terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Secretário-Adjunto de Desenvolvimento discute Distrito Industrial com prefeito em exercício de Caicó

O prefeito em exercício, Oriel Segundo de Oliveira (PR) recebeu na manhã desta terça-feira (10), o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico do RN, empresário Sílvio Torquato e sua equipe, para discutir detalhes da construção do Distrito Industrial de Caicó. 

Além de Oriel, o secretário de Planejamento, Max Azevedo e os vereadores Rubão Germano e Batata participaram da reunião. Até agora, a única providência foi feita pela prefeitura, com relação a desapropriação de um terreno de 50 hectares, para a obra que se arrasta há mais de 10 anos. 

Silvio foi escolhido pela governadora Rosalba Ciarlini para comandar as discussões em torno do Distrito Industrial. Vice-presidente da FIERN e presidente da Associação das Empresas de Pólos Industriais do Estado, Silvio tem uma explicação para a demora na construção da obra. 

“Você não pode pensar em fazer todos os 50 hectares do Distrito de uma só vez, e era essa a intenção dos governos anteriores. Qual é a minha sugestão? É fazermos em módulos, através do que chamamos de masterplan, priorizando a instalação de empresas secas, que são as de baixo teor de poluição, e Caicó é propicio pra isso, bonelarias, confecções, panificação, cujos únicos resíduos que tem são os humanos”, explicou. 

Torquato também discutiu viabilidades para tornar mais acessíveis o saneamento básico, a água e a energia do Distrito. 

“Pra você fazer um esgotamento sanitário de todo o Distrito é caro. Estamos propondo esgotamentos individuais. Hoje já existem fabricantes de pequenas centrais de captação de esgotos, vamos ver se a gente viabiliza um desse módulo. Com relação ao abastecimento d’água, esse será um problema que teremos de resolver. Existe uma adutora passando pro trás, e vamos ver se sangraremos essa adutora. A energia será mais fácil, pois onde existe um consumidor, a COSERN está indo atrás”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário