segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Penúltima rodada decreta a queda de, pelo menos, um time carioca.

Com os resultados deste fim de semana, não é possível mais que Vasco e Fluminense escapem juntos do rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro em 2014. 

Faltando ainda uma rodada para o fim da Série A, os dois times cariocas ocupam a zona de rebaixamento, e pelo menos um deles cairá para a segunda divisão, ou mesmo os dois. Internacional, Criciúma e Coritiba são as outras equipes envolvidas na disputa para permanecer na elite. 

Com a vitória por 2 a 0 sobre o Náutico, no Maracanã, o Vasco subiu uma posição na tabela, e agora abre o grupo dos quatro últimos, em 17º lugar, com 44 pontos, um cima do Fluminense, que empatou em 2 a 2 com o Atlético-MG no sábado, e está na 18ª posição, acima dos já rebaixados Ponte Preta (36 pontos) e Náutico (17).

Os cariocas tiveram uma breve esperança de ainda poderem chegar na última rodada com chances de escaparem juntos, quando o Cruzeiro empatou o jogo contra o Bahia, nos minutos finais do jogo no Mineirão. 

Mas logo depois, já quando a partida do Vasco havia terminado no Maracanã, Anderson Talisca fez 2 a 1 para o tricolor baiano, que chegou aos 48 pontos e se livrou matematicamente do risco de queda. E não foi só o Bahia - próximo adversário do Fluminense, na Fonte Nova - que fez sua parte neste domingo. 

Todos os outros times envolvidos na luta contra a degola também venceram. O Criciúma fez 1 a 0 no São Paulo, em casa, graças um gol de Wellington Paulista em pênalti mal marcado, já que houve impedimento no início da jogada. 

No Couto Pereira, o Coritiba bateu o Botafogo por 2 a 1, e a Portuguesa fez 2 a 0 na Ponte, chegando aos 47 pontos e praticamente se livrando, já que só poderia ser alcançado em pontos pelo Vasco, mas tem hoje 11 gols de vantagem no saldo. 

Com a vitória, o Criciúma chegou aos 46, com 13 vitórias, e já não pode mais ser ultrapassado pelo Fluminense (43 pontos, 11 vitórias), já que o primeiro critério de desempate é o número de jogos vencidos. 

Com isso, a situação do tricolor carioca fica dramática: para se livrar da degola, precisa vencer o Bahia na Fonte Nova e torcer para que o Coritiba, 16º com 45 pnotos, não ganhe do São Paulo, fora de casa, e que o Vasco não derrote o Atlético-PR, em Curitiba. 

Neste caso, seriam rebaixados o Coxa Branca e o time de São Januário. Para o Vasco, a conta é diferente. Se vencer o Atlético-PR, que ainda luta para confirmar vaga na Libertadores, o time dirigido por Adílson Batista precisará torcer para que pelo menos um resultado, em três jogos aconteça: derrota do Internacional para a Ponte, em Caxias do Sul (Vasco e Inter teriam 47 pontos, mas a equipe carioca terminaria com mais vitórias); derrota do Criciúma para o Botafogo no Maracanã; ou que o Coritiba não ganhe do São Paulo. 
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário