terça-feira, 22 de março de 2011

Felipe Maia defende orçamento impositivo para garantir repasse aos municípios.

Defensor do orçamento impositivo, o deputado Felipe Maia (DEM) ressaltou a preocupação dos prefeitos com o corte de R$ 18 bilhões nas emendas parlamentares, destinadas para a realização de obras nos municípios brasileiros. Segundo o vice-líder da minoria, com o orçamento impositivo, o governo federal seria obrigado a executar os repasses aprovados pelo Congresso, não podendo cortar investimentos.

“As populações dos municípios aguardam as obras prometidas com os recursos das emendas. Os prefeitos se preparam, gastam com a contratação de engenheiros para fazerem os projetos e as medições das obras, mas vem o governo federal e anuncia o corte das emendas. E os prefeitos, que já estão com o pires nas mãos, ficam ainda mais prejudicados”, lamentou o deputado.

De acordo com Felipe Maia, com o corte, o RN perdeu R$ 64 milhões em emendas de bancada e R$ 8 milhões em emendas individuais. “A bancada se organiza, destina as emendas e vê os recursos sendo cancelados. Por isso, defendo ainda mais o orçamento impositivo, para que os parlamentares tenham a garantia de ver sua emenda empenhada e executada”, disse.
A.I.

VEJA O RELATÓRIO DE INSCRIÇÃO DE MOTO CLUBES NO 9° CACTUS MOTO FEST

Total de Moto Clubes : 409 (quatrocentos e nove)
Total de Motocicletas : 1809 (um mil, oitocentos e nove)
Total de Motociclistas : 2206 (dois mil, duzentos e seis)

Por Estados
AL-5
BA-9
CE-11
DF-3
GO-1
MA-1
PA-1
PB-71
PE-71
PI-1
RJ-4
RN-230
SP-1

TOTAL: 13 ESTADOS BRASILEIROS

ANIVERSÁRIO

Quem está de idade nova e portanto mais sábio é o blogueiro e amigo Bira Viegas.

O blog lhe felicita e parabeniza desejando muita paz de espírito.

Bira é um "curtidor" do seu principado em Carnaúba dos Dantas. 

Palestra sobre abalos sísmicos será oferecida a Bombeiros e Defesa Civil do RN.

Na próxima quarta feira, dia 23, às 14 horas, o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte receberá a visita do Doutor Joaquim Mendes Ferreira, Coordenador de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que irá palestrar, no auditório do CBMRN, para cinqüenta militares da corporação, o seguinte tema: abalos sísmicos do Rio Grande do Norte e no Nordeste.

Diante da atual crise que abalou o nordeste japonês, o mundo se volta para o tema que merece um amplo estudo, principalmente por parte daqueles que tem como missão atuar em grandes catástrofes, entre eles a Defesa Civil e os Bombeiros.

A palestra a ser realizada para os representantes da Defesa Civil do Estado e do Corpo de Bombeiros, na próxima quarta feira, foi uma iniciativa do Coordenador Estadual de Defesa Civil, Tenente Coronel Josenildo Acioli e do Comandante Geral do CBMRN, Coronel Elizeu Lisboa Dantas. O Secretário de Estado de Justiça e da Cidadania (SEJUC), Thiago Cortez também confirmou presença no evento.
A.I.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Parelhas é uma das sete cidades do RN a realizar programa do Governo Federal.

Esta será a segunda vez que o “Programa Esporte e Lazer na Cidade” será realizado em Parelhas. O lançamento da edição 2011 aconteceu na tarde deste dia 19, na praça de eventos José Arnaldo de Medeiros, com a presença de autoridades, artistas e esportistas do município. Parelhas é uma das sete cidades do RN a conquistar a edição do Programa do Governo Federal, que oferece cultura, lazer e esporte, gratuitamente, a população. “Para que Parelhas fosse contemplada por este projeto, a prefeitura teve que fazer uma solicitação através da deputada Fátima Bezerra”, declara a coordenadora estadual do programa, Fátima Kelly.

Em Parelhas, quinze atividades serão oferecidas, desde aulas de violão e Sanfona, até aulas de dança no meio da praça. “São através de iniciativas como esta que oferecemos qualidade de vida a nossa população”, afirma o secretário de turismo do município, Carlinhos Assis.

Durante a solenidade aconteceram apresentações culturais, inclusive um forró pé de serra, que colocou muita gente pra dançar. Dona Francisca dos Santos, 89 anos, foi uma delas. “Um forró desse eu não perco de jeito nenhum”, brincou a aposentada beneficiada pelo programa.
A.I-PMP

SEMANA DA MULHER MOVIMENTA A CIDADE DE LAGOA NOVA.

O projeto elaborado pela SEMAS - Lagoa Nova - RN em homenagem a semana da mulher, que tem como tema, "Afinal o que querem as mulheres" está sendo plenamente executado de 21 a 25 de julho.

Além do tema altamente propicio para a classe feminina, toda a programação para as mulheres da cidade serrana de Lagoa Nova será pautada pelo zelo, pelo afeto, atitude e acima de tudo o reconhecimento por tudo que a mulher representa na sociedade lagoanovense.

A programação começou na segunda feira com o prununciamento do prefeito Erivan Costa na Rádio Serrana FM em seu programa diário, o Bom dia Lagoa Nova, atitude que foi seguida pela Secretária de Assistência Social Naira Medeiros e pela Coordenadora da Casa das Famílias Ana Maria Miguel.

Já na Terça Feira, a programação seguiu com uma mesa redonda na Rádio Serrana FM com a presença de jovens da comunidade e uma entrevista com o médico Eduardo Pontes também na Serrana FM sobre a saúde da mulher. Na quarta feira, será a vez do hospital da cidade fazer sua parte.

Ás 7 horas do dia 23 de março, a programação começa com uma caminhada saindo da prefeitura municipal até o hospital. Na chegada, será apresentado uma peça teatral aos presentes e o hospital oferecerá exames gratuitos de glicêmia, verificação de pressão arterial e ainda sorteará aos presentes, dois kits saúde contendo cada um check up contendo taxas sanguineas, ultrasonografia, eletrocardiograma, raio X e consulta médica.

Logo em seguida, um café da manhã será ofertado aos presentes. A programação será comandada pelas secretárias de Assistência Social, Educação, Saúde e diversas outros setores da admnistração pública de Lagoa Nova.
A.I.

DEM MUDARÁ DE COMANDO EM SÃO PAULO.

O senador José Agripino, disse nesta segunda-feira que a Executiva Nacional do DEM se reúne na quinta-feira (24), em Brasília, para decidir o futuro dos Diretórios Estadual e Municipal de São Paulo. Com a saída do prefeito Gilberto Kassab dos quadros do partido – decisão anunciada nesse final de semana -, o Democratas fará substituições e alterações em seu diretório paulista - atualmente administrado pelo prefeito.

“Estamos aguardando a carta de desfiliação do prefeito Kassab, mas a troca do comando partidário paulista é inevitável”, garantiu o presidente nacional do DEM. Segundo o senador, entre as mudanças a serem implantadas está a instalação de uma Comissão Provisória no diretório do estado de São Paulo que, por sua vez, será responsável por fazer a intervenção no âmbito municipal.

Agripino afirmou que a saída de Kassab do DEM em nada prejudicará os planos do partido. Além disso, o presidente lembrou que a maioria dos aliados de Gilberto Kassab - que chegaram a sinalizar a saída do DEM para acompanhar o prefeito - permanecerão na legenda. “Certamente a saída do prefeito de São Paulo é uma perda muito grande para nós, mas em nada atrapalha os planos que temos de continuar crescendo em nível estadual e municipal”.

De acordo com Agripino, a desistência de muitos parlamentares de migrarem para o partido de Kassab – o PSD – deve-se à maturidade política do Democratas. “A Executiva Nacional, ao instalar uma comissão provisória para sanar dificuldades e problemas, foi um passo de maturidade muito importante que freou o processo de saída”, acredita. “Vamos continuar avançando em nossos planos e, hoje, nosso principal objetivo é fazer o maior número possível de candidatos a prefeito em quase todos os municípios brasileiros”.
A.I

Recordação do Carnaval com Detona e Fraudinhas acontece domingo no Clube Municipal de Ouro Branco.

No próximo domingo (27) acontece no Clube Municipal de Ouro Branco a recordação do Carnaval com a banda Detona de Caicó e Os Fraudinhas, revelação da festa momesca ourobranquense. O evento começa a partir das 14h30 e promete reunir blocos da cidade e de municípios circunvizinhos como Jardim do Seridó, Várzea e Santa Luzia, ambas na Paraíba.

A festa é promovida pela Tigres Produções que já anunciou que terá um Paredão de som após a festa, puxando os blocos até a Praça Governador Aluízio Alves. Senhas antecipadas e informações no Mercadinho Gêmeos através do (84) 3477-0068.
A.I.

Deputados pedem ao STF que confirme piso nacional para professor.

Representantes da Comissão de Educação e Cultura e da Frente em Defesa do Piso do Magistério na Câmara dos Deputados vão defender nesta terça-feira (22) junto ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Cezar Peluso, que a Corte aprove a aplicação integral da lei que fixa o piso salarial nacional para os professores (R$ 1.187,00 neste ano).

Segundo a presidenta da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, deputada Fátima Bezerra (PT-RN), dois dispositivos estão suspensos pelo STF a pedido dos governos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Ceará e Mato Grosso do Sul, que impetraram ação em 2008 alegando, entre outros aspectos, que a lei viola o princípio da autonomia das unidades da Federação e fere normas que regulam a política orçamentária.

A deputada afirma que uma das regras suspensas é a que concede ao professor o direito de usar um terço da carga horária para atividades extraclasse. A outra estabelece que o piso será o vencimento básico do professor, sem contar vantagens ou gratificações.

Fátima considera fundamental que o STF reverta essas decisões ao julgar o mérito da ação. “Esses dois artigos são pilares centrais da lei. Não pode ficar em aberto a possibilidade de que o gestor lance mão de gratificações para pagar o piso. Aí não é piso, é teto”, afirmou a deputada.

Fátima afirma que muitos prefeitos e também governadores têm se amparado na ação apresentada pelos cinco governos estaduais para não pagar o piso salarial, em prejuízo de parte dos 2,5 milhões de profissionais da educação em atividade no país.
A.I.

NOVO CD.

O cantor e compositor acariense Nelder Medeiros lançara em breve seu mais novo CD “Especial para amigos”. O novo álbum do artista traz duas canções inéditas como "Tempestade de Paixão" que já foi visto por mais de mil pessoas, é a música "Eu e você".

O CD não será vendido no mercado, apenas vai ser disponibilizado para amigos e fãs. Há três meses Nelder trabalha na gravação das músicas do novo disco, que está sendo produzido no seu próprio estúdio, o "Studio Play Music".

"Estou bastante ansioso para lançar meu novo trabalho, me dediquei bastante nas gravações para que todas as canções agradem aos mais críticos ouvidos", comentou Nelder em entrevista ao blog do Eduardo Silva (um dos mais novos blogs de Acari).
A.I.

LUTA CONTRA DENGUE.

A Associação dos Estudantes e Ex-Alunos Carnaubenses (ASSOEECA), Prefeitura Municipal de Carnaúba dos Dantas e Associação Musical 11 de Dezembro promoverão no dia 30 de março de 2011, na Praça Monte Alegre, a partir das 19:00 horas, uma importante movimentação com palestra sobre o Combate à Dengue.

Como sabemos, combater e diminuir a incidência da doença provocada pelo mosquito dependente essencialmente do apoio da população em praticar os simples hábitos do dia-a-dia, como por exemplo, não deixar lixo em casa, pneus jogados e quaisquer recipientes destampados.

Lembre-se que o mosquito da Dengue gosta de água parada e é nela que se forma o criadouro.

A inciativa da sociedade civil organizada e a prefeitura municipal é fundamentalmente importante no combate ao terrível mosquito da Dengue.
A.I-PMCD

PREFEITO DE PARELHAS EM BRASÍLIA.

Uma agenda extensa de compromissos aguarda o prefeito Francisco Medeiros, esta semana, em Brasília. O chefe do executivo parelhense e a sua comitiva estarão visitando senadores e deputados em busca de angariar recursos para implantação de projetos. O grupo será formado pelo presidente do PSDB municipal Carlinhos Assis, o presidente do PR local vereador Francisco Canidé e o líder do PMDB de Parelhas Dr. Antônio Petronilo. A comitiva está com encontros marcados com os deputados Rogério Marinho, Henrique Alves, João Maia e Fátima Bezerra, além do ministro Garibaldi Alves.

“Acredito que esta será uma visita histórica, onde poderemos conseguir muitos recursos para a realização de obras e programas em nosso município”, afirma entusiasmado o prefeito Francisco Medeiros, que desembarca nesta segunda-feira (21), em Brasília.
A.I-PMP

ESTUDANTES PROTESTAM

Estudantes de Jardim do Seridó que necessitam de transporte para estudarem em outras cidades irão pacificamente protestar amanhã (22/03) contra a atual administração municipal que se nega a ajudá-los.

Em administrações anteriores essa ajuda lhes era dada. Mas o atual prefeito que alega dificuldades financeiras não os vem ajudando.

O protesto saíra ao meio dia do mercado público da cidade e espera sensibilizar a população e o prefeito Jocimar Dantas, já que o mesmo prometeu em sua campanha priorizar a educação.

BALDE CHEIO

O município de Carnaúba dos Dantas é novamente contemplado pelos próximos dois anos com o Programa Balde Cheio, dentre outras 19 cidades do Rio Grande do Norte.

Baseado em uma metodologia desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o projeto tem o objetivo de aumentar a produtividade e promover a profissionalização da gestão da propriedade rural, nos próximos dois anos, com investimentos diretos de R$ 760 mil.

O referido programa é financiado pelo BNB, SEBRAE e SENAR e contra partida das prefeituras municipais.

Nessa primeira etapa serão beneficiados os seguintes municípios: Apodi, Campo Grande, Janduís, Messias Targino e Felipe Guerra, do Médio Oeste; Assú, Carnaubais e Ipanguaçu, do Vale do Açu; Encanto, Doutor Severiano, do Alto Oeste; Carnaúba dos Dantas, São Fernando, São José do Seridó e São João do Sabugi, do Seridó; e Brejinho, Nova Cruz, Passa e Fica e Santo Antônio, do Agreste.

De acordo com o cronograma apresentado, o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) vai investir R$ 240 mil, o Sebrae, mais R$ 240 mil, o Senar investirá R$ 40 mil, e cada prefeitura entra com um montante de R$ 12 mil, totalizando mais R$ 240 mil de investimentos.

O prefeito Alexandre Dantas (Boboca) nos diz satisfeito em conseguir pela segunda vez consecutiva esse importante programa de orientação técnica ao homem do campo.
A.I-PMCD

domingo, 20 de março de 2011

PROGRAMA GENTE DA GENTE RECEBE ACARIENSES.

Presentes nesse sábado, 19 de março, no Programa Gente da Gente, na 93FM da cidade de Carnaúba dos Dantas/RN, o prefeitável Izaias Cabral, Vereador Ari do Hospital, e os Diretores do Hospital Regional de Acari/RN, Drª. Elienira e Erivan, que teceram diversos comentários a respeito da cidade acariense, especialmente sobre o andamento da nova administração frente ao Hospital Regional.

Em conversa com ZECA PANTALEÃO, apresentador do Programa Gente da Gente, IZAIAS CABRAL falou com empolgação, mostrando bastante conhecimento sobre diversos assuntos da sua cidade, se colocando como pessoa que tem interesse na solução dos problemas vividos pelo povo da sua cidade, e colocou, ainda, que a sua orientação aos diretores e funcionários do hospital era que: “Atendam a todos sem distinção, os órgãos públicos tem a obrigação de servir bem ao povo, independente de cor partidária, credo religioso ou raça”.

Sequenciando a participação dos acarienses no programa, DRª. ELIENIRA RIBEIRO, ao lado de JOSÉ ERIVAN, também diretor do hospital, agradeceu o espaço concedido e sensibilizada mostrou as dificuldades iniciais na administração desse órgão da saúde seridoense, dizendo que: “Recebi o Hospital Regional de Acari com bastante dificuldades, muitos equipamentos quebrados, e no peito e na raça temos tentado contornar as dificuldades do dia a dia, buscando ajuda e doações dos amigos e das cidades vizinhas, objetivando a funcionalidade desse órgão da saúde”.
A.I.

sábado, 19 de março de 2011

Prefeito Geraldo Gomes participa do 9º Cactus Moto Fest.

O Prefeito Geraldo Gomes, a Primeira Dama Coely Gomes e secretários, acompanhados do Presidente do Cactus Moto Clube, Jadson Gomes, estiveram visitando os stands e saudando os motoclubes como forma de tornar o evento um ambiente cada vez mais confortável e ainda transmitindo aos visitantes e colaboradores um clima acolhedor, características do povo curraisnovense.

Em meio aos motociclistas, o prefeito tirou fotos com motoclubes e agradeceu a presença dos mesmos desejando-lhes pessoalmente as boas vindas. .

O evento tem a realização do Cactus Moto Clube e Secretaria Municipal de Turismo com o apoio da Prefeitura Municipal de Currais Novos e comércio local.
A.I.-PMCN

PROCISSÃO LEVA FIÉIS AS RUAS DE CARNAÚBA DOS DANTAS.

Hoje, 19 de março de 2011, é um dia especial para Carnaúba dos Dantas, dia do nosso padroeiro São José.

O bolo, ofertado por Nosso Senhor Jesus Cristo, não poderia ser tão especial para a comunidade, especialmente os agricultores. Choveu e o Rio Carnaúba desceu com água.

Quer presente melhor que esse?

O encerramento da Festa de São José foi marcado pela tradicional procissão pelas ruas da cidade.
Por Tota de Aristóteles/Foto:Vânia Meire

ATENÇÃO PINTORES.

O Engenheiro Civil, Dr Flávio, responsável pela Reforma da Catedral de Sant’Ana de Caicó, está precisando de pintores especializados em altura para iniciar a pintura das torres da igreja. Os interessados devem entrar em contato com o engenheiro pelo telefone (84) 9962.2331.

SÃO JOSÉ FAZ SUA "PARTE" E CARNAUBENSES COMEMORAM.

A chuvas caídas na zona rural de Carnaúba dos Dantas (70mm no Sítio Garrotes) fizeram descer muita àgua no Rio Carnaúba, como dizem os populares, "o rio está barreira a barrreira".

Na passagem para o Sítio Carnáuba, de patrimônio de São José, o nível da àgua chega a 1 metro de altura, impedindo a passagem de qualquer meio de transporte.

Da mesma forma, lá nas proximidades do Açude Monte Alegre (reservatório que abastece a cidade) o nível da água impossibilita quaisquer tentativas de passagem automotiva, mas flagramos uma criança ensaiando um banho.

No dia de São José (o santo das chuvas) não se fala noutra coisa na cidade senão agradecer ao padroeiro da cidade pelas chuvas caídas, principalmente pelo Rio Carnaúba, que inaugura o seu leito seco com um banho mandado pelas mãos de Deus.
Tota de Aristóteles

Lula recusa convite para almoço com Obama e Dilma em Brasília.

Luiz Inácio Lula da Silva foi o único ex-presidente brasileiro que recusou convite para ir ao almoço oferecido hoje por Dilma Rousseff, no Itamaraty, ao colega norte-americano Barack Obama, que inicia nesta manhã, por Brasília, sua visita ao país.

Todos os ex-presidentes após 1985 foram chamados -José Sarney, Fernando Collor e Fernando Henrique Cardoso irão ao almoço. Até ontem, Itamar Franco não havia respondido ao convite, mas era esperado no evento.

A Folha apurou que Lula informou ao Planalto que não iria. Ele tem dito a interlocutores estar no período de "quarentena", e, segundo uma pessoa próxima de Lula, faz um esforço para não roubar os holofotes de Dilma
uol

Governadora participará de almoço oferecido a Barack Obama.

A governadora Rosalba Ciarlini foi convidada pela Presidência da República a participar do almoço que será oferecido ao presidente Barack Obama neste sábado (19), em Brasília. O evento acontecerá às 13h, no Palácio do Itamaraty, e será restrito a 200 convidados, entre eles líderes políticos brasileiros e diplomatas dos dois países.

Rosalba Ciarlini embarcará do Rio de Janeiro, onde esteve em reunião com o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, nesta sexta-feira (18), direto para Brasília.
A.I

sexta-feira, 18 de março de 2011

Felipe Maia prestigia festa de São José em Angicos.

O deputado federal Felipe Maia (DEM) participa neste sábado (19), das festividades do padroeiro do município de Angicos, São José. Na ocasião, o parlamentar acompanhará a missa das 9h que será celebrada pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Matias Patrício. Este ano o tema da festa é: “175 de vida e fé sob o olhar de São José”.
A.I.

FESTA DE SÃO JOSÉ 2011

Este sábado (18) é o primeiro dia da parte social da Festa do Padroeiro São José, do município de Carnaúba dos Dantas.

Na praça de eventos Caetano Dantas se apresentarão as seguintes atrações:

SÁBADO (18)

BANDA CASCA DE CÔCO
BALADA PARADISE
FORROZÃO DEIXE DE BRINCADEIRA

Uma grande estrutura de palco, iluminação e som está sendo montada para promoção desse evento.
A.I-PMCD

SANTANENSES VIAJAM ATÉ FORTALEZA PARA VER FLAMENGO JOGAR.

Foto do blog de Edilima Freire

Ricardo Motta participa nesta sexta-feira em Florianópolis de lançamento da XV Conferência Nacional dos Legislativos do Brasil.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta, viajou  quinta-feira [17] para Florianópolis [SC], onde irá participar do lançamento da XV Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais [CNLE].

Evento é uma promoção da Unale [União dos Legislativos Estaduais] e acontece nesta sexta-feira [18], às 14h, no Palácio Barriga Verde, sede do parlamento catarinense.

Na ocasião, Ricardo Motta também fará uma visita de cortesia ao presidente da Assembléia de Santa Catarina, deputado Gelson Merisio [DEM].

A conferência nacional da Unale será realizada de 18 a 20 de maio, em Santa Catarina, com a presença de representantes das Assembléias Legislativas de todo o País, além de diversas autoridades do Legislativo brasileiro.

A programação conta com palestras e reuniões sobre temas diversos. Serão 14 eventos simultâneos
A.I.

Fátima participa de inauguração de campus do Instituto Federal de Educação.

A deputada federal Fátima Bezerra (PT) participou da inauguração do campus do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), no município de Picuí, na manhã desta sexta-feira (18). Nascida em Nova Palmeira, cidade vizinha, a parlamentar destaca que o instituto irá beneficiar toda a região do Curimataú paraibano e também municípios do Seridó, no Rio Grande do Norte, como Parelhas e Carnaúba dos Dantas.

“Nunca pensei que representaria minha origem humilde, nascida em Nova Palmeira, ex-aluna do Cenecista de Picuí e que ajudasse nessa importante conquista para a região. Alegra-me muito ter a oportunidade de dar minha contribuição para essa vitória junto ao governo do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma e do ministro Fernando Haddad”, destacou Fátima.

Durante o discurso, o prefeito Rubens Germano ressaltou o empenho e a participação da deputada na instalação do IFPB na região do Curimataú.

As atividades letivas em Picuí tiveram início em setembro de 2009, no Complexo Municipal Cônego José de Barros, cedido pela prefeitura e contando com funcionários também do município, enquanto as obras do prédio definitivo estavam se desenvolvendo. Hoje, são cerca de 700 alunos distribuídos no curso superior de Tecnologia em Agroecologia; nos técnicos subseqüentes em Mineração e em Manutenção e Suporte de Informática; e nos Integrados ao Ensino Médio em Edificações e em Manutenção e Suporte de Informática.
A.I

2º Fórum Regional de Políticas Sobre Drogas será realizado em Parelhas.

O Fórum irá acontecer de 4 a 7 de julho e deverá reunir várias autoridades do Rio Grande do Norte e Paraíba, com o intuito de discutir política públicas para prevenir e combater o uso e o tráfico de Drogas. Serão quatro dias de muita movimentação na cidade de Parelhas segundo o coordenador do evento, Walter Antero. “Nós queremos discutir aqui meios mais eficientes para combater este mal que destrói as famílias”, afirma o Presidente da Tulipa, ONG responsável pela realização do evento. A organização não governamental da cidade de Currais Novos desenvolve ações para evitar que jovens e crianças entrem para o mundo das drogas.

Até o dia do evento, que conta com o apoio da prefeitura municipal, várias atividades serão realizadas. Nesta reunião, o coordenador de evento discutiu com secretários municipais os detalhes para o fórum.

“A prefeitura de Parelhas está sempre buscando meios para evitar que nossos jovens sigam por este caminho, que muitas vezes, não tem volta. Por isso, sempre vamos apoiar este tipo de evento”, completa o prefeito Francisco Medeiros.
A.I.-PMP

JUVENTUDE CARNAUBENSE ATENDE AO CONVITE DE TIDA PANTALEÃO.

Dezenas de pessoas, entre jovens e adultos da cidade de Carnaúba dos Dantas/RN, se fizeram presentes a reunião inicial do CURSO DE INFORMÁTICA, COM INCLUSÃO DIGITAL E SOCIAL que terá início nessa próxima segunda, dia 21 de março, numa promoção da Fundação João Henrique Dantas - FUNDEJ, em parceria com a ACCD, e patrocínio do INSTITUTO OI FUTURO.

Segundo Tida Pantaleão, atual Presidente da FUNDEJ, o Curso terá duas etapas de quatro meses, totalizando oito meses. Nessa etapa que se inicia no próximo dia 21, serão atendidos praticamente todos os jovens inscritos, distribuídos nos três turnos, em turmas de 18 alunos, sendo que em cada turno a FUNDEJ trabalhará com duas turmas. E na segunda etapa, serão atendidos os demais num esquema semelhante a primeira, deixando claro que toda demanda será contemplada.

Falando aos alunos e pais presentes à reunião, Tida disse da importância do curso, informando que: “Precisamos nos unir para cuidar desse bem que pertence a todos nós. Tenho certeza que haverá bastante interesse por cada um de vocês, já que esse curso terá um selo nacional, o selo do Instituto OI FUTURO que está patrocinando este curso.” Muito aplaudida pelos presentes, Tida disse está feliz pelo sucesso desse 1º momento.
A.I.

GOVERNADORA DIZ QUE OBRAS DA ADUTORA VAI CONTINUAR

Nos chama a atenção de hoje a viagem da governadora Rosalba Ciarlini ao Rio de Janeiro, mais precisamente no BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Social, quando tem conversa marcada com o presidente da instituição federal Luciano Coutinho.

É um bom indicativo a presença de Rosalba no BNDES.
Lembremos que muitos projetos do estado são vinculados e financiados por aquela instituição, dentre os quais destacam-se o Sistema Adutor Parelhas/Carnaúba dos Dantas.

Conforme disse ao prefeito Alexandre Dantas (Boboca) em Natal, Rosalba mandou dizer: "diga ao povo de Carnaúba que a adutora vai continuar".
Torcemos para que essa reunião seja proveitosa para nossa governadora.
A.I-PMCD

Ezequiel solicita providências urgentes na normalização do abastecimento de água em municípios do Seridó.

O deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PTB) protocolou requerimento na sessão desta quinta-feira (17) da Assembleia Legislativa com intuito de solicitar a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) providências para normalizar com a máxima urgência possível o abastecimento de água de Florânia, Tenente Laurentino Cruz, São Vicente, Lagoa Nova e Bodó, que estar prejudicado devido o rompimento da adutora Serra de Santana, danificada no trecho Florânia-Jucurutu com as fortes chuvas da terça-feira (15).

“Faço um apelo ao presidente da Caern, Walter Gasi. Recebi telefonemas dos prefeitos Sinval Salomão e Júnior Laurentino, relatando o problema. Já soube que técnicos da Caern estão no local, mas precisa agilizar com a rapidez devida, já que essas famílias estão sem água”, disse o deputado. A previsão da Caern é que até o próximo domingo (20), caso não volte a chuver, o abastecimento nessas cidades normalize. Como a adutora passa por baixo do aterro da BR 226, que liga Jucurutu a Florânia, a correnteza destruiu parte da estrada e junto deslocou a tubulação de ferro fundido. A adutora tem captação de água na barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em Assú.
A.I.
Foto:Laurivan de Souza

quinta-feira, 17 de março de 2011

Queijeira no Seridó é registrada pelo IDIARN.

Mais uma queijeira na região do Seridó é registrada pelo Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN. A queijeira situa-se no município de Jucurutu, recebe em média 3 mil litros de leite/dia e produz em média 300 kg de queijo/dia. A mesma atendeu aos pré-requisitos de registros e está adequada, higiênico e estruturalmente.

Com ela, a região já conta com 05 estabelecimentos registrados no IDIARN que elaboram produtos regionais, como o queijo de coalho, de manteiga e a manteiga da terra.

O registro proporciona ao produtor de queijo, o comércio sem restrições dentro do Estado, ao criador, mais uma opção de venda de seu leite e aos consumidores, consumo de alimentos fabricados de forma adequada e que não venham colocar em risco a sua saúde e de seus familiares.

Dúvidas quanto ao processo de registro no IDIARN, basta ligar ao 0800-2810055 ou através do e-mail: sepoa-idiarn@hotmail.com
A.I.

QUER SER PROFESSOR?

O campus Caicó do IFRN abrirá processo seletivo para selecionar professor substituto para a disciplina de Química. As inscrições poderão ser feitas a partir das 10h do dia 21 de março até às 20h do dia 28 deste mês, no endereço eletrônico http://professorsubstituto.ifrn.edu.br/ . A taxa de inscrição é de R$ 53,00.

No dia 4 de abril serão divulgadas as datas, horários e locais de realização dos sorteios dos temas das provas de desempenho. A publicação do resultado desta etapa do processo está prevista para o dia 15 de abril. O resultado final do processo seletivo sairá no dia 20 de abril
A.I.

Felipe Maia demonstra preocupação com gastos públicos.

Preocupado com a qualidade dos gastos públicos, o vice-líder da minoria, deputado Felipe Maia, ocupou a tribuna da Câmara, nesta quinta-feira (17). De acordo com o parlamentar, o brasileiro pagou R$ 1,2 trilhão em impostos em 2010. Contudo, os serviços básicos de saúde, educação e segurança, por exemplo, não atendem à população brasileira.

“A carga tributária do Brasil chega a ser maior que de alguns países ricos. No entanto, o retorno à sociedade, por meio dos serviços públicos, como escolas, hospitais e estradas, é de baixa qualidade”, lamentou.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), a carga tributária no Brasil, em 2010, ficou em 35,13% do Produto Interno Bruto (PIB). Felipe Maia afirmou que, de acordo com os cálculos do IBPT, cada brasileiro pagou, em média, R$ 6.722,38 em tributos no ano passado, mil reais a mais que o valor pago pelo contribuinte em 2009
A.I.

Sessão da Câmara de Vereadores de Currais Novos – 17/03/2011.

Maria Aparecida: Apresentou requerimentos, destinados ao prefeito municipal, solicitando para que seja disponível a área de lazer do antigo SESI, para atividades do programa Renascer, dos diabéticos de Currais Novos e, para que seja implantado na policlínica, um sistema de registro eletrônico de atendimento ambulatorial, para marcação de consultas e exames.

Silvano Araujo: Apresentou requerimentos destinado ao prefeito de Currais Novos, Geraldo Gomes, para seja viabilizado o calçamento para as ruas do Cobre, do Ferro, da Turmalina e o complemento da rua Luiz Janilson, no bairro JK.

Francisco Moreira: Entrou com projeto de lei que autoriza o poder executivo a denominar de Celso Alves de Lima, a rua projetada 2, acesso a área de lazer de Ramos, nas imediações do açude público Dourado, no município de Currais Novos. Em outro projeto de lei, autoriza o poder executivo a denominar de Tânia Maria Dantas Alves, a rua projetada 3, paralela a rua projetada 2, no terreno de Nininha, nas proximidades do Açude público Dourado, em nosso município. Num terceiro projeto de lei, autoriza o poder executivo a denominar de Francisco Pereira do Lago, a rua projetada 4, no bairro Paizinho Maria, em nosso município.

Odon Junior: Apresentou projeto de lei que dispõe sobre o reconhecimento de Utilidade Pública, a associação Avoante de Cultura, com sede e foro na cidade de Currais Novos. Através de requerimento solicitou ao Detran, Currais Novos, a vistoria e levantamento do trânsito para implantação de um redutor de velocidade, no contato entre as ruas do Cobre e Elias Fernandes, no bairro JK; através de requerimento destinado ao secretário de infra estrutura, a pavimentação, calçamento, das ruas do Cobre e do Ferro, no bairro JK.
A.I.-CMCN

CÂMARA DE CARNAÚBA DOS DANTAS SE ANTECIPA.

Quando ainda se discute a reforma política no âmbito do Congresso Nacional, a Câmara de Vereadores de Carnaúba dos Dantas sai na frente de muitos municípios brasileiros e aprova mudança na Lei Orgânica Municipal, através da Proposta de Emenda a Lei Orgânica nº 001/2011, que veda a reeleição dos membros da Mesa Diretora para a mesma legislatura.

Sob a presidênca do edil Fábio Ronan (PMDB), a PELO nº 001/2011 foi aprovada por unanimidade em 1º turno, ontem (16), depois de receber a aprovação com sub-emenda da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, apresentada pelos seus membros: Adjanira Dantas (Presidenta), Francisco Silvério (Relator) e Marcos Dantas (Membro).

Pela nova redação, os membros da Mesa são impedidos de disputarem um segundo mandato, porém, podem ser eleitos para um outro cargo dentro da mesma legislatura. A matéria aguardará o interstício de 10 dias para o segundo turno de discussão e votação.

Pelo que temos observado, a proposta será aprovada sem nenhuma dificuldade e terá vigência já a partir do próximo mandato.
A.I.-PMCD