terça-feira, 17 de maio de 2011

Inter TV Cabugi vai mostrar Ouro Branco no “Minha Cidade”.

Desde o início desde ano, a Inter TV Cabugi tem o projeto “Minha Cidade”, que mostra durante o RN TV as riquezas culturais, econômicas e curiosidades das cidades do Rio Grande do Norte. A equipe da afiliada da Rede Globo esteve em Ouro Branco e gravou cenas que serão exibidas, ainda sem data definida pela produção da emissora. A repórter Delma Lopes foi recebida pelo historiador Noaldo Medeiros, que também é secretário de Educação do município.

“Programamos uma seleção cultural, econômica e religiosa da nossa cidade. Desde a Filarmônica Manoel Felipe Nery, passando pelo artesanato, a cultura dos papangús e contando a história de Ouro Branco. Mobilizamos nossos artistas e conseguimos impressionar pela organização, a produção da Inter TV Cabugi”, disse Noaldo Medeiros.

A Prefeitura de Ouro Branco vai disponibilizar em telão, a exibição do vídeo, assim que a Inter TV Cabugi enviar o DVD. É que apesar de ter antena parabólica local, muitas residências têm antenas particulares e não dispõe da programação local da afiliada da Rede Globo. A emissora ainda não confirmou a data que as cenas gravadas em Ouro Branco irão ao ar.




A.I.-PMOB
Fotos:Netinho

Bancos de Leite do Estado e o Corpo de Bombeiros comemoram Dia Internacional de Doação de Leite Humano.

No dia 19 de maio comemora-se em todo o mundo o Dia Internacional de Doação de Leite Humano. No Rio Grande do Norte, será realizada uma programação especial em torno da data.

O evento será realizado no Hospital Dr. José Pedro Bezerra (Hospital Santa Catarina), onde a partir das 9 horas será oferecido um café da manhã para as mães doadoras de leite, distribuição de brindes, homenagens e apresentação dos indicadores do aleitamento materno.

Serão cerca de 80 mulheres participantes, entre doadoras cadastradas e pacientes do hospital.

A ação é uma parceria entre a Secretaria Estadual de (Sesap) e os Bancos de Leite de Natal (Maternidade Escola Januário Cicco, Hospital da Polícia Militar e Hospital Santa Catarina), com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN), que realiza doações em domicílio. “Será um momento de valorização das mães doadoras e também uma forma de incentivo e sensibilização para as demais mães que amamentam”, explica Evanuzia Dantas, da Coordenação do Aleitamento Materno da Sesap.
A.I

Ministra dos Direitos Humanos participa de Audiência sobre a Comissão da Verdade em Natal.

A ministra da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Maria do Rosário, cumprirá agenda política e administrativa em Natal no dia 20 deste mês, atendendo convite da deputada federal Fátima Bezerra.

Em Natal, a ministra começará a agenda com uma visita a governadora Rosalba Ciarlini, para tratar de assuntos de interesse dos governos federal e estadual, na área de Direitos Humanos.

A partir das 09h30 a Ministra Maria do Rosário participa na Assembléia Legislativa da audiência pública, proposta pelo deputado Fernando Mineiro, sobre a criação da Comissão da Verdade, proposta que consta no III Programa Nacional de Direitos Humanos.

Com a criação da Comissão da Verdade o governo federal pretende apurar o que aconteceu nos anos de ditadura militar que comandou o Brasil por duas décadas. Isso, entre outras consequências, pode fazer com que se descubra o paradeiro dos corpos dos desaparecidos políticos e se ponha um fim ao sofrimento de seus familiares.

A Comissão terá como meta esclarecer casos de tortura, desaparecimentos e mortes de militantes políticos, prisões ilegais, e outras ações de abuso aos direitos humanos ocorridas durante a Ditadura Militar.
A.I.

Aluna do IFRN/Caicó participa de evento ligado aos direitos da criança e do adolescente, em Brasília.

A aluna Izamara Bezerra, do curso técnico integrado de Eletrotécnica, se encontra em Brasília, onde participa nestes dias 17 e 18 de uma oficina organizada pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), órgão ligado à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Desse evento sairão os integrantes do Comitê Organizador da 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que será realizada na Capital Federal, no período de 11 a 14 de julho de 2012.

A primeira vez que Izamara foi à Brasília, como integrante da representação potiguar, foi em dezembro de 2009, durante a realização da 8ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, com mais treze estudantes norte-rio-grandenses. Antes disso, passou por uma série de outros eventos. Aluna destaque de uma escola pública de Jucurutu, município que recebeu o Selo Unicef após avaliação de sua política pública de gestão, em 2008, Izamara foi indicada pela secretaria de Educação daquela cidade para participar da Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente, em Caicó, no período de 15 e 16 de junho de 2009. Da Conferência Estadual, ocorrida em setembro daquele ano, foi indicada para a nacional.

Convocada pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Consec\RN), Izamara participou, nos dias 10 e 11 de novembro de 2010, do 10º Encontro Nacional de Articulação do Conanda. Em pauta a discussão da Política Nacional e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Agora, “novamente por indicação do Consec\RN estarei representando tanto o Estado quantos os adolescente do Rio Grande do Norte em Brasília durante esses dias”, acentua Izamara.
A.I.

Deputada aconselha comunidade LGBT a participar das discussões em torno do PNE.

Começou há pouco, na Câmara dos Deputados, o 8º Seminário LGBT, realizado durante as comemorações do Dia Internacional de Luta contra a Homofobia, que tem como slogan, este ano, "Quem ama tem o direito de casar – Pela aprovação da PEC do Casamento Civil entre Homossexuais”. Na sua fala, a deputada federal Fátima Bezerra, presidenta da Comissão de Educação e Cultura, convocou a comunidade LGBT a buscar, nas discussões em torno do Plano Nacional de Educação, incluir a temática LGBT.

Ela lembrou que uma das metas do novo Plano Nacional de Educação (PNE) é sobre o convívio com as diversidades. Fátima Bezerra anunciou que participará, às 17h, de reunião das entidades do movimento LGBT com o ministro da Educação, Fernando Haddad. “Queremos ouvir do ministro que o projeto ‘Escola sem homofobia’, tão bem elaborado pelo MEC, vai chegar realmente às escolas do país”, afirmou.

A parlamentar lembrou que há 22 projetos em favor dos direitos dos homossexuais parados na Câmara desde 1995. “Espero que, depois da decisão do Supremo − que reconheceu a união estável em relacionamentos homoafetivos −, esta Casa crie coragem”, afirmou a deputada, ao citar pesquisa do jornal O Globo em que 73% dos parlamentares se mostraram a favor do casamento civil homossexual e contra a homofobia.
A.I.

JARDINENSE É ELEITO PELA SEGUNDA VEZ CONSECUTIVA O MELHOR ARBITRO DO CAMPEONATO POTIGUAR

Por mais uma vez o jovem Jardinense Ítalo Medeiros é eleito o melhor arbitro do campeonato de futebol do RN, desta vez obtendo 7 dos 10 possíveis votos na escolha dos 10 melhores do ano que é promovida pelo Rádio Globo, além de ter sido escolhido por 67% dos votos dos internautas.

Com atuações que agradaram quase todos os críticos esportivos do estado, o jovem Jardinense já havia sido considerado a grande revelação no quadro de árbitros de futebol de campo do estado do Rio Grande do Norte do ano passado, quando também foi escolhido o melhor do ano.

 
Jardinense de família tradicional, o jovem ítalo é filho de uma das grandes educadoras de Jardim do Seridó, a incansável diretora do colégio CNEC, D. Ione Cunha, e do ilustre cabeleireiro Zé de Jacó.


Fonte: Paulinho Barra Pesada
Por Aldemberg Azevedo

ROMÁRIO CRITICA EXIGÊNCIAS DA FIFA.

Em visita da comitiva de parlamentares do II Fórum Legislativo das Cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, o deputado federal Romário (PSB-RJ), integrante da comitiva, criticou o aumento constante das exigências da Fifa aos estádios brasileiros.

Em entrevista ao LANCENET!, Romário mostrou-se insatisfeito sobretudo com o aumento excessivo no orçamento das obras para reforma da Arena da Baixada, que visam adequar o estádio às exigências da entidade máxima do futebol mundial para a realização do Mundial.

- A cada dia, a Fifa inventa uma coisa diferente. Isso vai encarecendo as obras e tudo vai ficando mais difícil. Se tudo que for exigido for aceito, o orçamento ficará muito maior.

Algumas das exigências da entidade em relação à Arena da Baixada são a inserção de cadeiras retráteis. Romário se diz contra.

- Isso não existe no Brasil. O torcedor brasileiro é diferente do europeu, levanta, pula, não fica o tempo todo sentado - afirmou o ex-jogador, por telefone.

O parlamentar, no entanto, justifica sua posição afirmando que os gastos com exigências muitas vezes desnecessárias deveriam ser dirigidos ao legado social do evento.

- O que mais se gastaria num estádio pode ser aplicado num hospital, numa escola, pode recuperar crianças que estão no tráfico, ajudar instituições como a Apec (Aliança Pró-Evangelização de Crianças), isso é o que eles têm de entender. isso é patrimônio nosso, não da Fifa
Yahoo.

Delegacia do Cidadão garantirá atendimento à população durante greve da Polícia Civil.

O secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Aldair da Rocha, foi comunicado no final da tarde desta segunda-feira (16) que agentes e escrivães de Polícia Civil entrarão em greve a partir das 8 horas desta terça-feira (17). Aldair da Rocha considera que os grevistas não estão sendo sensíveis ao apelo do Governo do Estado, espera o começo do movimento para melhor avaliá-lo, mas já toma algumas providências para que a população não seja prejudicada.

A comunicação da greve foi feita por uma comissão do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do RN (Sinpol), liderada pela presidente da entidade, Vilma Marinho Cezar. Os grevistas garantem o atendimento somente dos casos de flagrante nas Delegacias de Plantão.

Para evitar que as pessoas que necessitem registrar Boletins de Ocorrências enfrentem transtornos, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) determinou que a Delegacia do Cidadão, instalada no Shopping Via Direta, passe a atender no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, no bairro do Tirol, registrando qualquer tipo de ocorrência, a partir das 8 horas desta terça-feira (17).
A.I.

Mistério do Gargalheira.

Recorremos ao brilho dos recortes musicais sem ofuscar o talento do poeta. Entre inúmeras e originais canções, Águas de Março, é indescritível em sua melodia, permanecendo na vitrine das paradas de todos os tempos. Soa aos nossos ouvidos, sempre de novo, como “um mistério profundo”. É grandiosa e grande, inquietante. Parte dessa grandiosidade insere-se no arrebatamento de nossos padrões usuais de pensamento, nos conduzindo às impressões de pensamento, a visibilidade do “lugar” por excelência do mistério.

São as “Águas de Maio” que farão o nosso maior patrimônio o “GARGALHEIRA” transbordar, é um “mistério da natureza”. Já são mais de meia hora de chuva. O cheiro da chuva, a terra molhada e as noites frias, aliás, são antídotos essenciais para poetas de primeira viagem.

Fossem outros os tempos, sem datas marcadas, poderia dizer poeticamente que com as “Águas de Maio” o nosso rio Acauã vai lavar a ponte. Certamente contaria vantagens de ter um rio ao alcance do olhar, caminharia por suas margens no fim das tardes e tudo seria mais bonito em nossas vidas.

Secular, o açude Gargalheira, milenar o rio Acauã. Vemos todos os dias. Aprendemos que nesse tempo de boas chuvas as belezas secretas de seu leito; emolduram novos caminhos com o passar dos anos. Reconheçamos em sua profundidade. Sabemos de suas águas barrentas e revoltas dos períodos difíceis, mas também entendemos a placidez das águas de um verde mais escuro que já conhecemos em épocas não tão distantes, de um céu refletido e da vida que em suas entranhas sempre se renova.

Ao cruzar a ponte com calma para o “Outro lado do rio”, hoje bairro Petrópolis. Podemos contemplar seu percurso. O rio também nos saúda. Somos antigos e bons velhos amigos. Poucos lhe dão o devido valor. Fosse outro lugar, sem dúvidas suas margens seriam mais bem cuidadas.

Mas, despretensiosamente a cidade – ou o tempo – levou tudo isso. E assim esse nosso rio idealizado hoje só vive na poesia, não pertence mais a esta realidade. De caminho, virou obstáculo. A cada temporada de inverno sua enchente se transforma num verdadeiro espetáculo da natureza.

Não fosse o tamanho, com certeza já teria sido aterrado para a construção de uma imensa avenida. Enfim, o rio permanece vivo na memória viva de nossa gente, nas lembranças de um tempo que não se apaga e na saudade de muitos que um dia se surpreendeu, olhando a vida passar no espelho das “Águas de Maio”. É o nosso Gargalheira, um encantamento mágico cheio de mistérios.
Sérgio Enilton.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Vivaldo convida Rosalba para se filiar ao PSD e diz que Wilma é a futura prefeita de Natal.

O deputado estadual Vivaldo Costa concedeu uma entrevista no início da tarde desta segunda-feira (16), ao programa “Boa Tarde RN – Momento Político”, apresentado por Robson Carvalho na Band Natal.

O Papa-Jerimum avaliou os primeiros dias do Governo Rosalba e fez uma avaliação do quadro político estadual.

Para o deputado que já foi governador, as medidas adotadas pela governadora estão com relação a contenção de despesas, estão corretas. “A governadora é uma mulher altamente competente, e possue uma larga experiência administrativa. As medidas adotadas por ela, em conter os gastos, está correta. Para ela desenvolver projetos é preciso estar com as finanças em dia”.

Sobre o novo partido, o PSD, Vivaldo declarou que ele nasce no Rio Grande do Norte, em uma perfeita sintonia com a governadora. “O líder do partido aqui no Estado, é o vice-governador Robinson Faria, que está numa sintonia perfeita com a governadora. O PSD nasce para fortalecer o sistema governista”.

Falando sobre o PSD, Vivaldo aproveitou para convidar a governadora a se filiar ao novo partido. “Quero aproveitar e convidar a governadora Rosalba Ciarlini, para se filiar ao partido. José Agripino vai entender, pois ele é um homem realizado politicamente. Rosalba precisa da presidenta Dilma Rousseff para governar, e no PSD ela faria uma parceria política com a presidenta”.

Quadro político de Caicó:

“Nos últimos 35 anos, eu elegi 6 prefeitos e a oposição apenas 2”.

“Álvaro assumiu o comando do PMDB do Seridó, trouxe o ex-prefeito Roberto Germano e ainda o deputado Nelter Queiroz, a reboque”.

“Garibaldi entregou o PMDB a Álvaro e disse que agora o partido vai crescer ainda mais no Seridó”.

“Hoje nós temos os seguintes nomes que merecem ser avaliados para disputar a Prefeitura de Caicó: Dra. Nilma Rodrigues, Dra. Raquel Costa, Dr. Silvio Santos Filho e o vereador Nildson Dantas. E já tenho até a sugestão de um nome para ser candidato a vice-prefeito, trata-se do jornalista Heitor Gregório. É um jovem simpático e carismático, que agrega a juventude”.

Sucessão municipal de Natal:

“Wilma Maria de Faria é a futura prefeita de Natal”

CAIXA ECONOMICA VOLTA A RECEBE CONTAS DA CAERN.

A Caixa Econômica Federal (CEF) voltou a receber as contas de água emitidas pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), disponibilizando para a operação cerca de 300 pontos onde o pagamento pode ser realizado, entre agências, casas lotéricas e correspondentes. Os clientes da Caern terão agora mais 23 agências, 171 casas lotéricas e 103 correspondentes da Caixa para pagar as contas de água em todo o Estado.

Para o diretor Comercial e Financeiro da Caern, João Maria de Castro, "a reativação do convênio visa oferecer mais comodidade ao cliente da Companhia, haja vista o grande número de locais para pagamento operados pela Caixa Econômica Federal em todas as regiões do Rio Grande do Norte".

Em Natal, a Caixa disponibiliza nove agências e dezenas de casas lotéricas. A instituição financeira mantém filiais em Mossoró (2), Assu, Caicó, João Câmara, Macau, Nova Cruz, Pau dos Ferros, Currais Novos, Santa Cruz, Ceará Mirim, Goianinha, Parnamirim e Macaíba, cidades que contam também com diversas casas lotéricas. Nos demais municípios a Caixa Econômica oferece os serviços dos correspondentes e também das loterias. A relação completa dos locais de pagamento de contas das Caern está no site: www.caern.com.br
A.I.

DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA EM PARELHAS VAI MELHORAR.

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) vai investir, com recursos próprios, R$ 500 mil para ampliar a rede de distribuição de água da cidade de Parelhas, na região do Seridó. Com o melhoramento, serão solucionados os problemas de desabastecimento para os moradores das partes mais altas da cidade, que terão a oferta do líquido reforçada em 50 mil litros por hora. Segundo Francisco Manoel de Araújo, chefe do Escritório da Caern no municípío, serão beneficiadas por esta ação, cerca de 5 mil pessoas, residentes nos bairros Ivan Bezerra, IPE e parte do Cruz do Monte.

A Caern está concluindo o processo licitatório e a expectativa é de que os editais para a escolha da empresa que vai executar a obra e para a aquisição do material sejam publicados ainda em maio. Após a expedição da ordem de serviço, e uma vez iniciada a obra a previsão é de que esta seja concluída em 60 dias.

Serão instalados mais 3,5 quilômetros de rede de distribuição, sendo 2 quilômetros de substituição da antiga tubulação de cimento amianto por PVC e 1,5 quilômetro de nova tubulação. O sistema vai ganhar também mais um reservatório, com capacidade para armazenar 50 mil litros e uma estação elevatória, projetada para bombear 50 metros cúbicos de água por hora. O melhoramento no sistema vai beneficiar mais 130 famílias, que terão ramais implantados com a ampliação.
A.I.

Em seu programa de rádio, Vivaldo fala sobre a sucessão municipal de Caicó.

O deputado estadual Vivaldo Costa, utilizou o programa que apresenta diariamente na Rádio Caicó-AM, para fazer uma avaliação sobre o quadro político de Caicó.

Bibi Costa

“Bibi já declarou que nem vota em Nildson Dantas, nem em Roberto Germano”.

João Maia

“Apesar de já ter sido procurado pelo ex-prefeito e pré-candidato Roberto Germano, ainda não emitiu nenhuma declaração sobre seu posicionamento político”.

Álvaro Dias

“Garibaldi confiou entregar o comando do PMDB seridoense ao ex-deputado Álvaro Dias, porque sabe que ele é competente. Álvaro sempre foi amigo leal de Garibaldi. Passa a ser, novamente, o líder do PMDB do Seridó”.

Forças Progressistas

“As Forças Progressitas vão apresentar um candidato a prefeito em Caicó. O nome desse candidato se chama José Rangel de Araújo, que será candidato pelo PV ou PT. Já teve seu nome lançado pelo vereador Cláudio Sandegi, e nos próximos dias vai receber a visita do senador Paulo Davim”.

Fátima Bezerra

“Fátima agradeça os votos recebidos na última campanha em Caicó, a Rangel. Deverá retribuir agora em 2012, apoiando sua candidatura a prefeito, seja por qual partido for (PV ou PT)”.

Rosalba Ciarlini/Papa-Jerimum

“Ninguém tenha dúvida de que o Papa e a Rosa estarão juntos, no mesmo palanque, apoiando um candidato a prefeito de Caicó. E esse candidato é o futuro prefeito. Porque nos últimos 38 anos, os candidatos a prefeito de Caicó, que apoiei, com apoio do governador ou governadora, foram vitoriosos”.
A.I.

Assembleia reinstala Frente Parlamentar Estadual da Criança e do Adolescente nesta terça.

A deputada estadual Márcia Maia (PSB) realiza na tarde desta terça-feira (17), às 14 horas, no plenarinho da Assembleia Legislativa, a reinstalação da Frente Parlamentar Estadual da Criança e do Adolescente na atual Legislatura.


Na ocasião, a parlamentar pessebista será reconduzida à presidência da Frente. Participam do evento representantes do Consec, Comdica, Estado e Município, Delegacia da Criança e Adolescente, Ongs e instituições ligadas ao Turismo e Segurança Pública.


"A reinstalação da Frente é importante, pois a partir dela, o Legislativo garante um braço social forte no combate à violação de direitos e vislumbra ações reais e efetivas em garantir o bem-estar da criança e do adolescente", afirma a deputada.
A.I.

Imagens do Açude Gargalheiras neste final de semana

Fotos: Robson Pires


Por Matheus Araújo

Edimar Medeiros confirma a aliados que vai se filiar ao PSD

O ex-prefeito de Jardim do Seridó, Edimar Medeiros vai mesmo para o PSD, partido recém criado no Brasil pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab e que será comandado no Rio Grande do Norte, pelo vice-governador Robinson Faria.

Nos últimos dias, o ex-prefeito já anunciou a aliados mais próximos de que já havia decidido se filiar ao PSD, a exemplo do pré-candidato a prefeito, José Amazan. Os dois, por sinal, devem disputar com quem ficará o comando municipal da nova legenda.

Quem também já estaria com a ida garantida para o PSD são os vereadores Aninha de Ozires e Zé Dantas. O Blog chegou a divulgar na semana passada também a ida dos vereadores Iron Júnior, Gilberto Valdeger e Anchieta Júnior.

Mas... para manter o maior número de partidos possível no palanque de Amazan, Iron Júnior deve ficar com a presidência do Partido Progressista; Gilberto Valdeger com a do PSB e Anchieta Júnior vai trabalhar para ficar com a presidência do Partido da República. Por sinal, o presidente do legislativo foi presença garantida no encontro que o PR realizou em Natal, neste final de semana.
Por Matheus Araújo

Revista Santa Cruz em Foco já está disponível na internet

A revista "Santa Cruz Em Foco", desenvolvida pelo projeto Santa Cruz Urgente, já está disponível na internet. A publicação, com 44 páginas, teve uma tiragem de 5 mil exemplares e agora, quem ainda não teve oportunidade de ler a revista, poderá baixar diretamente para o seu computador. Idealizada pelo médico Marcos Lima, traz reportagens sobre a história de Santa Cruz, a devoção a Santa Rita, a cultura e os problemas sociais da capital do Trairi.

Esse é o primeiro número da publicação, que já se consolida como um marco da festa de Santa Rita de Cássia 2011. Com a revista os santacruzenses e visitantes tiveram a oportunidade de conhecerem detalhadamente a história de Santa Rita, ler uma entrevista especial com o padre Vicente Neto, pároco da cidade, e ainda observar as preciosidades guardadas no Museu Auta Bezerra. CLIQUE AQUI e acesse a versão on-line da revista.


Por Matheus Araújo

Polícia identifica o acusado de assédio sexual em Jardim do Seridó.

O acusado que este blog já havia noticiado na última sexta-feira (13), foi identificado pela Polícia Militar de Jardim do Seridó-RN, tendo como nome, Inácio Paulo da Silva, que segundo informações está de volta a cidade depois de ter estado em São Paulo-SP. Quanto à pena a ser cumprida pelo réu, a Polícia Militar explica que como não houve flagrante, o mesmo foi ouvido pelo delegado e em breve liberado, onde responderá o inquérito em liberdade.
Por Matheus Araújo

Paróquia de São José do Seridó promove retiro de espiritualidade

A paróquia de São José de São José do Seridó promoveu nestes dias 14 e 15 deste mês mariano, o retiro de aprofundamento e espiritualidade do Crisma com os jovens crismandos e outros jovens. Foi promovido pela Renovação Carismática Católica (RCC) de Jucurutu e Currais Novos, junto com os seminaristas Tiago, Diego Fernandes, Heitor Dias e Diego Roniere, que está fazendo pastoral na referida paróquia. Além do pároco, Padre Fabiano Maurício Dantas. O retiro teve como tema: "E vós quem dizeis que eu sou?" (Mt 16, 15)

Jovens de todas as idades participaram deste retiro, vivendo uma forte experiência com o amor de Deus, através de orações, adorações, palestras, partilhas, testemunhos, missa e o batismo no Espírito Santo, além dos momentos de reflexão. Existindo como objetivo, levar os jovens ao encontro pessoal com Jesus.

O encontro foi encerrado com o batismo no Espírito Santo, também conhecido por “Efusão”, seguido da Santa Missa, presidida pelo Padre Fabiano, pároco, que esteve durante o encontro dando assistências necessárias. No final da celebração, o seminarista fez um momento de agradecimento a todos os que diretamente e indiretamente colaboraram com o retiro.
Por Matheus Araújo

Prefeito entrega fardamento aos agentes de endemias.

O prefeito Alexandre Dantas entregou o fardamento completo aos agentes de endemias do município de Carnaúba dos Dantas, em ato realizado na Secretaria de Saúde, que contou com as presenças de todos os servidores e coordenador local José Teófanes.

O trabalho desenvolvido pelos agentes de endemias é muito importante para vencermos a luta contra o mosquito da dengue. Subir escadas e penetrar locais de difícil acesso em busca de criadouros é tarefa constante e diária dos agentes. Por isso, é preciso equipar os profissionais corretamente algo que a administração tem feito.

"Nos últimos anos temos investido no setor de endemias, compramos uma máquina fumacê e qualificamos os nossos agentes, além da contratação de um competente servidor - Dedé da Dengue, que junto com os agentes estão fazendo um belo trabalho" destacou o prefeito.
A.I.-PMCD

Missa de 30 dias pelo falecimento de INEZINHA.

Será realizada dia 22 de maio, às 7:00h da manhã na Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Jadim do Seridó - RN.

Ines Alves Oliveira Neves (Inezinha) foi um ser humano amável, dócil, honesto, boa esposa, boa mãe, boa filha, boa irmã, boa tia e amiga.

Companheira amiga que se doava a cada instante para fazer o bem a seus familiares e amigos.

Bombeiros do RN são atração nos circuitos de corrida de rua de Natal.

Na tarde do último sábado, dia 14 de maio, os militares do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte contagiaram os corredores de rua de Natal durante o 2º Circuito Unimed. Um pelotão, formado por 30 bombeiros, esteve participando do evento, estimulando e incentivando os demais corredores.

Durante todo o percurso, os bombeiros entoaram canções tradicionais da corporação e ganharam aplausos do público. Vários outros corredores se juntaram ao pelotão de bombeiros ao longo da prova.

Desta vez, além dos militares, esposas dos bombeiros também estiveram compondo o pelotão que, por sinal, já se transformou na maior atração dos eventos de rua da cidade.

Diante disso, os bombeiros do RN já confirmaram a presença na Corrida Noturna do Sesi, prevista para o dia 4 de junho. Todos estes eventos servem de preparação para a 17º Corrida Soldados do Fogo, organizado pelo Corpo de Bombeiros, a ser realizado no dia 2 de julho em função do Dia Nacional dos Corpos de Bombeiros do Brasil. A Corrida Soldados do Fogo é considerada o circuito de rua mais tradicional do Estado do RN.
A.I.

Felipe Maia participa de procissão e festas das mães em Natal.

Localizado na zona Oeste da capital, o bairro do Bom Pastor, comemorou durante uma semana o seu padroeiro, Jesus de Bom Pastor. As atividades festivas foram encerradas no domingo (15), com procissão pelas ruas do bairro.

Nem mesmo a chuva que caiu durante o dia na cidade impediu a participação dos fieis. Segundo a organização do evento, cerca de duas mil pessoas participaram da movimentação. A festa existe há 20 anos e vem ganhando mais adeptos depois que a Capela foi transformada em Paróquia.

O deputado federal Felipe Maia e a governadora Rosalba Ciarlini acompanharam o percurso ao lado dos devotos do santo. “Como em anos anteriores participo mais de uma vez da festa e espero estar no bairro em outras ocasiões”, disse Felipe Maia.

Após a procissão, Felipe Maia participou do Festival das Mães dos bairros de Neópolis, Pirangi, Alagoinha e Jiqui. O evento ocorreu na quadra de esportes do Conjunto Pirangi, na zona Sul de Natal, e contou com a participação de 700 pessoas.
A.I.

domingo, 15 de maio de 2011

OBRIGADO CANINDÉ SOARES.

Quero agradecer a um "craque" da fotografia ou do fotojornalismo como queiram pelos comentários que teceu em meu blog.

Refiro-me a Canindé Soares (www.canindesoares.com) fotógrafo da mais alta qualidade deste Rio Grande do Norte. Suas lentes dizem mais que palavras.

Comentário:

"Eu morava em Currais Novos nos anos de 1972 e 1973 e te escutava na Radio Brejui... hoje tenho a honra de ver minhas fotos no site desse grande radialista... uma honra."

Obrigado Canindé, mas a honra é minha.

ALERTA DE TSUNAMI FALSO EM NATAL.

Um terremoto de magnitude 6 na escala Richter atingiu a costa leste do litoral nordestino na manhã deste domingo (15). Segundo o laboratório de Sismologia da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), o tremor de terra foi registrado às 10h08 (horário de Brasília) no meio do oceano Atlântico, na cordilheira meso-oceânica. O sismo ocorreu a 1.276 km de Natal e foi registrado nas estações de Riachuelo, Pau dos Ferros e Gravatá (PE).

Segundo o coordenador do laboratório, Joaquim Ferreira, o tremor não foi sentido pela população. Porém, por conta da magnitude, houve um alerta falso de tsunami, que assustou a população natalense. “O problema causado foi a informação divulgada de que poderia causar um tsunami. Mas não teve nenhum risco. O tremor foi às10h08, se tivéssemos tsunami, já teria chegado aqui. Não foi nada perigoso como foi divulgado”, disse Ferreira.

O sismólogo afirmou que para haver risco de tsunami o tremor teria que ter magnitude de pelo menos 7. “A magnitude 6 é baixa para tsunami. Além disso, o movimento foi horizontal. Só causaria tsunami se fosse vertical, quando a água do mar pode ser empurrada ou descida, abruptamente”, afirmou.

O técnico em sismologia Eduardo Menezes informou que tremores de terra no oceano Atlântico são comuns, e a população não deve ficar assustada. “Se não fosse no mar, poderia causar problemas, mas esse foi no meio do oceano”, garantiu.
Uol

Rosalba Ciarlini vai reforma o JL, promover benfeitorias no Nazarenão e patrocinar ABC, América, Alecrim e Santa Cruz no Campeonato Nacional.

A governadora Rosalba Ciarlini anunciou na manhã deste domingo (15), na residência oficial, a reforma do histórico estádio Juvenal Lamartine, benfeitorias no estádio Nazarenão (em Goianinha) e o patrocínio de R$ 1 milhão para os clubes que estão no Campeonato Brasileiro das séries B, C e D ratearem entre si.

"O projeto de recuperação do JL vai sair do papel. Ele seguirá todas as normas atuais e já começa a ser produzido pela Secretaria de Infraestrutura. Mas para os jogos deste ano de América e Alecrim nas séries C e D serão feitas melhorias no estádio de Goianinha", disse a governadora para mais de uma dezena de dirigentes de clubes e da Federação Norteriograndense de Futebol, que esteve no encontro.

Rosalba Ciarlini também anunciou o patrocínio de R$ 1 milhão para ser dividido entre os clubes participantes do Campeonato Nacional deste ano de 2011. Serão beneficiados ABC (série B), América (Série C), Alecrim (D) e Santa Cruz (D). Estes clubes entraram em consenso após o anúncio da governadora e o R$ 1 milhão ficou assim dividido: ABC receberá R$ 475 mil, América R$ 325 mil, Alecrim R$ 100 mil e Santa Cruz R$ 100 mil.

A determinação e a iniciativa da governadora Rosalba Ciarlini surpreendeu e agradou aos dirigentes de futebol do RN. "O futebol do RN teve dois encontros com a governadora este ano e as decisões ocorreram de forma rápida e satisfatória para os clubes", disse José Vanildo. Para Paulinho Freire, dirigente do América, pela primeira vez uma reunião foi conduzida pela governante do Estado e trouxe harmonia e consenso entre os clubes.
A.I.

sábado, 14 de maio de 2011

Incêndio em loja de informática no Alecrim mobiliza todas as unidades operacionais de Natal.




Na noite desta sexta-feira, dia 13 maio, um incêndio de grandes proporções mobilizou a estrutura operacional do Corpo de Bombeiros Militar, da capital do Rio Grande do Norte. Por volta das 22 horas, a Central de Gerencioamento de Emergência e Defesa Civil (CEGED) recebeu a informação, através do 193, de que um grande incêndio estava em andamento na loja de informática Nataltec, no cruzamento das Avenidas 9 e 4 no bairro do Alecrim.

Após o chamado, o Corpo de Bombeiros deslocou oito viaturas para o local, sendo duas ambulâncias, três auto bomba tanques, uma auto plataforma aérea e duas viaturas de salvamento terrestre.

Com a chegada dos Bombeiros, o fogo passou a ser controlado e as chamas foram contidas não afetando as lojas vizinhas. O trabalho de resfriamento da loja durou toda a madrugada, havendo a necessidade do revezamento de equipes.

O que impressionou a todos foi a ação voluntária de alguns bombeiros que, apesar de estarem em folga, se apresentaram para reforçar a equipe de serviço. O Comandante Geral, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, também se deslocou para a ocorrência, coordenando a ação pessoalmente.
Fotos:Canidé Soares

MILENE DOMINGUES APRESENTA NOVO UNIFORME DO ABC.

A ex-mulher do jogador Ronaldo, Milene Domingues, foi a grande estrela do lançamento do novo uniforme do ABC-RN.

Ao lado de jogadores, comissão técnica e modelos, a ex-jogadora de futebol encerrou o evento com um grito de incentivo e entoou diversos gritos de guerra e hinos do clube potiguar. “Esse clube tem tudo para estar na Série A”, disse Milene.
G1.

Instalado Fórum Estadual em Defesa da Educação do RN.

Na manhã de sexta-feira (13/5), foi instalado o Fórum Estadual em Defesa da Educação do RN, no Auditório da Escola de Música da UFRN, com a presença de professores, estudantes e representantes de entidades do setor. A presidenta da Comissão de Educação da Câmara, deputada Fátima Bezerra (PT) participou como debatedora expondo a tramitação do projeto de lei do Plano Nacional de Educação (PNE) no Congresso Nacional. Também participaram o secretário adjunto do Ministério da Educação e presidente do Fórum Nacional de Educação, Francisco Chagas, e a professora Alda Maria Duarte Araújo, do Centro de Educação da UFRN.

Na ocasião, a deputada Fátima Bezerra falou também sobre o desafio da universalização da educação infantil no País e do aumento do percentual de financiamento do setor. “Além do percentual, que queremos que passe de 7% do PIB para 10%, é preciso discutir a origem dos recursos. É necessário dinheiro novo e isso passa pela reforma tributária também”, destacou.

A parlamentar fez referência à greve dos professores do Estado, que completa 11 dias. “Com constrangimento eu disse esta semana na Comissão de Educação que o Rio Grande do Norte está na ilegalidade, não paga o Piso Salarial dos professores”, disse, provocando aplausos da platéia.
A.I.

Secretário de Saúde lança Projeto em Santana do Seridó.

O secretário de Saúde de Santana do Seridó, Adriano Gomes (Driu,) lançou nesta última terça feira (13) o projeto “Saúde e qualidade de vida” que tem o objetivo de estimular a população santanense a cuidar da saúde, com a prática de atividades de hidroginástica, sendo uma atividade desse projeto que leva qualidade de vida a população de Santana do Seridó.

No momento, as atividades de hidroginástica serão direcionadas aos grupos específicos, como idosos e pessoas que tem alguma dificuldade na prática de outros exercícios físicos.

Além das atividades já citadas o projeto contempla também a realização de atividades laborais em cerâmicas, fábrica e repartições públicas, visando evitar o aparecimento de seqüelas pela prática de movimentos repetitivos.

"A atividade física é uma das maiores necessidades da população hoje, pelos inúmeros benefícios que esta pode proporcionar ao corpo e a mente. Pensando assim foi que tomamos a iniciativa de criar esse projeto que muito em breve será estendido para boa parte da população de nossa cidade." Declarou o secretário.
Rafael Fágne

Prefeitura de Riacho da Cruz comemora Dia das Mães e Emancipação Política com a população

No último domingo, dia 08 de maio, a prefeitura de Riacho da Cruz realizou grande movimentação em comemoração ao Dia das mães e aos 49 anos de Emancipação Política, completados dia 09 de maio.

Em um dia inteiro de atividades que envolveram toda a população, a comunidade riachocruzense edificou sua auto-estima, por meio das ações da administração que levou cidadania e prestação de serviços, à Praça Pública da cidade.

O dia de comemorações começou as 05:00 da manhã com alvorada festiva, ato ecumênico e hasteamento das bandeiras e logo um grande café da manhã para toda população. A partir das 08:00 horas começaram as competições esportivas, brincadeiras e jogos na Praça Pública, onde as crianças de nossa cidade puderam se divertir em um momento de grande harmonia e descontração em brincadeiras com o gato no pote, corrida do saco, pula corda ente outros. Já para os adultos tivemos atletismo, corrida, bicicleta, pau de sebo e o final do campeonato de futebol.

O ponto alto das comemorações foi o sorteio realizado pela prefeitura de quase (100) cem presentes para as mães que se cadastraram durante a semana no CRAS. Ferros, ventiladores, guarda-roupas, microondas, aparelhos de DVD, cozinhas e muitos outros presentes foram sorteados de forma democrática e emocionante em Praça Pública pelo prefeito Marcos Aurélio.
A.I.-PMRC

Ritchie é atração confirmada na festa dos Anos 80 do SESC Seridó

“De volta aos anos 80” já se consolidou como uma das principais atrações da Festa de Santana de Caicó. A data não poderia ter sido melhor escolhida: a quarta-feira, 27 de julho, véspera de feriado municipal e da feirinha de Santana. 

Em seu terceiro ano consecutivo, a organização superou todas as expectativas e está trazendo, pela primeira para Caicó, um dos artistas mais consagrados do segmento “anos 70, 80 e 90”: Ritchie, que em sua trajetória vendeu milhões de cópias com sucessos que até hoje animam as baladas, como “Menina Veneno”, e outras. 

A festa, a exemplo dos anos anteriores, será realizada no Clube SESC Seridó, e contará também com show de Max e Banda Estrelar.

9ª Semana de Museus em Currais Novos.

A Semana Nacional de Museus acontece Anualmente em celebração ao Dia Internacional dos Museus, 18 de maio. Neste ano na sua 9ª edição, traz o tema “Museu e Memória”.

É com grata satisfação que a Fundação Cultural “José Bezerra Gomes” se coloca a serviço da sociedade, e realiza sua programação com atividades de caráter cultural e educativo com o objetivo de dinamizar o espaço “Museu” e fortalecer esse ambiente como importante espaço da preservação e difusão da “memória” local e do patrimônio cultural.

SEGUNDA FEIRA –16/05/11

· Abertura - 8 horas
· Homenagem ao Patrono da Fundação Cultural “José bezerra Gomes”
· Exposição do acervo pessoal: livros, documentos pessoais e objetos
· Apresentação de slides
· Visita guiada

TERÇA FEIRA –17/05/11
“Museu Histórico” de Currais Novos na Memória
· Exposição de móveis e outros objetos
· Visita guiada

QUARTA FEIRA –18/05/11
Exposição de fotografias, objetos em memória;
· Visita guiada aos módulos

QUINTA FEIRA —19/05/11
Um dia de Memórias:
· Visita guiada
· De 9 as 11h e de 15 as 17h - Rodas de Conversa com pessoas que conviveram direto ou indiretamente com os homenageados: José Bezerra Gomes, Mons. Paulo Herôncio, Mons. Ausônio Araújo, Dr.Mariano Coelho e Agenor Maria.

SEXTA FEIRA –20/05/11
· Visita guiada aos módulos

SABADO –21/05/11 (encerramento)
Com início às 16 hs.
· Atividades Educativas/Apresentações Culturais
· Contação de Histórias com a professora Rosileide Maria dos Santos
· Apresentação do grupo Caçuá de Mamulengos
· Apresentação cultural dos Programas Sociais: PETI e PROJOVEM

OBS: A Fundação Cultural José Bezerra Gomes, fará o agendamento de visitas Escolares, através do telefone: 3405-2737. O funcionamento da mesma será em horário integral

Encerrada a 49ª Assembléia Geral da CNBB

Na manhã desta sexta-feira, 13, a então presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) declarou encerrada a 49ª Assembleia Geral da entidade, que teve início em Aparecida (SP), no dia 4 de maio. O encerramento dos trabalhos aconteceram por meio de uma celebração conduzida pela presidência da Conferência que encerra hoje seu mandato de quatro anos.

“Para a presidência da CNBB e Comissões Episcopais Pastorais, presidentes dos organismos do povo de Deus, assessores, secretários executivos, amigos que nos acompanham pelos meios de comunicação, irmãos e irmãs do Senhor acompanha-nos a Palavra de Deus que como luz nos ilumina o madanto de Jesus ecoei em nossos ouvidos e nos estimule na missão que nos confia. Ide por todo o mundo, nas lutas, dificuldades, diante dos desafios e peso da responsabilidade acompanhe-nos a certeza. Eu estarei convosco todos os dias”, iniciou assim seu pronunciamento o então presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha.

Na sua fala dom Geraldo fez menção ao primeiro ato de sua presidência à frente da CNBB que foi a recepção ao papa Bento XVI no dia 9 de maio de 2007. Ele disse que foi “uma graça ter tido a oportunidade de, na sua presidência, poder receber o pontífice pela primeira vez no Brasil”.

A realização da 49ª Assembleia Geral da CNBB em Aparecida foi segundo dom Geraldo, como a experiência dos apóstolos no cenáculo com a mãe de Jesus. “Sentimos-nos como os apóstolos no cenáculo com a mãe de Jesus, unidos no afeto. Aqui nós aprovamos as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), realizamos as eleições para aqueles assumirão a CNBB nos próximos quatro anos e vivemos dez dias pontilhados pelos momentos de oração especialmente a oração eucarística a cada manhã na Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida”, frisou dom Geraldo.
Fonte: CNBB
Por Matheus Araújo

CNBB diz em nota que não reconhece decisão do STF sobre união homoafetiva

De acordo com o STF, os casais homossexuais têm os mesmos direitos e deveres que a legislação brasileira estabelece para os casais heterossexuais. A decisão, que foi aprovada unanimemente na última quinta-feira, 5, abre caminho para que o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo seja permitido e as uniões homoafetivas passem a ser tratadas como um novo tipo de família.

O julgamento do STF torna praticamente automáticos os direitos que hoje são obtidos com dificuldades na Justiça e põe fim à discriminação legal dos homossexuais. Considerada histórica, a decisão do STF é contestada tanto pela Igreja Católica quanto por juristas.

Leia nota da CNBB na íntegra:

Nós, Bispos do Brasil em Assembleia Geral, nos dias 4 a 13 de maio, reunidos na casa da nossa Mãe, Nossa Senhora Aparecida, dirigimo-nos a todos os fiéis e pessoas de boa vontade para reafirmar o princípio da instituição familiar e esclarecer a respeito da união estável entre pessoas do mesmo sexo. Saudamos todas as famílias do nosso País e as encorajamos a viver fiel e alegremente a sua missão. Tão grande é a importância da família, que toda a sociedade tem nela a sua base vital. Por isso é possível fazer do mundo uma grande família.

A diferença sexual é originária e não mero produto de uma opção cultural. O matrimônio natural entre o homem e a mulher bem como a família monogâmica constituem um princípio fundamental do Direito Natural. As Sagradas Escrituras, por sua vez, revelam que Deus criou o homem e a mulher à sua imagem e semelhança e os destinou a ser uma só carne (cf. Gn 1,27; 2,24). Assim, a família é o âmbito adequado para a plena realização humana, o desenvolvimento das diversas gerações e constitui o maior bem das pessoas.

As pessoas que sentem atração sexual exclusiva ou predominante pelo mesmo sexo são merecedoras de respeito e consideração. Repudiamos todo tipo de discriminação e violência que fere sua dignidade de pessoa humana (cf. Catecismo da Igreja Católica, nn. 2357-2358).

As uniões estáveis entre pessoas do mesmo sexo recebem agora em nosso País reconhecimento do Estado. Tais uniões não podem ser equiparadas à família, que se fundamenta no consentimento matrimonial, na complementaridade e na reciprocidade entre um homem e uma mulher, abertos à procriação e educação dos filhos. Equiparar as uniões entre pessoas do mesmo sexo à família descaracteriza a sua identidade e ameaça a estabilidade da mesma. É um fato real que a família é um recurso humano e social incomparável, além de ser também uma grande benfeitora da humanidade. Ela favorece a integração de todas as gerações, dá amparo aos doentes e idosos, socorre os desempregados e pessoas portadoras de deficiência. Portanto têm o direito de ser valorizada e protegida pelo Estado.

É atribuição do Congresso Nacional propor e votar leis, cabendo ao governo garanti-las. Preocupa-nos ver os poderes constituídos ultrapassarem os limites de sua competência, como aconteceu com a recente decisão do Supremo Tribunal Federal. Não é a primeira vez que no Brasil acontecem conflitos dessa natureza que comprometem a ética na política.

A instituição familiar corresponde ao desígnio de Deus e é tão fundamental para a pessoa que o Senhor elevou o Matrimônio à dignidade de Sacramento. Assim, motivados pelo Documento de Aparecida, propomo-nos a renovar o nosso empenho por uma Pastoral Familiar intensa e vigorosa.

Jesus Cristo Ressuscitado, fonte de Vida e Senhor da história, que nasceu, cresceu e viveu na Sagrada Família de Nazaré, pela intercessão da Virgem Maria e de São José, seu esposo, ilumine o povo brasileiro e seus governantes no compromisso pela promoção e defesa da família.

Aparecida (SP), 11 de maio de 2011

Dom Geraldo Lyrio Rocha
Presidente da CNBB
Arcebispo de Mariana – MG
Dom Luiz Soares Vieira
Vice Presidente da CNBB
Arcebispo de Manaus – AM
Dom Dimas Lara Barbosa
Secretário Geral da CNBB
Arcebispo nomeado para Campo Grande – MS
Por Matheus Araújo