardinense que teve melhor desempenho em 2010. 

sábado, 11 de dezembro de 2010

Projeto prevê bolsas de estudo para educação básica.

A Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade o parecer da deputada Fátima Bezerra (PT-RN) ao projeto de lei (PL 3232/2008) que cria o Programa de Apoio ao Estudante da Educação Básica (Proesb).

O projeto, de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT/DF), prevê a concessão de bolsas de estudos a estudantes pobres que fiquem fora da escola por falta de vagas regulares na rede pública, considerada uma distância determinada entre a residência e a escola.
Para a deputada Fátima Bezerra, se transformado em lei, o projeto vai contribuir para garantir aos estudantes do ensino fundamental e médio o acesso à educação.

“O espírito da proposta é o de garantir o direito à educação no nível básico, que vai da educação infantil ao ensino médio, pois, apesar dos avanços, ainda temos casos em que a falta de uma escola próxima impede as crianças de terem acesso ao ensino”, destacou.
A.I

Vagner Araújo elogia escolha de Garibaldi Filho para o Ministério da Previdência

O ex-secretário de Gabinete Civil e de Planejamento, Vagner Araújo que é membro da executiva estadual do PSB, reconheceu a indicação do senador Garibaldi Filho (PMDB), seu adversário como algo importante para a representação do Rio Grande do Norte no Governo Federal. Em um áudio gravado e disponibilizado na internet (http://escute.vai.la), Vagner fez argumentos e pontuou o seu reconhecimento ao momento que vive o Estado com um representante no ministério da presidente eleita Dilma Rousseff (PT).

“O RN está feliz com a indicação de Garibaldi para o Ministério da Previdência. Mesmo os que têm posição política adversa ao senador vedem se contentar, afinal de contas há momentos que a questão partidária deve ser deixada de lado. Ter um potiguar compondo o Ministério da República, independente ao partido que pertença é algo relevante e dá uma oportunidade para que o Estado tenha uma representação maior”, reconheceu.
A.I

Combate às dorgas: Proerd faz Show da Prevenção neste sábado em Natal

Os coordenadores e instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas - Proerd e da Companhia Independente de Prevenção ao Uso de Drogas - Cipred trabalham durante o ano inteiro conscientizando crianças e jovens na resistência e combate às drogas. E neste sábado será o encerramento das atividades de 2010, em Natal, com o Show da Prevenção.

O evento deve contar com as presenças de mais de 8.000 alunos de 110 escolas públicas municipais, estaduais e conveniadas de Natal, além de familiares e convidados. A solenidade de formatura será às 9 horas, no Ginásio Poliesportivo Nélio Dias, na Zona Norte de Natal.

Os alunos formandos, que vão prestar juramento de resistência às drogas, cursam o ensino fundamental e estão na faixa etária entre 9 e 14 anos. Também é oferecido um curso específico para os pais e a comunidade.
A.I

PM completa 176 anos e Governo vai ampliar efetivo.

O governador Iberê Ferreira de Souza confirmou o aumento do efetivo da Polícia Militar do Rio Grande do Norte em mais 1.400 vagas. O anúncio ocorreu na manhã desta sexta-feira (10), durante a festa de comemoração ao aniversário de 176 anos da corporação, no Pavilhão Morton Mariz, Centro de Convenções de Natal. Na última quarta (8), o Governo do Estado enviou à Assembleia Legislativa um projeto de lei pedindo autorização para ampliar o efetivo. A matéria foi lida na sessão desta quinta (9) e deve ser votada e aprovada na próxima terça-feira (14).

“Estou muito feliz e emocionado em participar dessa festa. Nesse pouco tempo à frente do Governo do Estado tentei ao máximo valorizar a Polícia Militar e dar mais tranqüilidade à população. E a queda na criminalidade mostrou que tivemos sucesso. Foram apenas nove meses de gestão e de imediato criamos novos batalhões e regimentos, subdividimos o Estado em 15 subáreas para facilitar o vigilância, convocamos mil concursados, fizemos o maior número de promoções da história da PM e agora vamos ampliar novamente o efetivo. Investimos em quantidade e qualidade dos policiais e em inteligência também”, destacou o governador.
A.I

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Anac aprova minuta de edital do aeroporto de São Gonçalo do Amarante.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou o estudo e a minuta de edital do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, na região Metropolitana de Natal. A resolução que aprova a minuta de edital deverá ser publicada na edição desta quinta-feira (9), no Diário Oficial da União.

Segundo o secretário estadual de Planejamento e Finanças, Nelson Tavares, o estudo e a minuta foram aprovados nessa terça-feira (7) em reunião da Diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil após a análise de mais de 170 propostas de emenda.

Encaminhados ao Conselho Nacional de Desestatização (CND), que tinha uma reunião agendada para a manhã desta quaarta-feira (8), os documentos foram submetidos ao Conselho e aprovados, devendo a resolução sair no Diário Oficial da União desta quinta-feira (9). Após a publicação, serão, formalmente, enviados ao Tribunal de Contas da União (TCU).
A.I

Ricardo Motta entregou ao empresário Flávio Rocha a placa com o título de cidadão potiguar.

O empresário e ex-deputado federal Flávio Gurgel Rocha recebeu na manhã dessa quinta- feira (9) das mãos do deputado Ricardo Motta (PMN) a placa com o título de Cidadão Norteriograndense durante uma sessão solene ocorrida no plenário na Assembleia Legislativa.

A propositura partiu do deputado estadual Ricardo Motta, companheiro do empresário da época escolar, quando estudaram juntos no colégio Dante Alighieri em Recife.

Após saudar a todos: familiares, amigos e autoridades presentes na sessão. O parlamentar abriu a homenagem relembrando os tempos de escola em que teve a oportunidade de conviver de perto com “O espírito empreendedor e voluntário” de Flávio.

Ele ainda ressaltou seus feitos como empresário, que desde os dezenove anos, passou a trabalhar no grupo Guararapes, criado por seu pai Nevaldo Rocha. O parlamentar destacou o crescimento profissional de Flávio Rocha e também falou sobre a brilhante, mas curta carreira política. “Homem de caráter íntegro, atento a causa pública e aos interesses coletivos. Flávio Gurgel Rocha é mais do que merecedor”, destacou.
A.I

PREFEITURA DE LAGOA NOVA INICIA MAIS UMA ETAPA DO CALÇADÃO NA ENTRADA DA CIDADE.

A Prefeitura de Lagoa Nova iniciou esta semana mais uma etapa de obras para conclusão do calçadão da entrada da cidade. A obra que está sendo construída com recursos oriundos do governo estadual e contrapartida da prefeitura é um grande passo na urbanização e paisagismo da área de entrada da cidade.

Segundo o prefeito Erivan Costa, além dessas benesses, a obra era uma reivindicação de muitos desportistas e adeptos de atividades esportivas nas mais diversas faixas etárias e a prefeitura não hesitou em ir ao governo estadual buscar parcerias para concretizar o pleito.

A Equipe da Secretaria de Obras está realizando nesta fase a parte que compete ao município que é a pavimentação de espaços que intercalam o calçadão e que dão acesso a estradas vicinais.

Todos eles serão pavimentados com paralelepípedo. A empresa que está responsável pela obra licitada pelo governo do RN está apenas aguardando a liberação da ultima parcela de recursos para concluir definitivamente o calçadão que servirá a um público alvo expressivo de praticantes de atividade física, dentre a principal a própria caminhada matinal e vespertina.
A.I-PMLN

SERVIÇO DE CIRURGIA BUCO-MAXILO-FACIAL DO WALFREDO GURGEL.

O serviço de Cirurgia Buxo- Maxilo- Facial oferecido pelo SUS é um dos melhores do Rio Grande do Norte.

Essa afirmação constatamos através dos diversos tipos de atendimentos realizados em favor das pessoas do interior, notadamente as de Carnaúba dos Dantas, acometidas de fraturas oriundas de acidentes e incidentes.

Não consigo contar as inúmeras pessoas da nossa cidade que foram encaminhadas ao serviço de urgência/emergência do Walfredo Gurgel, receberam o atendimento imediato e logo após a recuperação inicial, submetidas a procedimentos cirúrgicos, nas clínicas particulares credenciadas pelo SUS.

Com o jovem Eniltércio Pereira, mais conhecido como Tercinho de Elídio, não foi diferente. Encaminhado do

Hospital Municipal Estelita dos Santos Dantas para Natal, Tercinho recebeu os primeiros cuidados médicos no Hospital Walfredo Gurgel e logo depois encaminhado para a Clínica Dr. Paulo Gurgel (particular), onde foi submetido a uma cirurgia na região maxilar, feita pela equipe do simpático e renomado médico Dr. Rômulo Dias, um dos melhores especialistas nessa área, do Rio Grande do Norte.

A prefeitura de Carnaúba dos Dantas agradece a Dr. Rômulo e demais médicos do Walfredo Gurgel pela atenção dada aos pacientes da comunidade.
A.I-PMCD

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

CONVITE

A Paróquia de São Severino Mártir em Timbaúba dos Batistas-RN, animada com os frutos da Missão jovem e celebrando 81 anos de construção da Igreja, vivencia a Festa de seu Padroeiro São Severino Mártir, no período de 10 a 19 de dezembro de 2010.

Convidamos a todos para nos unir como a FAMÍLIA DE DEUS para os festejos de São Severino Mártir. Neste Ano de 2010 estará em destaque o Ano da Juventude.

Que os nossos Jovens sejam, de fato, profetas da nova geração e que eles possam redescobrir que a palavra de Deus está dentro de cada um de nós, é só se deixar invadir por ela. Aqui se cresce se abastece a vida de energia, se banha com o Amor de Deus, através das mãos bondosas de São Severino Mártir.

Pe. Gerlúcio de Medeiros

Pároco da Paróquia de São Severino Mártir

Centro Histórico de Natal e Festa de Sant’Ana de Caicó podem se tornar patrimônio cultural brasileiro.

Com o objetivo de ampliar o número de bens culturais protegidos, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan avalia nesta quinta-feira (9) e na sexta-feira (10), por meio do seu Conselho Consultivo, novas propostas de patrimônio cultural brasileiro. Entre as propostas de tombamento a serem avaliadas pelo colegiado estão a Festa de Sant’Ana de Caicó e o Centro Histórico de Natal, capital do Rio Grande do Norte.

A Festa de Sant’Ana, no município de Caicó, ocorre há mais de 260 anos e reúne diversos rituais religiosos, profanos e outras manifestações culturais. A festa está enraizada na história de Caicó, remontando a formação da sociedade brasileira no período da colonização.

Ocorre todos os anos, entre a quinta-feira anterior ao dia 26 de julho, dia de Sant'Ana, até o domingo seguinte. Os dias da comemoração incorporam outras manifestações culturais, com destaque para a produção das comidas típicas e a confecção do artesanato sertanejo, como os bordados do Seridó, que chegaram à região pelas mulheres dos colonizadores portugueses.
A.I

Fotos da procissão de encerramento da Festa de Nossa Senhora da Conceição em Jardim do Seridó.









Fotos:ECC - Jardim do Seridó

Festa da Imaculada Conceição 2010 em Currais Novos é encerrada com Procissão e Missa meio a uma multidão.

Milhares de fiéis participaram do encerramento oficial da Festa da Imaculada Conceição 2010 na tarde desta quarta-feira (08).

A segunda maior festa religiosa de Currais Novos, teve início no dia 27 de Novembro e se estendeu até esta quarta-feira, culminando com uma procissão e missa, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Frei Manoel Delson e pelo Pároco da Imaculada Padre Valdir Valdik. Uma multidão acompanhou a procissão pelas ruas da cidade, deixando ainda mais célebre a ocasião de ordem religiosa e tradicional do município.

Diante da finalização do festejo, o Padre Valdir Valdik agradeceu a todos que ajudaram na realização da festa, entre eles o comércio local e a Prefeitura Municipal de Currais Novos, em especial, ao Prefeito Geraldo Gomes. Após as célebres palavras do Pároco, prosseguiram-se os últimos momentos do evento desse ano com o arreamento das bandeiras e partilha do bolo da festa.
A.I-PMCN

Termina Festa da Padroeira de Nossa Senhora da Conceição em Jardim do Seridó

Encerrou-se nesta quarta-feira, dia 08 de dezembro de 2010 mais uma Festa de Nossa Senhora da Conceição em Jardim do Seridó. A procissão de encerramento arrastou uma grande multidão pelas ruas da cidade, em gesto de fé e devoção a nossa Imaculada Conceição. A festa nos fez refletir sobre a vivência dos Sacramentos e mostrou que eles nos faz discípulos de Jesus Cristo.

Este ano celebramos os 150 anos da construção da Igreja Matriz e 55 anos de Ordenação Sacerdotal de Monsenhor Ernesto. Tivemos também a transmissão ao vivo de toda a festa pela internet através do site www.agitacaovip.com, onde jardinenses ausentes assistiram as celebrações.

"A Festa da nossa Padroeira nos proporciona a alegria do reencontro de irmãos na casa da querida Mãe Imaculada e nos enriquece com sua presença materna no curso da nossa caminhada de fé." (Pe. Amaurilo)

Seminaristas diocesanos receberam Ministério do Leitorato em Roma

Rodrigo Jovita e Jerônimo Batista
Nesta quarta-feira (08), dia da Imaculada Conceição de Maria, os seminaristas Jerônimo Batista de Araújo e Rodrigo Jovita Ubaldo, que pertencem ao Seminário Diocesano Santo Cura d’Ars, mas que estão em estudos em Roma, receberam o Ministério de Leitor, na Santa Missa celebrada na capela do Pontifício Colégio Internacional Maria Mater Ecclesiae, em Roma, tendo como bispo celebrante, Dom Octávio Ruiz Arenas.

Jerônimo Batista de Araújo é natural de Santana do Seridó-RN e Rodrigo Jovita Ubaldo é natural de Currais Novos-RN, ambos são seminaristas que estudam Teologia no Colégio Pontifício acima citado, concluindo próximo ano, tempo este de retorno a Diocese de Caicó, segundo Jerônimo, para fazer estágio pastoral, em alguma paróquia indicada pelo bispo.

Saiba mais:
Leitor é um membro da Igreja Católica instituído para o ministério que lhe é próprio, o qual é fazer a leitura da Palavra de Deus, na assembléia litúrgica. E assim, tanto na missa, como nos outros atos sagrados, é o responsável por proferir as leituras da Sagrada Escritura, exceto o Evangelho e, ainda, as lições da Liturgia das Horas. Ademais, é-lhe conferida a missão especial, dentro do povo de Deus, de instruir na fé crianças e adultos, para receberem dignamente os sacramentos.

Por Matheus Araújo

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Último dia de Pavilhão e Novena da Festa da Imaculada Conceição 2010 em Currais Novos foi marcado pela grande participação popular.

A última noite de pavilhão da Festa da Imaculada, em Currais Novos, nesta terça-feira (07), foi abrilhantada com as presenças da banda Grafith com sua swingueira envolvente e bastante popular, assim como também da banda de forró Bate Coxa, trazendo um repertório atualizado e animado, lotando todo o pátio do evento. A população curraisnovense e de algumas cidades vizinhas estiveram presentes deixando a noite ainda mais quente e efervescente.

Na programação religiosa houve a última novena, celebrada pelos Padres Valdir Waldik e Erivan Primo de Cerro Corá, marcada com um noitário da Prefeitura Municipal, Paróquia de Santana e Câmera de Vereadores, onde a paróquia da Imaculada abarcou o comparecimento do prefeito da cidade, Geraldo Gomes, os secretários e outros funcionários da Prefeitura, além claro, da população da cidade.

O evento tem a realização da Paróquia da Imaculada Conceição e apoio do comércio local e Prefeitura de Currais Novos.
A.I-PMCN