O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, e o prefeito de Natal, Carlos Eduardo, acompanharam nesta quinta-feira (31) em Brasília a assinatura de uma carta de intenções firmada pelo ministro da previdência, Garibaldi Alves Filho, e o secretário-geral da Associação Internacional de Seguridade Social (AISS), o dinamarquês Hans-Horst Konkolewsky, para a escolha de Natal como sede do IV Fórum Mundial de Seguridade Social em 2016.
No documento, o Ministério da Previdência Social e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) confirmam a intenção de colaborar com a organização fórum no Brasil.
O Fórum Mundial da Seguridade Social é o principal evento internacional que reúne dirigentes de instituições de seguridade social, especialistas, estudiosos e responsáveis pela formulação de políticas no setor.
O encontro é realizado a cada três anos. No período de 10 a 15 de novembro deste ano, em Doha, no Catar, será realizada a terceira edição do Fórum.
O programa Bolsa Família receberá o 1º Prêmio para Desempenho Extraordinário em Seguridade Social. A premiação é considerada o “Nobel” da seguridade social.
O programa foi considerado pela AISS como uma experiência “excepcional e pioneira” na redução da pobreza e na promoção da seguridade social.
O ministro Garibaldi Alves Filho ressaltou que a Previdência Social brasileira é tão importante quanto o Bolsa Família.
Ele lembrou que, enquanto 13,8 milhões de famílias recebem o benefício mensal do Bolsa Família, a Previdência paga, mensalmente, mais de 30 milhões de benefícios.
O secretário-geral da AISS, Hans-Horst Konkolewsky, prevê que na reunião de Natal deverão comparecer representantes de 340 organizações de 157 países.
Ele explicou que a escolha do Brasil como sede significa um reconhecimento pelo esforço que o país vem empreendendo para ampliar e dar sustentabilidade à sua rede de proteção social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário