terça-feira, 7 de junho de 2011

Negociação sobre reajuste salarial para professores em Parelhas está cada vez mais próxima de um acordo.

Diferente de boa parte dos municípios do Brasil, inclusive do RN, em Parelhas a discussão da educação já não envolve mais o piso do magistério. A lei que estabelece para os educadores, o salário mínimo de R$ 890,00 para trinta horas semanais, é cumprida. O impasse agora está em volta do cumprimento da lei municipal, que estabelece um plano de cargos, carreiras e salários, a qual acrescenta 43,29%, em cima do piso, para os professores com nível superior. Hoje a maioria dos educadores parelhenses possui graduação.

“O grande problema é que cumprir a lei municipal atualmente significa descumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, que é federal e não permite que o pagamento da folha de pessoal ultrapasse os 54% da receita”, explica Pepeu, secretário municipal de administração.

Para tentar chegar a um acordo, o prefeito Francisco, ao lado de secretários, dos vereadores TOM e Canidé e do Assessor Jurídico da FEMURN, Dr. Gilberto Morais, se reuniu nesta terça-feira (7) com a diretoria do Sindicato dos Servidores do Município e o representante da FETAN, Antônio Neves.

Durante a negociação, o prefeito Francisco ofereceu a proposta de pagar 25% além do piso salarial e pediu que o sindicato criasse uma comissão para acompanhar, junto com a sua equipe, as contas da prefeitura. Ainda de acordo com a proposta, o prefeito se compromete em chegar, até o final do ano, nos 43,29%, caso a receita se recupere de forma que não ultrapasse a lei de responsabilidade fiscal.

O presidente do sindicato, Edmar José, disse que gostou a proposta e que vai se reunir com a categoria para avaliá-la. “Aqui em Parelhas o grande ponto positivo é que tem diálogo e a gente pode sentar para conversar, diferente de muitas cidades aí a fora”, afirmou o presidente do SINDISERPPA. O advogado da FEMURN também disse ter ficado admirado com a capacidade de negociação na cidade de Parelhas. “A realidade em outros municípios é completamente diferente”, afirmou.
A.I-PMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário