terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Mikhail Kalashnikov morre aos 94 anos

O projetista de armas Mikhail Kalashnikov morreu nesta segunda-feira, aos 94 anos, na cidade russa de Izhevsk, informou um funcionário do governo local.

O trabalho de Kalashnikov para a União Soviética o imortalizou no nome da arma de fogo mais popular do planeta, o fuzil AK-47, usado tanto por exércitos regulares quanto por grupos armados clandestinos e rebeldes em todo o planeta. 

O nome AK-47 é uma combinação das iniciais do nome do fuzil, "Avtomat Kalashnikova", e o ano em que a arma começou a ser produzida, 1947. 

Inspirada no fuzil de assalto alemão Sturmgewehr 44, a arma popularizou-se por causa de sua manutenção relativamente simples, por sua resistência a condições adversas, como água, areia e lama, e também por seu baixo custo. 

Estima-se que 100 milhões de fuzis AK-47 estejam em uso em todo o mundo. Questionado em 2007 sobre sua contribuição para o derramamento de sangue em conflitos pelo mundo, Kalashnikov respondeu: "Eu durmo bem. São os políticos os culpados pela falta de acordo e pelo recurso à violência". 
Fonte: Associated Press.

Nenhum comentário:

Postar um comentário