sábado, 26 de outubro de 2013

UFRN assina contrato para implantação do curso de Medicina

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) assinou contrato com a Liga Norte-riograndense contra o Câncer, nesta sexta-feira, 25, para locação de imóvel no município de Caicó, onde deverá funcionar, inicialmente, o Curso de Medicina multicampi, que será instalado a partir do segundo semestre de 2014, nos campi de Caicó, Currais Novos e Santa Cruz. 

Com o contrato, a UFRN ocupará os 1º e 2º andares do prédio onde hoje funciona o Hospital da Liga (Maternidade Mãe Quinzinha), o que representa 53% do imóvel, que conta, entre outros espaços, com 13 salas de atendimento, dois auditórios, salão com capacidade para atendimento mínimo de 10 leitos, 8 apartamentos – cada um com dois leitos –, banheiros, salas de repouso e de enfermagem, consultórios e depósito. 

Segundo a reitora Ângela Paiva, esse é um passo importante da UFRN em direção à interiorização, uma vez que a criação de um curso de Medicina no interior é uma grande responsabilidade social. “Esse novo modelo que propomos requer uma integração desde os primeiros dias”, afirmou. 

Ângela Paiva disse que estão sendo adotadas todas as medidas para que a nova graduação seja um sucesso, e considera essa a confirmação de que o Governo está conduzindo uma expansão com muita responsabilidade. “Tudo está sendo trabalhado com muito cuidado”, frisou, “porque sabemos que o MEC cumpre, literalmente, o que foi colocado em contrato”. 

George Dantas, coordenador do Curso de Medicina no interior, enfatizou a importância da proposta, que considera “desafiadora”, mas que para dar certo deve ser encarada como um projeto coletivo. 

O médico Ricardo Curioso, superintendente da Liga Norte-riograndense contra o Câncer, também considera importante a parceria com a Universidade, uma vez que coincide com objetivos da Liga de gerar, difundir e utilizar conhecimentos da saúde, especialmente no combate ao câncer. 

Hoje, segundo Ricardo, a Liga transformou-se em unidade de ensino, nas mais diversas áreas de formação médica. O médico elogiou, ainda, o modelo do Curso de Medicina – multicampi e de atenção primária. “Se tivesse aparecido há 20 anos, estariam resolvidos alguns problemas que acontecem atualmente”, comentou. 

Além da reitora Ângela Paiva Cruz, assinaram o contrato o presidente da Liga, José Américo dos Santos, e o superintendente Ricardo Curioso. 

Estiveram presentes, ainda, o vice-diretor da Liga, Leão Pereira Pinto e outros membros da diretoria da Liga. Da UFRN, participaram da ocasião a vice-reitora Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes, os pró-reitores de Pesquisa, Valter Fernandes, de Administração, João Batista Bezerra, e a pró-reitora adjunta de Extensão, Maria da Conceição Fraga, entre outros gestores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário