PMDB JARDINENSE PODE TER NOVO PRESIDENTE.

Em recente visita ao Presidente Estadual do PMDB, deputado federal Henrique Eduardo Alves, o Prefeito de Jardim do Seridó, além de tratativas administrativas - como não podria deixar de ser -abordou temas políticos. Um dos, diz respeito ao comando do PMDB jardinense.

Catapultado pela eleição à prefeito da cidade, Jocimar Dantas surfa na crista da onda eleitoral recente e prestigiado pelo presidente da legenda foi convidado a presidir o PMDB local, após estar concluso o mandato do radialista Milton Jr. Jocimar Dantas ficou de responder.
Foto:Blog do Padre Jocimar

IBERÊ PARTICIPA DE REUNIÃO DO PSB.

No dia do trabalhador, o vice-governador Iberê Ferreira de Souza participará de reunião do PSB em Carnaubais. É o IX Encontro de Núcleos do Partido Socialista Brasileiro (PSB).

O evento, que acontece no clube da Fazenda Olho d’água, reunirá os 33 núcleos de base do partido nas comunidades, da zona urbana e rural do Rio Grande do Norte. No encontro serão ministradas palestras por Gersino Saraiva e Juliano Siqueira. Entre os assuntos debatidos está “A crise do capitalismo e as soluções socialistas”.

TODOS OS CAMINHOS LEVAM A ACARI.

Hoje na comemoração dos 50 anos da barragem Marechal Dutra (Gargalheiras) e nos 100 anos do DNOCS a "nata" política vai estar na cidade.

Já é grande a movimentação na cidade, uns para politicar, outros para passear e mais alguns para festejar com o show do cantor cearense Fagner.

A lâmina d'água do Gargalheiras já está em 1,10 metros em decorência das chuvas que cairam ontem e da água proveniente do Dourado em Currais Novos, onde também choveu.
Foto:Pedro Augusto.

ITANS "SANGRA".

O açude Itans de Caicó já está com a sua capacidade máxima. Ele tem capacidade para mais de 81 milhões de metros cúbicos. Muitos populares fizeram festa com o fato. Bom para a cidade que pode dispor de mais uma fonte desse precioso líquido da vida.


O que poderia ser feito no açude era um sangradouro com uma parede, como também indaga o colega Robson Pires. Com a palavra as autoridades.
Foto:Alex Fernandes.

DR. ANCHIETA DEVE INGRESSAR NO PMN.

É voz corrente na cidade de Jardim do Seridó, que o médico Dr. José Anchieta Rodrigues de Moura, atualmente no PSB (Partido Socialista Brasileira), da governadora Wilma de Faria, poderá ingressar nos próximos dias no PMN (Partido da Mobilização Nacional), do presidente da Assembléia Legislativa, Robinson Faria, no município jardinense.

Contatos com a direção estadual da legenda estão sendo mantidos e caminha para um desfecho positivo. Dr. Anchieta deverá mesmo ser o presidente do partido em Jardim do Seridó-RN.

O médico já foi vice-prefeito na cidade quando da segunda gestão da prefeita Maria José Lira de Medeiros, chegando assumir interinamente o município por alguns dias. Ainda chegou a ser candidato a prefeito em São José do Seridó e foi eleito também vice-prefeito na terra de São José da “Bonita”.

O médico José Anchieta Rodrigues de Moura tem uma clínica de ultra-sonografia em Jardim, atua no Hospital Ruy Mariz e na cidade de Ouro Branco. Recentemente foi agraciado com o prêmio Brasil de Medicina.

Na última eleição conseguiu ao lado de amigos eleger o seu filho Anchieta Júnior, vereador de Jardim do Seridó.

RALLY RN 1500 ESTÁ CHEGANDO A CURRAIS NOVOS.

O Rally RN 1500 está chegando hoje(30/04) a Currais Novos, onde será recepcionado na Praça Cristo Rei e Desembargador Tomaz Salustino. O Cactus Moto Clube recepcionará os pilotos, com o apoio da prefeitura municipal que preparou uma grande estrutura.
Fonte:Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Currais Novos.

CASA DA CULTURA INICIA CURSO PARA INSTRUMENTOS DE SOPRO.

A Casa de Cultura Popular Poeta Antônio Antídio de Azevedo da cidade de Jardim do Seridó-RN, através da Fundação José Augusto e em parceria com a Câmara Municipal de Vereadores iniciou ontem (29), à tarde o curso de "Formação de Técnicas Interpretativas para Instrumentos de Sopro", que será realizado até a próxima sexta-feira (01/05), no auditório da Casa.

Segundo informou o instrutor João Simplício, o objetivo do curso é trazer a realidade acadêmica das escolas de músicas para as filarmônicas, como por exemplo, técnica de postura, relaxamentos e formação de grupos de câmaras, proporcionando assim uma maior interação com outros instrumentos diferenciados, para que as pessoas não fiquem apenas nas formações que as mesmas já conhecem.

O curso conta com a participação de membros das filarmônicas de Jardim do Seridó, Ouro Branco, Acari e Lagoa Nova, com uma carga horária ao final do curso de 18 horas/aula. E o principal é que os participantes não pagaram absolutamente nada para ter acesso. Além disso, eles receberão certificados de participação.

Bastante emocionado, o coordenador da Casa de Cultura de Jardim do Seridó, Antônio Ferreira Dantas Júnior disse ao blog que as dificuldades são enormes, mas que enquanto estiver à frente dos trabalhos não cruzará os braços. “Eles fizeram de tudo pra fechar a nossa Casa de Cultura Popular e não conseguiram, sabe por quê? Eu não me cansarei jamais de buscar recursos e projetos para ver a Casa funcionando. Agradeço desde já, a parceria da Câmara Municipal de Vereadores, na pessoa do senhor presidente Gilberto Valdeger e ao diretor da Escola Estadual Antonio de Azevedo, por que sem eles não estaria acontecendo essa capacitação”, declarou.

Foto e fonte:Blog do jornal "A FONTE".

CHUVA E MUITA TROVOADA ONTEM EM JARDIM DO SERIDÓ.

Tarde/noite de muita chuva e muita trovoada ontem em Jardim do Seridó. A invernada começou as 17 horas e praticamente choveu grande parte da noite, causando preocupação a população pelos raios que caíram e os trovões com um estampido ensurdecedor.

Os raios que atingiram a CNEC destruíram a caixa de distribuição da Telemar, queimando fax, o computador, a Xerox e o estabilizador, trazendo pânico aos funcionários que estava no momento reunidos, segundo informou a vice-diretora Nicinha Alves.

Outro raio caiu na rua Cícero Henrique Sobrinho, bairro São João, atingindo a residência de Francimar de Araujo Galvão, causando danos as instalações elétricas, tendo inclusive arrebentado a parede do quarto da casa. No momento o proprietário estava na Serra de Santana estando em casa sua esposa Silvina e o filho Alexandre de 5 anos.

Os raios que caíram ontem a tarde em Jardim do seridó durante a invernada atingiram muitas residência dos bairros São João e Matadouro, queimando aparelhos de eletro domestico, lâmpadas e ate parabólicas como é o caso da residência de Sérgio Galvão que mora na rua Francisco Clementino de Azevedo, que teve antena parabólica danificada segundo sua esposa Cibele Galvão, funcionária do Centro de Reabilitação de Jardim.

O inverno de ontem que atingiu mais de 70 milímentros foi muito generoso nas cabeceiras do açude Zangarelhas um dos maiores reservatórios da cidade e que ainda não sangrou.

SESSÃO SOLENE HOMENAGEIA TRABALHADOR EM NATAL.

Amanhã (30/04), ás 18 horas, em sessão solene na Câmara de Vereadores de Natal, será feita homenagem ao dia do trabalhador. A proposta foi feita pelo jovem vereador Júlio Protásio (PSB).

A sessão reunirá autoridades como o Superintendente do Ministério do Trabalho, Jonny Araújo da Costa, o Desembargador Presidente Regional do Trabalho, José Barbosa Filho, os Vereadores da Casa, além de representantes dos principais sindicatos profissionais do RN, que irão discutir os problemas que atingem os trabalhadores do estado.
Fonte:Assessoria de Imprensa CMN.

PREFEITURA DE CURRAIS NOVOS FIRMA CONVÊNIOS.

Ontem no gabinete do Prefeito Geraldo Gomes foi firmado convênios com entidades assistênciais do município através de recursos federais. Estiveram presentes pelas associações:

*Márcia Guedes – “Associação de Pais e Portadores da Síndrome de Berardinelli do Rio Grande do Norte - ASPOSBERN”.
*Fernando Jerônimo – Abrigo de Velhos “Monsenhor Paulo Herôncio”.
*Marcos Cruz – “Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais” (APAE).
*Irmã Ananília – “Casa do Pobre”.
*Eliete Dantas de Araújo – “Associação Curraisnovense de Deficientes Físicos”.

Pela prefeitura participaram:o Prefeito Geraldo Gomes, a Secretária de Trabalho, Habitação e Assistência Social Maria Coeli, a Coordenadora da SEMTHAS Judivanda Kênia e o Secretário de Finanças Bob Gama.

A representante da ASPOSRBERN, Márcia Guedes, agradeceu a colaboração que recebeu e disse que a instituição ainda é desconhecida, mas necessita de muita ajuda.

Geraldo Gomes disse que apesar das dificuldades não irá deixar de colaborara com essas entidades que fazem um trabalho tão elogiável na assistência social em CurraisNovos.
Fonte e foto:Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Currais Novos.

IGUALDADE RACIAL:IBERÊ DISCUTE TEMA EM CONFERÊNCIA.

O vice-governador e secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Iberê Ferreira de Souza, abriu na manhã desta quarta-feira (29), a II Conferência Estadual da Igualdade Racial. O evento, realizado no Praiamar Hotel, em Ponta Negra teve a participação do ministro interino da Igualdade Racial, Eloy Ferreira e de representantes da Secretaria de Promoção de Politicas da Igualdade Racial da Presidência da República, de movimentos negros e indígena, etnia cigana, religiosos de matriz africana, judeus e palestinos.

O vice-governador destacou:“No Rio Grande do Norte, a governadora Wilma, com o prova da importância dessa luta para o Estado, criou a Coordenadoria de Política da Promoção da Igualdade Racial. Precisamos agora trabalhar para que o que foi discutido hoje seja posto em prática”.
AÇÕES NO RN - Documento elaborado pela Organização Negra, pioneira no Estado na mobilização e conscientização da identidade negra, registra cerca de 44 comunidades negras rurais existentes no Rio Grande do Norte. Nos municípios há também indígenas e ciganos.
Fotos:Demis Roussos.
Fonte:SEMARH

ESTACIONAR:PROBLEMA NA CIDADE DO NATAL.

Depois de passar os últimos dias pela capital do Estado, pude perceber o quanto é díficil e desgastante o problema de estacionar em Natal. Pior ainda em dia de chuva. Pois bem, um investidor espanhol está desejando investir nesta área, com a construção de edifícios-garagem.

O primeiro prédio deverá ficar por trás do Banco do Brasil da avenida Barão do Rio Branco (foto). O terreno pertence a UFRN, mas a prefeitura já está em negociações com a universidade. São as tendências da evolução. Cresceu, tem que mordenizar.
foto:Canidé Soares.

MARCOS DANTAS ASSINARÁ COLUNA NO JORNAL "A FONTE".

Confirmado! O renomado blogueiro e apresentador do Programa Panorama Seridó na Rádio Caicó AM, Marcos Dantas é a mais nova atração do Jornal A Fonte.

Após alguns dias de intensas conversações foi batido o martelo na noite de hoje (28) e Marcos Dantas a partir da segunda edição do periódico assinará a coluna Política News. A expectativa já é muito grande por parte de todos, com relação ao novo parceiro.

A política da Região Seridó será o destaque principal do novo colunista, mas, as últimas novidades dos bastidores da capital do Estado, também estarão em evidência. Ele contará com a colaboração do seu fiel escudeiro, Rodrigo Rafael, jornalista responsável por esse jornal.

Sua História – Natural de Jardim do Seridó-RN, tem 28 anos de idade. É radialista desde 1998. Iniciou sua carreira na Rádio Cabugi do Seridó permanecendo até 2002. Nesse período, passou pelas emissoras: Rádio Rural AM de Parelhas, Rádio Rural AM de Caicó, Rádio Caicó AM e Nossa Rádio FM. Em 2004 voltou assumir o departamento de jornalismo da Rádio Cabugi do Seridó onde permaneceu até setembro de 2007. Também tem o blog de notícias da internet com o endereço: www.marcosdantas.com
Do Blog: Sucesso sempre e seja muito bem vindo.
Fonte e Foto:blog do jornal "A FONTE".

PSDB DE JARDIM DO SERIDÓ PARTICIPA DE ENCONTRO ESTADUAL.

O recém criado PSDB (Partido da Social Democracia), de Jardim do Seridó, marcará presença no próximo dia 04 de maio, no Novotel Ladeira do Sol, em Natal, a partir das 14:00 horas, para participar do Encontro Estadual do PSDB.

A presidente da Comissão Provisória no município já começou a manter os primeiros contatos com os filiados jardinenses para formar uma grande comitiva para participar do evento na capital do Estado.

Programação:
14:00 horas – Apresentação e credenciamento.
15:00 horas – Abertura dos trabalhos e apresentação dos convidados e demais participantes.
17:00 horas – Intervalo para cafezinho.
17:30 horas – Reabertura, avaliação e encerramento.
Foto e fonte:blog do jornal "A FONTE" .

PREFEITURA DISTRIBUIU MAIS DE 3000 OVOS DE PÁSCOA.

A prefeitura municipal de Currais Novos, distribuiu na páscoa 3.150 ovos de páscoa para a Páscoa dos programas, creches e escolas da rede municipal de ensino. Os ovos todos foram feitos por culinaristas da cidade valorizando o trabalho dos artesãos e artesãs do município, promovendo efetivamente a geração de renda.
Fonte e foto:Assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Currais Novos.

JORNAL A FONTE SAIRÁ NO DIA 5 DE MAIO.

Por problemas técnicos, o jornal "A FONTE" sairá apenas no dia 5 de maio. Pedimos desculpas aos leitores e anunciantes, mas o esmero da 2° edição foi o mesmo da primeira. A equipe continua motivada para dar a notícia como ela merece ser dada. Prometemos a mesma qualidade que nos motivou ao empreendorismo e tenacidade.

AÇUDES TRANSBORDAM.

Neste final de semana mais dois açudes transbordaram depois das últimas chuvas no Rio Grande do Norte. O Sabugi, localizado em São João do Sabugi e o Caldeirão de Parelhas, na cidade de Parelhas.

O sabugi é um dos maiores do Estado, possui capacidade para 65 milhões de metros cúbicos e é integrante da bacia Piranhas-Açu.
Foto:Wellington.

PREFEITURA PAGA.

A prefeitura Municipal de Currais Novos paga amanhã (29/04) os salários referentes ao mês de abril. Os servidores recebem seus contra-cheques desde ontem. O pagamento é efetuado no Banco do Brasil.

Fonte:Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Currais Novos.

ANTIGA CASA DA FAZENDA CONCEIÇÃO, PRIMEIRA CASA DE JARDIM DO SERIDÓ.

Para iniciarmos esta série sobre os prédios históricos de Jardim do Seridó, passaremos agora a conhecer a antiga Casa da Fazenda Conceição, prédio mais antigo de Jardim do Seridó, que está localizado à Avenida Dr. Fernandes nº 107.

A primeira casa de Jardim do Seridó foi exatamente esta da Fazenda Conceição do Azevedo. Segundo o professor José Nilton de Medeiros, não podemos definir com precisão a data de sua construção que, deve ter acontecido por volta de 1760 e 1790 com o intuito do local servir de residência para Antônio de Azevedo Maia Júnior e sua família.

Segundo as informações de Olavo de Medeiros aquela era uma casa de taipa ladeada de tijolos com nove portas com dobradiças de ferro e dessas, quatro eram partidas e sete janelas apresentavam dobradiças. Foi nesta casa que Antônio de Azevedo Maia Júnior sempre residiu com sua esposa Micaela Dantas Pereira e ali construiu uma numerosa família. Outras informações afirmam que foi em sua residência que Antônio Júnior veio a falecer em 1º de maio de 1822.

Um acontecimento bem interessante que marcou os idos de 1824 e que talvez os nossos leitores nunca atentaram para isso, foi a presença nesta cidade (na época povoação da Conceição), de uma figura muito importante na História do nosso país. Frei Joaquim do Amor Divino Rabelo, mais conheido por Frei Caneca, um dos grandes revolucionários da Revolução Pernambucana de 1917 e da Confederação do Equador de 1824.

Passando por nossa terra Frei Caneca tece algumas palavras em seu diário acerca daquilo que estava presenciando. “Saindo muito cedo, viajamos a Povoação da Conceição, três léguas e meia de distância. É uma povoação com uma Igreja nova, ainda por acabar. Ai achamos farinha, milho, aguardente queijo etc.” Certamente Frei Caneca estava reconhecendo a boa vontade daqueles que acolheram a ele e sua tropa dando-lhes comida, bebida e um lugar para dormir durante a noite fria.

Estes são relatos que conhemos sobre a História da primeira casa de Jardim do Seridó, Casa da antiga Fazenda Conceição do Azevedo. Atualmente da casa só resta a preciosa e bela fachada. No seu interior, completamente reformado e numn estilo moderno, funciona o Centro de Leitura e o Telecentro da Câmara Municipal, grande bem disponível a comunidade jardinense. É certo que ontem personagens até da história naiocional por ali passaram e escreveram as páginas de sua história. Hoje nós continuamos a escrevê-la, porque se depender da memória dos descendentes dos Azevedo, essa casa nunca deixará de existir, ao contrário, perpassará gerações e gerações, sempre ressurgindo com fortes significados especialmente os que reafirmam a identidade do nosso povo.

Por:Andrey Jonathon de Medeiros Moura (Colaborador)
(Graduando em História pela UFRN) Foto: Júnior Flash

CURRAISNOVENSES CONQUISTAM MEDALHAS

No final da semana passada, atletas curraisnovenses conquistaram 21 medalhas, no Campeonatao Estadual Caixa da Juventude, com faixa etária entre 15 e 16 anos. A competição foi realizada no CAIC esportivo de Natal. Foi promovido pela Federação Norteriograndense de Atletismo, Confederação Brasileira de Atletismo e Comitê Olímpico Internacional. Os atletas são participantes do "Projeto de Iniciação ao Atletismo", da prefeitura de Currais Novos. As medalhas foram as seguintes:


Ouro : 05
Fernanda Medeiros (02) - Lançamento de dardo e lançamento do disco.
Ligia Daiane – Lançamento do martelo.
Françoise Marye – Salto à altura.
Jonhatan Souza – 2.000 metros com obstáculos

Prata: 08
Bárbara Dayane (02) Lançamento de dardo e Arremesso de peso.
Francisco Emiliano (02) 200 metros e 110 metros bom barreiras.
Françoise Marye – Salto em distancia.
Layanne Santos – Salto triplo.
Jonhatan Souza – 3.000 metros
Talyson Lopes – Lançamento do disco.

Bronze: 08
Kericles Pinheiro (02) – Salto em distancia e salto em triplo.
Silvio Agostinho (02) – 1.000 metros e 3.000 metros.
Ligia Daiane – Arremesso de peso.
Layanne Santos – Salto em distancia.
Dhayse Karla – 100 metros com barreiras.Marcos Eermerson – Lançamento do disco.
Fonte e foto:Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Currais Novos.

ESCOLAS MUNICIPAIS DE CURRAIS NOVOS COMEMORAM PÁSCOA.

Na semana que passou na cidade de Currais Novos, foi comemorado a páscoa em programas, creches e escolas da rede municipal. Na quinta feira (23/04) comemorou-se no Centro de Convivência de Idosos “Tereza Bezerra Salustino” e no Centro Municipal de Reabilitação “Professora Crindélia Bezerra”. Na sexta-feira (24/04) a vez foi do “Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI”.
Na sexta-feira (25/04) a comemoração foi nas creches e escolas Centro de Convivência de Idosos “Tereza Bezerra Salustino” e no Centro Municipal de Reabilitação “Professora Crindélia Bezerra”, da rede municipal. Em todas as celebrações, houve reflexões, apresentações artísticas, lanche e distribuição de Ovos da Páscoa.
O prefeito Geraldo Gomes e sua esposa, Maria Coeli, titular da SEMTHAS, participaram dos eventos.
Fonte e Fotos:Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Currais Novos.

12ª Festival do Pescado em Acari

O Festival do Pescado será realizado de 1º a 3 de maio, no Açude Gargalheiras, em Acari. O festival é uma dos mais importantes eventos do turismo seridoense e este ano chega a sua 12ª edição.

No dia 30 de abril serão realizadas as comemorações alusivas aos 100 anos do Dnocs e os 50 anos do Açude Marechal Dutra, o Gargalheiras, que é considerado uma das 7 maravilhas do Rio Grande do Norte e um dos principais cartões-postais da região do Seridó.


DIA 30 DE ABRIL (QUINTA-FEIRA)
SHOW DO CANTOR FAGNER EM PRAÇA PUBLICA

DIA 01 DE MAIO (SEXTA-FEIRA) - FERIADO
DANIEL & BANDA e BANDA USKARAVELHOS

DIA 02 DE MAIO (SABADO)
DANIEL & BANDA e OS MAURICINHOS DO FORRÓ

DIA 03 DE MAIO (DOMINGO)
FORROZAO PE DE LÃ

Mais informações: (84)3433-3984

27 de abril é o Dia da Empregada Doméstica

Esta segunda-feira, 27 de abril, é a data em que se comemora no mundo inteiro o Dia da Empregada Doméstica, a mesma data dedicada a Santa Zita, a padroeira das domésticas. Moça humilde e genorosa, ela costumava dividir sua comida e suas roupas com os pobres. Conta-se que certo dia, ao ajudar os necessitados, o alimento que carregava em seu avental se transformou em flores.

Talvez muitas empregadas passem esta segunda-feira em branco, sem receber sequer um botão em agradecimento ou homenagem, mas quem não tem tempo para os afazeres domésticos como passar, lavar, cozinhar e limpar a casa sabe como é necessário contratar alguém que execute esses serviços em troca de uma remuneração (nem sempre justa).

É um trabalho difícil e, por estas e outras, as empregadas domésticas vêm sendo cada vez mais valorizadas hoje em dia. Com isso, conseguem fazer valer seus direitos. A recente conquista do depósito do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - FGTS - mesmo que opcional para o empregador, é sinal de que os tempos mudaram.

Homenagem do Blog a todas as Empregadas Domésticas.

CRUZETA DESEJA ENTRAR NO PÓLO SERIDÓ DE TURISMO.

Durante a reunião do Pólo Seridó de Turismo, realizado quinta feira-passada (23/04) na cidade de Parelhas, o Secretário de Desenvolvimento e Turismo, Hutson Barbosa, se fez presente, apesar da cidade de Cruzeta ainda não fazer parte do Pólo.

Hutson afirmou que a orientação do prefeito cruzetense, Sally Araújo, é que ele esteja sempre presente nos eventos do Pólo Seridó, objetivando incluir a cidade neste "clube". Segundo Hutson “nós temos a música, o bordado, a gastronomia, o açude, além de outros pontos que podem ser explorados e preparados para a visitação”.

Hutson falou pessoalmente com o Secretário Estadual de Turismo do Rio Grande do Norte, Fernando Fernades, afirmando que Cruzeta quer sim fazer parte do Pólo.
Foto e fonte:Cruzeta News

Charge do Prefeito de Jardim do Seridó: Corte de Energia


Por: Blog de Gustavo da Nobrega

Potyguar é goleado no primeiro jogo da decisão do Estadual e fica longe do título

Em partida realizada nessa noite de quarta – feira (25) no estádio Edgarzão, em Assu, o leão do seridó foi goleado pelo time da casa, o ASSU, por 4 a 1 em certame válido como o primeiro jogo da decisão do Estadual 2009.

O tricolor seridoense sentiu e muito os desfalques da equipe, não conseguindo desenvolver as apresentações que vinha fazendo nas últimas partidas e se mostrou irreconhecível em campo. Se aproveitando dessas vantagens e com um ataque eficientíssimo o camaleão do vale abriu 3 a 0 no primeiro tempo e fez mais um na etapa final, revertendo assim a vantagem que pertencia ao tricolor e ficando muito perto do triunfo. O gol do Potyguar foi marcado no segundo tempo.

Agora o Potyguar precisará vencer o próximo jogo por três gols de diferença para chegar ao ápice do futebol norteriograndense. A contenda que dará fim ao campeonato potiguar 2009 acontecerá sexta-feira, dia 1 de maio (Dia do trabalhador), no estádio Marizão, em Caicó.

Gols: Marcelo Assuense, Luciano Paraíba (2) e Pantera (ASSU); Thiago (Potyguar).


Por: André Medeiros (Colaborador)

RIO SÃO BENTO EM CURRAIS NOVOS "TOMA" BASTANTE ÁGUA.

O tradicional Rio São Bento, na entrada de Currais Novos, também apresenta um bom volume d'agua. As fotos são da dupla Eugênio Augusto/Ed Araújo.

Fotos:Eugênio Augusto e Ed Oliveira.

AÇUDE DOURADO EM CURRAIS NOVOS: "SANGRIA" AGORA É PRA VALER.

Parece que o açude Dourado em Currais Novos, que tecnicamente já havia transbordado, tomou gosto e "sangra" com mais pujança. Segundo os intrépidos Eugênio Augusto e Ed Araújo - que já nos brindaram com fotos do Carnaval/2009, o Maxinaré e o Cactus Moto Fest - a lâmina d'água é de aproximadamente 30cm. Apreciem mais um trabalho fotográfico da dupla.

Fotos:Eugênio Augusto e Ed Araújo.

FALECE O EX-PREFEITO DE ACARI, CHICO SERÁFICO.

Faleceu aos 98 anos de idade, o ex-prefeito de Acari e ex-deputado estadual, Francisco Seráfico. O enterro aconteceu as 15 horas no cemitério do Alecrim, em Natal. Chico Seráfico, como era mais conhecido, foi casado com Mônica Dantas, ex-prefeita de Macaíba e ex-deputada estadual. O Corpo foi velado no Centro de Velório Morada da Paz no bairro de Lagoa Seca.

MINISTRA DILMA ROUSSEFF TEM CÂNCER.

A ministra Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, anunciou hoje que tem um tipo de câncer, um linfoma, descoberto depois da retirada de um nódulo de 2cm na axila.

O tratamento que a ministra será submetido tem caráter preventivo para evitar que a doença se espalhe e deve durar 4 meses. Dilma se mostrou otimista e avisou que não irá parar com as suas atividades. O tratamento será feito no hospital Sírio Libânes, em São Paulo.

POR QUE A VACA É SAGRADA NA ÍNDIA?

Mimosa é um dos preceitos da religião hindu. Textos sagrados como os “vedas”, compilado por volta de 1500 a.C. associam o animal a fertilidade e a divindade como “Krishina” que teria sido pastor.

O hinduísmo sofre ainda a influência de outra crença. O jainismo, que prega o vegetarianismo e a não violência. Assim associada a figura materna por fornecer leite, a vaca também virou objeto de devoção por suas humildade e docilidade. Para se ter uma idéia do status da vaca ela é considerada mais pura do que a casta mais elevada da sociedade indiana, os brâmanes (sacerdotes).

COMO ERA A VIDA EM UM HARÉM?

Não era uma orgia maluca como alguns pensam. Pelo contrário, a coisa era tão organizada que tinha até escola para escolher a mulher que passaria noite com o dono do harém.

Havia também uma hierarquia dividindo a mulherada em escravas, amantes e esposas oficiais. Hoje em dia, apesar do tabu sobre o tema ainda funciona esquemas semelhante a haréns em região mais conservadora dos países Árabes. Na Turquia, o palácio que era sede do império abrigava o mais famoso harém do mundo que chegava a contar com até mil mulheres.

IDADE MINÍMA PARA DIRIGIR DEVERIA SER REDUZIDA PARA 16 ANOS?

NÃO.

Consciência política não é sinônimo de maturidade. Dirigir envolve tomar decisões que, na maioria das vezes pode colocar outras vidas em risco. E essa é uma responsabilidade que o Estado não deve delegar aos jovens. A emissão da carteira para adolescente só aumentaria a quantidade de motoristas e, claro, de carros nas ruas. Resultado.

Um transito mais caótico acompanhado de ainda mais poluição. Nos países onde jovens com menor que 18 anos dirigem a maturidade penal é fixada em idades mais baixas. Nos EUA, a maiorias dos estados adota 07 anos. Na frança 13, na Inglaterra 10 anos.

Neste sentido antes que os menores possam dirigir, é preciso que possam ser responsabilizados por seus atos. Inexperiência e imaturidade são a receita de desastres. Estatística do departamento nacional de transito mostra que os Jovens de 18 a 29 anos, que são cerca de 30% dos habilitados no pais foram responsáveis por 46% dos acidentes com vítimas em 2008 ou seja reduzir a idade mínima é colocar vidas em risco.

"NO AR" O PROGRAMA PANORAMA LEGISLATIVO.

Ainda estivesse movimentando os pulmões à toda, nos bons tempos a frente de um microfone, era com essa expressão "NO AR" que iniciaria o programa do Legislativo Jardinense, que estreiou nesta quarta-feira na rádio Cabugi do Seridó. A "batuta" ficou a cargo do assessor de imprensa Josimário Nunes, que se saiu muitissímo bem.


De ínicio o presidente do legislativo jardinense, Gilberto Valdeger, falou da importância do ano em face as comemorações dos 150 anos da instalação e funcionamento da Câmara Municipal de Jardim do Seridó. As comemorações prometem. Esse fato histórico pode passar despercebido para alguns jardinenses, mas o legislativo é de suma importância na vida de uma cidade, pois é ali que o seu representante propala as idéias em que você votou. É naquela casa que os embates justos e sadios devem prevalecer e não no bate boca exarcebado das vias públicas.


Foi ainda falado no programa dos espaços que foram criados no legislativo: O Tele Centro, que atende jovens, adolescentes e adultos com os seus cursos de informática e o Centro de Eventos Mestre Galinho, que oferece à comunidade mais um espaço para realização de palestras, conferências e apresentações.


Outro ponto importante foi tomar conhecimento das proposituras dos vereadores, o que eles estão propondo, debatendo em prol da comunidade, para que o cidadão forme sua opinião sobre a atuação do edil.


Os parabéns do blog. Não deixem a peteca cair, pois desse "métier" nós entendemos, e bem.

DEPUTADO RICARDO CARVALHO FAZ CONVITE A JOÃO MAIA.

O Deputado Gustavo Carvalho (PSB) (foto) levou até o Deputado Federal João Maia o convite para ser candidato a vice-governador em chapa encabeçada por Iberê Ferreira de Souza ou a vaga a candidato ao lado da Governadora Wilma de Faria ao Senado Federal.

E a partir daí segue as diversas indagações, formação de chapas, ajustes, acomodações, articulações e movimento no tabuleiro político. São lances dos protagonistas. Uma dessas análises é a do blog "xeleleu news".

Segundo o blogueiro, o convite teria também o dedo da governadora, sobrando para o presidente da Assembléia Legislativa, Robinsom Faria, o outro bloco, que também já se forma e está ficando apertado. De um lado Iberê, Wilma e João Maia. De outro, Rosalba, Agripino e Garibaldi.
Foto:Cardoso Silva.

QUANTAS GOTAS DE ÁGUA CAEM DURANTE UMA CHUVA?

Você sabe quantas gotas de água caem durante uma chuva? Aproximadamente 200 mil gotas de chuva por metro quadrado. Isso se consideramos um aguaceiro de média intensidade caindo durante uma hora.

Para fazer esse cálculo bizarro adotamos os parâmetros do instituto nacional de meteorologia que qualifica como chuva moderada um pé d'água de 10 milímetros. Cada milímetro corresponde a 1 litro por metro quadrado.

PORQUE O BRASIL NÃO CONSEGUE DETONAR COM A DENGUE?

Porque é impossível exterminar o Aedes Aegypti, principal transmissor do vírus que causa a doença? Crescimento acelerado da população urbana, clima tropical quente e chuvoso e características reprodutivas do mosquito tornou o aedes imbatível no nosso território. Mais essa derrota não é exclusividade nacional. A Europa é o único continente livre da dengue e até um país desenvolvido como a Austrália ainda padece com epidemias freqüente.

O RN deve se conscientizar que é mais fácil até que surja uma vacina, controlar a população de mosquitos do que tentar erradicar a doença. Em Jardim do Seridó a Dengue caminha devagar mais caminha.

É preciso ficar de olho.

QUANDO SURGIU O "MINUTO DE SILÊNCIO" NOS JOGOS DE FUTEBOL.

Não se sabe ao certo mais a versão mais divulgada sobre a origem do “RITO” – observado em geral como um gesto de luto por algum morto ilustre aponta que ele teria surgido em 1912 como um tributo dos portugueses ao Barão de Rio Branco, ministro das relações exteriores do Brasil e figura querida em Portugal.

CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL APROVA PLANO.

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Currais Novos, em reunião extraordinária no último dia 17, votou pela aprovação do Plano de Ação para o ano de 2009, para Co-financiamento do Governo Federal, mediante apreciação das metas e da execução feita pela Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social – SEMTHAS. A informação é de sua presidenta, Judivanda Kênia Fernandes de Azevedo
Fonte:Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Currais Novos.

MEDEIROS S/A DEVE REABRIR EM JARDIM DO SERIDÓ

A Indústria Medeiros S/A deverá voltar as atividades em Jardim do Seridó até o mês de junho desse ano segundo informações do presidente do grupo Medeiros, Edson da Cunha Medeiros. "É possível que já no próximo mês tenhamos condições de retomar nossas atividades", afirmou Edson.

Existe a possibilidade de a empresa voltar a funcionar com aproximadamente 100 funcionários, e que todas as quesões financeiras estão sendo equalizadas. A produção de sabão e margarina será retomada, produtos que são distribuídos em quase todo o Brasil.
Fonte e foto:blog de Marcos Dantas.

EX-PREFEITO CURRAISNOVENSE É NOMEADO.

O ex-prefeito de Currais Novos, José Lins (PSB), foi nomeado hoje para chefia de gabinete da Secretaria do Planejamento (SEPLAN). Conforme especulava-se, a governadora Wilma de Faria não deixou seu correligionário longe da administração pública.

Não se sabe ainda por quanto tempo Zezinho ficará na secretaria, já que deve disputar uma vaga no legislativo estadual. O prazo para deixar cargos comissionados em virtude da disputa eleitoral é abril de 2010.

ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DE JARDIM DO SERIDÓ TENTA SE EXPLICAR.

A prefeitura municipal de Jardim do Seridó deu explicações através do blog do Prefeito, sobre o corte no fornecimento de energia elétrica em alguns órgãos públicos. Segundo consta, as dívidas são da administração passada, conta referente ao mês de dezembro de 2008. O blog do Padre Jocimar enfatiza que devido a "administração mais desastrosa dos últimos tempos" a luz foi cortada, e que a atual administração parcelou o débito.


A oposição afirma que esse débito era para ser paga com o dinheiro que entrou na conta da prefeitura em janeiro de 2009, proveniente do fundo de participação do município.


O que nos parece um tanto de mal gosto é a acusação feita no blog do próprio prefeito chamando a administração anterior de "a mais desastrada dos últimos tempos". É semear a discórdia. Lembremos que o bom combate deve ser feito no campo das idéias e realizações e não no bate boca e agresividade. Ademais o blog é de uma pessoa física e não uma página oficial da prefeitura de Jardim do Seridó. O mais sensato seria uma nota de esclarecimento feito por um site oficial da Prefeitura de Jardim do Seridó, pois nos parece o caso de se estar confundindo o público com o privado.


Outro fato que nos chama atenção é que na nota oficial é mostrado que foi feito um acordo com a Cosern para parcelar a dívida. Ora, se foi parcelado, por que não foi pago? Se não foi pago, mesmo parcelada, eis aí a razão pelo corte no fornecimento.


Não se trata de fomentar a discórdia. Os percalços e dificuldades para ambos os administradores existem e sempre existirão para os seguintes. É díficil administrar uma cidade, principalmente sem recursos. O que precisamos ter em mente é tentar tirar o melhor de lições passadas e de nossos próprios erros, se não ficaremos alimentando a discórdia dentro da comunidade, este sim um erro imperdoável.

ABC dá adeus a Copa do Brasil

Como se não bastasse a derrota no último domingo na final do segundo turno do estadual e conseqüentemente a eliminação do campeonato, o alvinegro foi também desclassificado da Copa do Brasil, ao perder para Atlético – PR pelo placar de 3 a 1, nesta quarta-feira, na Arena da Baixada, em Curitiba. Com a derrota do “Mais Querido”, o estado do RN se despede da CB 2009.

Para chegar a próxima fase da competição o ABC precisava vencer ou empatar por mais de dois gols, já que a primeira disputa entre as duas equipes acabou empatada em 2 a 2. Mas o clube paranaense não tomou reconhecimento do alvinegro, que entrou em campo recuado e defensivo, e marcou dois tentos no primeiro tempo e mais um no segundo. O ABC diminuiu também na etapa final.

O destaque da partida ficou por conta do norteriograndense e ex ídolo da Frasqueira, Wallyson. O meia – atacante foi peça fundamental no jogo, inclusive marcando o terceiro gol do Furacão.

Com a eliminação nas ambas competições (Estadual e CB), o ABC agora se prepara para a estréia na Série B do campeonato brasileiro, que acontecerá dia 8 de maio, contra a Ponte Preta, em Campinas - SP.


Por: André Medeiros (Colaborador)

CURRAIS NOVOS PODE GANHAR COOPERATIVA AGRÍCOLA.

Em reunião do programa "Territórios da Cidadania", que ocorreu na AMSO, na quarta-feira (22/04), através dos grupos de trabalho foi proposto a criação de uma cooperativa de produção e comercialização na agricultura familiar no município de Currais Novos, o que comtemplaria ao todo 10 cidades.
Segundo o Secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento Chagas de Cristo, que representou o município na reunião, também foram priorizadas políticas públicas voltadas para as mulheres e iniciativas beneficiando as queijeiras da região.
Fonte:Assessoria de imprensa Prefeitura Municipal de Currais Novos

NATAL TERÁ REVENDEDORA SUBARU.

No segundo semestre deste ano Natal ganhará uma concessionária da Subaru. A marca está sendo trazida pelos jovens empresários João Olímpio Ferreira de Souza, Sheyla Souza e Alan Lidérzio, que estarão expondo os lançamentos da empresa japonesa a partir desta sexta-feira (24), na inauguração do terceiro piso do Midway Mall.

Na exposição, que ficará no shopping durante seis meses, os natalenses poderão conhecer os automóveis, todos com tração 4x4 e garantia de cinco anos. A nova revenda já está recebendo pedidos de encomendas.

TERCEIRA MAIOR BARRAGEM DO RN "SANGRA"

A barragem de Umari, no município de Upanema, atingiu sua capacidade máxima que é de 292 milhões de metros cúbicos. Além dela, o açude de Pau dos Ferros, em Pau dos Ferros, Jesus Maria José, em Tenente Ananias, e o Morcego, em Campo Grande , também "sangraram".

No total, os reservatórios do Estado estão com 96% da capacidade máxima. A Semarh(Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) monitora 46 açudes com capacidade de armazenamento superior a cinco milhões de metros cúbicos.