terça-feira, 7 de junho de 2011

ESTADO ALEMÃO DA RENÂNIA-PALATINADO DE OLHO NO RN.

O presidente da FIERN, Flávio Azevedo, recebeu nesta terça-feira (07/06) na Casa da Indústria uma comitiva da Renânia-Palatinado, Estado da Alemanha, interessada em firmar parcerias com o Rio Grande do Norte nas áreas de meio ambiente e energias renováveis, especialmente a eólica. “Através do CTGÁS, construiremos um campo de testes para aerogeradores”, adiantou o titular da Federação. O encontro foi intermediado por Axiel Geppert, cônsul honorário alemão em Natal.

A visita ocorre num momento em que a Alemanha anuncia o fechamento de usinas nucleares e passa a dar ainda mais importância às fontes alternativas de energia, voltando sua atenção para os negócios que vêm sendo gerados nos parques eólicos instalados no RN, onde os ventos sopram fortemente e impulsionam a economia. A Renânia desenvolve pesquisa e forma profissionais voltados aos setores de energia eólica e solar, exportando tecnologia para o mundo todo.

Participaram da reunião representantes do Estado alemão, da Fuhrländer (fabricante de aerogeradores), da Handwerkskammer Trier (instituição de inovação tecnológica e ensino profissional) da RLP Agroscience Institute Agroecology (empresa estatal de pesquisa aplicada nas áreas de agricultura e meio ambiente), da Pusch AG (companhia energética especialista em matéria-prima e subprodutos para a produção de eletricidade e calor) e do Centro Internacional de Negócios da FIERN.

Flávio Azevedo mostrou-se interessado em firmar parcerias na área ambiental: “O meio ambiente terá a mesma importância para o século XXI que a informática teve para o século XX. O setor, além de ser essencial para a vida do planeta, é um grande gerador de negócios sustentáveis”. Os alemães concordaram com o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte, e poderão integrar um projeto de energia a partir da fibra de coco e do bagaço de frutas tropicais.
A.I-Fiern

Nenhum comentário:

Postar um comentário