A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), por meio de sua assessoria técnica, continua o trabalho de estruturação dos consórcios Públicos Regionais de Saneamento Básico no intuito de viabilizar ações no sentido de garantir a logística de implantação de sistemas de aterros sanitários e equipamentos para a coleta de resíduos sólidos.
No ano passado a Semarh apoiou a criação de três consórcios: Alto Oeste com 44 prefeituras, Seridó com 25 e Vale do Assu com 23.
Com a troca de prefeitos eleitos no pleito de 2012, a semarh vem realizando reuniões de nivelamento com os novos prefeitos para falar sobre o andamento dos consórcios, sua importância, as atribuições dos municípios e ações previstas.
Segundo Jeni Melo, assessora técnica da Semarh, o consórcio é de fundamental importância em todas as ações de resíduos sólidos “seja na coleta seletiva, na educação da população quanto à destinação correta do lixo e na administração de aterros sanitários”.
O Governo do estado, através da Semarh, também está elaborando três projetos para a construção de sistemas de aterro para destino final de lixo: um em Caicó, para atender 25 municípios do consórcio do seridó, um em Assu que prioriza mais 23 municípios da região do vale do Assu e Central e outro em Pau dos Ferros que atenderá 44 municípios do Alto Oeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário