quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Semarh investe 2,5 milhões na Modernização do Perímetro Irrigado de Cruzeta

O Secretário Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos Leonardo Rêgo visitou na manhã de ontem (16) as obras de recuperação e modernização do Perímetro Irrigado de Cruzeta. 

Este projeto está sendo desenvolvido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), por meio do Programa Semiárido Potiguar (PSP) e para isso está investindo R$ 2,5 milhões, através de acordo de empréstimo entre o estado e o Banco Mundial. 

Com esta ação, serão beneficiados diretamente 23 irrigantes e indiretamente 41 famílias. Acompanhado dos consultores do Banco Mundial, Erwin De Nys, Ages Velloso e Luis Loyola e de Técnicos do Programa Semiárido Potiguar (PSP), o secretário se reuniu com o Prefeito de Cruzeta e com os membros da Associação dos Irrigantes do Perímetro Irrigado de Cruzeta- APICRUZ para tratarem do projeto e discutir as ações que estão sendo desenvolvidas. 

De acordo com Carlos Nobre, consultor do PSP, o objetivo deste projeto é a auto-sustentação do sistema de irrigação. “Para isso estão sendo implementadas características mais modernas que permitam a utilização mais eficiente e uso racional da água” disse Carlos.

O projeto prevê a recuperação e ampliação da rede de energia elétrica, aquisição de equipamentos de irrigação, recuperação do canal principal, assistência técnica e ações de educação ambiental. 

Pelo Programa, também foi contratado um Engenheiro Agrônomo que está prestando assistência técnica, relacionada à produção, aos agricultores e está desenvolvendo um trabalho de reorganização da APICRUZ.  
O Canal principal do perímetro tem 9 km de extensão onde atualmente os produtores cultivam principalmente: tomate, feijão, macaxeira, milho, melancia, melão e pimentão. 

Entre as culturas perenes estão o plantio de mamão, goiaba, banana, acerola e manga. Paralelo à atividade agrícola, a maioria dos agricultores têm atividade de pecuária em pequena escala, como forma de incrementar a receita familiar. 

Perímetro Irrigado é uma área coletiva onde os trabalhadores desenvolvem atividades de irrigação para produção agrícola. 

Em geral a água usada para a atividade advém de uma fonte específica, seja um rio, açude ou até um poço. O Perímetro Irrigado de Cruzeta foi implantado pelo Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS) em 1978 e abrange uma área irrigável de 124 hectares dividida em lotes de 5,43 hectares em média. 

A sua fonte de água é o Açude Cruzeta, localizado no município de Cruzeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário