terça-feira, 6 de agosto de 2013

O CHORO DA "ROSA"

Por Diógenes Dantas

O drama de um pai que perdeu o filho por falta de UTI no Hospital dos Pescadores (unidade da rede municipal de saúde), em Natal, levou ontem (5) a governadora Rosalba Ciarlini às lágrimas, ao vivo, em entrevista ao Bom Dia Rio Grande do Norte, da TV Intertv Cabugi. 

A imagem rendeu comentários durante todo o dia. Rosalba tem muito motivo para chorar: Além do caos na saúde, a governadora deve andar desesperada com os problemas na segurança pública. 

A onda de roubos a residências, às lojas e aos ônibus tem provocado indignação ao cidadão norte-rio-grandense. A paralisação dos ônibus em Natal, travando o trânsito e prejudicando a locomoção de milhares de pessoas, é o sinal mais claro da falta de combate ao crime. 

O cidadão está jogado à própria sorte. Rosalba pode chorar também pela falta de dinheiro para pagar os fornecedores e prestadores de serviço do Governo do Estado. 

Dia desses, o secretário do Gabinete Civil, Carlos Augusto Rosado, que exerce forte influência nas decisões de Governo, se reuniu com um grupo de 15 empresários que são credores do governo. Carlos Augusto disse com todas as letras que o Estado está quebrado e que o governo não tem dinheiro para pagar os fornecedores. 

Apesar disto, o marido de Rosalba exigiu que os serviços fossem mantidos sob risco de quebra dos contratos. A turma de credores segurou o riso para não constranger doutor Carlos Augusto. 

Rosalba pode chorar também porque o governo não tem obras. Qual é a obra que o Governo está tocando hoje? A Arena das Dunas? Não. Isso é obra da Copa, da CBF, da Fifa. Não é obra do governo. Aliás, a Copa em Natal vai se restringir ao estádio. 

Rosalba também pode chorar por causa da difícil situação financeira do Estado. Não há dinheiro para nada. A folha dos servidores é uma incerteza. Foi assim em julho e a dúvida persiste para os meses vindouros. Rosalba pode chorar por causa da crise com os Poderes. 

Ao determinar o corte linear de 10,5%, ela teve que suportar a reação firme do Tribunal de Justiça e do Ministério Público. O governo sofre ameaças jurídicas de toda ordem. No ano passado, Rosalba passou o vexame de ver a decretação de prisão de auxiliares do primeiro escalão por descumprimento de decisões judiciais relacionadas ao funcionalismo público. 

No momento, o governo não pode fazer propaganda. Rosalba também pode chorar na esfera política. Não conta mais com o apoio dos aliados. 

O PMDB se prepara, finalmente, para pular do barco e lançar candidatura própria em 2014 - Garibaldi Alves ou Walter Alves. 

Rosalba vê escapar-lhe as condições para concorrer à reeleição. A governadora é vista com descrédito até no Democratas, partido comandado pelo senador José Agripino Maia, que tem reclamado muito de desprestígio. 

Rosalba pode chorar por causa do alto índice de desaprovação do governo que coordena, juntamente com o marido. Ela bate índices dignos da borboleta Micarla de Sousa, de tenebrosa memória. Rosalba já amarga mais de 90% de rejeição em Natal. No restante do Estado não é diferente. 

É ou não é um quadro para qualquer um chorar? Chora Rosalba, chora! A população já tem chorado muito por conta de um governo que não tem dado respostas às necessidade mais básicas da sociedade norte-rio-grandense. 

Chora Rosalba, chora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário